O Hospital Metropolitano, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), promove neste sábado (25) um mutirão de cirurgias. Os procedimentos serão destinados a pacientes já avaliados em consultas e exames pré-operatórios e ocorrerão por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Serão realizadas 22 cirurgias de diversas especialidades, como colecistectomia (retirada de vesícula) e colecistectomia videolaparoscópica (retirada de vesícula por pequenas incisões e com auxílio de uma câmera), hernioplastia (cirurgia de hérnia) e exérese de cisto (remoção de cisto).
Além disso, serão realizadas cirurgias de hernioplastia incisional (correção de hérnia), epigástrica (abdominal), inguinal (na virilha) e umbilical (no umbigo).
Neste mutirão serão atendimentos pacientes dos municípios de Arenápolis, Barra do Garças, Barra do Bugres, Campo Verde, Chapa dos Guimarães, Cuiabá, Juara, Nova Maringá, Planalto da Serra, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Santo Antônio do Leverger, São José dos Quatro Marcos, Torixoréu, Várzea Grande e Vila Rica.
“Para a gestão da Saúde Pública, esses mutirões promovidos pelo Governo do Estado são estratégicos para otimizar o atendimento ao cidadão que aguarda pela cirurgia e, mais do que isso, para dar mais celeridade aos atendimentos futuros”, explicou o secretário de Estado de Saúde, Juliano Melo.
A diretora da unidade, Cristiane Oliveira, ressalta que os mutirões do Hospital Metropolitano envolvem ferramentas e tecnologia de ponta, para melhor atender aos pacientes.
“Os mutirões são realizados uma vez ao mês para dar mais celeridade na realização de procedimentos de baixa, média e alta complexidade. Dessa forma, podemos proporcionar mais qualidade de vida para os pacientes do Estado com procedimentos modernos e menos invasivos, garantindo menos desconforto e uma rápida recuperação”, afirmou.
A diretora destaca que os pacientes que aguardam por procedimentos devem manter o cadastro atualizado no SUS.
“É importante que os pacientes de Mato Grosso mantenham seus dados e contatos atualizados no cadastro do SUS para que, quando comtemplados, possam ser contatados”, destacou.
O mutirão terá uma equipe composta por cinco médicos cirurgiões e cinco médicos residentes, quatro anestesistas, dez técnicos de enfermagem e dois enfermeiros.
Os usuários do interior têm o apoio logístico das prefeituras para o transporte até o hospital e, em caso de necessidade, para hospedagem em casa de apoio.
Saiba mais sobre o hospital
O Hospital Metropolitano possui 239 leitos operacionais, sendo 178 leitos de enfermaria, 50 leitos de UTI, cinco leitos de Recuperação Pós-Anestésica (RPA) e seis leitos de estabilização, além de cinco salas cirúrgicas e 14 consultórios.
A unidade tem perfil cirúrgico e é referência em ortopedia, traumatologia, cirurgia bariátrica, neurocirurgia, urologia, vascular e cirurgia-geral.
*Sob a supervisão de Ana Lazarini
Fonte: Governo MT – MT



























