Momento Pet

Veterinário alerta sobre erros no diagnóstico de cães com tosse

Publicados

em

A procura por veterinários porque o cachorro está tossindo é muito comum e de fato precisa feita, já que essa condição é sempre sinônimo de alguma doença. O probelma é que muitas vezes o diagnóstico pode não ser feito da maneira correta, já que existem muitas causas possíveis – não apenas os vírus e bactérias que culminam em uma “gripe”. 

Leia também: O clima esfriou? Cuidado com a tosse canina!

cachorro tossindo arrow-options
Shuttersock

A tosse em cães pode ter muitas causas,, por isso o diagnóstico preciso é importante

O alerta foi feito pelo  Dr. Lucas de Angelis, veterinário que ministrou a palestra “Tosse e Dispinéia em Cães” no evento Animal Health Expo+Congress que ocorreu em São Paulo. Ele explica que cães com tosse  representam 95% dos pacientes respiratórios, no entanto, muitas vezes são medicados sem uma avaliação cardiológica. 

“Antes de tudo, a questão é analisar o quanto a tosse é variável, visto que podem ser doenças diferentes. É necessário entender a dinâmica dessa tosse, se é aguda ou crônica, se é de manhã e à noite. Assim, é possível entender a extensão da tosse. Outro ponto é avaliar a relação ventilação/perfusão. Depois dessa análise, é necessário avaliar se o sistema cardiovascular está comprometido e é importante realizar o ecocardiograma”, afirma o Dr. Lucas. 

A Dra. Iara Inácio Pereira, da Sociedade Brasileira de Cardiologia Veterinária (SBCV), reforça o alerta feito pelo veterinário. De acordo com ela, a tosse em cães pode estar associada à sete possibilidades, sendo a maioria ao coração e a principal delas à doença da valva mitral, que dilata o coração e leva à tosse. Para a veterinária “os primeiros passos são pensar na idade e raça do animal, já que a doença mitral costuma atingir pacientes por volta dos setes anos, de raças de pequeno porte”. 

Dessa forma, caso seu cachorro apresente tosse , leve-o ao veterinário e faça todos os exames para ter certeza de que ele será medicado da forma correta. 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Momento Pet

Conheça Pitoe, a gatinha adorável que possui escoliose

Publicados

em


source

Uma gatinha chamada Pitoe está derretendo corações dos internautas com seus registros no Instagram. Ela possui uma problema raro na coluna chamado escoliose, que deixa ela com o corpo um pouco torto, se locomovendo com um pouco de dificuldade.

Gatinha cinza com escoliose sentada em posição torta
Reprodução/ Instagram

Conheça Pitoe, a gatinha adorável que possui escoliose

Pitoe não pode pular, mas consegue correr e brincar normalmente. Ela é adorável e ótima companhia para os avós de Mari, que deu entrevista ao site Bored Panda. Antes de ser adotada pelo casal, a gatinha seria sacrificada pela sua condição dificultar a adoção.

Mesmo com o problema coluna, ela tem uma ótima saúde, e agora vive feliz com a família nova. Ela compartilha os momentos fofos da rotina na internet, onde conquista os internautas.


Fonte: IG PET

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA