O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-MT), gerido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), promove, a partir das 14h desta terça-feira (30.9), um webinar para fortalecer a vigilância laboratorial de bactérias multirresistentes no Estado.
Este é o sexto episódio do Conexão LAB, série mensal que aborda temas estratégicos de vigilância laboratorial, que será transmitido pelo Zoom. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/9XihSPN3NdiYpnY68
Segundo a diretora do Lacen, Elaine de Oliveira, a videoconferência visa integrar os serviços laboratoriais e a Vigilância em Saúde contra as bactérias multirresistentes.
“Queremos aprimorar o conhecimento técnico-científico, as metodologias analíticas, os fluxos interinstitucionais e o monitoramento de surtos, pois assim vamos contribuir para a detecção precoce, o controle e a prevenção da disseminação desses microrganismos”, explicou Elaine.
Os palestrantes serão: Renata Tigulini, Marcos Dias e Marco Pepato, que vão tratar, respectivamente, sobre a Importância do Monitoramento da Resistência Antimicrobiana no Brasil; a Vigilância dos Microrganismos Multirresistentes em Mato Grosso e a Vigilância Laboratorial dos Microrganismos Multirresistentes em Mato Grosso.
Série Conexão LAB
O Conexão LAB é uma série composta por oito episódios realizados uma vez ao mês para tratar de temas de relevância para a Vigilância Laboratorial. Os assuntos são definidos de acordo com a logística de diagnóstico e a demanda de encaminhamentos das amostras.
A série já tratou sobre Vigilância Laboratorial para arbovírus, como dengue, zika e chikungunya; vírus respiratórios; sarampo e rubéola; tuberculose e produtos monitorados pela vigilância sanitária.
O Lacen presta serviços desde 1975, sendo referência em análises de Vigilância em Saúde em Mato Grosso. O laboratório atende aos municípios do Estado via Sistema Único de Saúde (SUS) com oferta de exames de sorologia, biologia molecular, micro bacteriologia, microbiologia clínica, entre outros.
Fonte: Governo MT – MT