Momento Jurídico

Webinar com presidentes e membros de conselhos de 21 municípios conta com mais de 800 visualizações

Publicados

em


.

O primeiro webinar com presidentes e membros dos Conselhos de Políticas Públicas dos 21 municípios adesos ao projeto 2 do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), realizado na noite desta quarta-feira (23), contou com mais de 800 visualizações entre o canal do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) no Youtube e o perfil no Facebook.

Ao todo, foram 671 visualizações no Youtube e 133 no Facebook, totalizando 804 acessos ao webinar. A atividade teve como objetivo orientar os presidentes dos conselhos municipais e seus membros sobre a importância da participação no acompanhamento da execução das políticas públicas da sua cidade.

Na abertura, o supervisor da Escola de Contas, conselheiro Luiz Henrique Lima, falou sobre a importância da participação de cada conselho no planejamento, acompanhamento e execução das políticas públicas em suas cidades.

“Precisamos criar no Brasil essa cultura de que a democracia não é exercida apenas a cada dois anos, é também participar. O cidadão deve atuar no controle social e esses conselhos têm um potencial extraordinário de melhorar a qualidade da execução das políticas públicas, fazer com que os recursos públicos sejam melhor aplicados, conseguir melhores resultados nas diversas áreas. Para isso, nossos conselhos devem estar motivados, capacitados e preparados”, afirmou.

Leia Também:  CNJ institui política de prevenção e enfrentamento ao assédio

A secretária de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania, Cassyra Vuolo, palestrou sobre a importância da realização das atividades dos Planos de Ação pelos conselhos municipais para o exercício do controle social.

“Este encontro do controle externo com as instâncias de controle social favorece a compreensão dos papéis dos controles na gestão dos recursos públicos e esclarece aos conselhos municipais como e porque devem realizar a fiscalização das políticas públicas durante a execução orçamentária. Principalmente nos municípios adesos ao PDI, onde tiveram a oportunidade de inserir demandas em nome da sociedade nos planos municipais.” afirmou.

Participaram do webinar os presidentes e membros dos conselhos municipais com ações no Plano de Ação, coordenadores do Projeto 2 do PDI dos 21 municípios adesos e a coordenação do Projeto 2 no TCE-MT. O webinar teve certificação de 2h para quem efetuou a inscrição prévia e contou com a presença de 61 conselhos.

PRÓXIMO DOS MUNICÍPIOS

A iniciativa do TCE-MT de promover lives e webinar em meio a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) para manter a proximidade com os municípios foi elogiada pelos coordenadores do Projeto 2 do PDI.

De acordo com Emerson Miler, ouvidor e coordenador do Projeto 2 do PDI em São José dos Quatro Marcos, a iniciativa do TCE-MT em possibilitar ciberespaços de diálogo com a comunidade é relevante e coerente ao momento vivenciado em meio a essa pandemia.

Leia Também:  TCE-MT julga auditoria de conformidade nos controles das movimentações financeiras da Prefeitura de VG

“É o momento em que as pessoas se encontram e dialogam em ambientes virtuais democráticos e condizentes à realidade do novo normal. O TCE-MT tem esse perfil proativo de promoção do estreitamento com o público para discutir temas de interesse público gerados pelas próprias políticas públicas. A promoção de lives e eventos dessa natureza reflete as boas práticas do exercício da cidadania, transparência e controle social – dos quais todo cidadão deve sim ter seu protagonismo”, afirmou.

Já Ione Rodrigues dos Santos, ouvidora-geral e coordenadora do Projeto 2 do PDI em Rondonópolis, considerou o webinar excelente por dar clareza aos coordenaores e aos conselhos.

“Assim a sociedade observa o empenho do TCE-MT em estar direcionando a fiscalização dos bens públicos, voltando a sociedade em buscar se orientar da maneira correta. Agradeço o empenho da Secretaria de Articulação Institucional, é algo inacreditável como não medem esforços em nos auxiliar”, avaliou.

 

Kleverson Souza
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
(65) 3613 7559

Fonte: TCE MT

Propaganda

Momento Jurídico

Secretário-Geral da ONU participa da abertura do webinar Cortes Supremas, Governança e Democracia

Publicados

em


Secretário-Geral da ONU participa da abertura do webinar Cortes Supremas, Governança e Democracia

“Um setor judicial forte e independente é fundamental para o Estado de Direito e para os nossos esforços comuns de produzir os direitos humanos e de não deixar ninguém para trás”, afirmou o secretário-geral da ONU, António Guterres, na abertura do webinar internacional “Cortes Supremas, Governança e Democracia: Contribuições da Sociedade Civil para o Aprimoramento da Governança do Supremo Tribunal Federal”. O webinar está sendo realizado entre hoje e amanhã (22 e 23/10) pela Suprema Corte brasileira em parceria com o Brazilian Studies Programme de Oxford (EUA), um projeto do Centro Latino-Americano (Latin American Centre – LAC).

Em seu pronunciamento, o secretário-geral da ONU elogiou a iniciativa e agradeceu o engajamento do Supremo Tribunal Federal e da sociedade civil brasileira no forte apoio à Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Segundo ele, o objetivo número 16 da Agenda 2030, voltado à inclusão cidadã, mobiliza a comunidade internacional “na promoção do Estado de Direito em nível nacional e internacional e para garantir acesso igualitário à Justiça para todos”.

Leia Também:  Decreto presidencial autoriza apoio da Força Federal nas eleições

Pandemia

António Guterres observou que a pandemia de Covid-19 trouxe profundas fragilidades econômicas e sociais por toda a parte, mas por outro lado proporcionou oportunidades para uma agenda inovadora do Estado de Direito, centrada nas pessoas. Nesse sentido, disse ver com satisfação o comprometimento da sociedade civil brasileira, “com sua riqueza e diversidade”, em pleno envolvimento com essa agenda, o que considera essencial para o desenvolvimento da democracia e do sistema judicial.

Por fim, o secretário-geral das Nações Unidas destacou a importância da tecnologia como papel transformador no fortalecimento do Estado de Direito, em muitas de suas dimensões, “inclusive ao facilitar a igualdade e a inclusão”. Para Guterres, os direitos fundamentais devem orientar e moldar o uso das novas tecnologias, ao ressaltar e elogiar o poder inovador nessa área do sistema judicial brasileiro.

Hotsite e transmissão ao vivo

O webinar conta com a participação de especialistas nacionais e internacionais em diversos temas, divididos em painéis de debates. A página eletrônica do STF também traz um hotsite com todas as informações sobre a programação, palestrantes confirmados, horários dos painéis e referências bibliográficas relacionadas aos temas abordados. O seminário tem transmissão ao vivo pelos canais da TV Justiça e do STF no Youtube, com tradução simultânea para as palestras realizadas em outros idiomas.

Leia Também:  TCE-MT implanta sistemas de Protocolo e Vista Virtual

Confira o vídeo do secretário-geral da ONU, António Guterres, com a íntegra de seu pronunciamento.

AR/EH

Fonte: STF

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA