Momento Policial

Ligações para disque-denúncia aumentam mais de 11% de janeiro a setembro

Publicados

em


Hérica Teixeira/Sesp-MT

A parceria entre a Polícia e a comunidade tem sido uma importante estratégia no combate ao tráfico de drogas na Região Metropolitana. Nos primeiros nove meses deste ano, 2.059 “bocas de fumo” foram alvos de denúncias anônimas feitas aos números de emergências da Polícia Judiciária Civil (197) e o Disque Denúncia Nacional (181).

Ao todo, foram recebidas 6.195 ligações de ocorrências diversas. O número é mais do que 11% maior que no mesmo período do ano passado, quando foram contabilizadas 5.553 ligações.

As ligações para os canais de emergência são recebidas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). O total de atendimentos do 197 correspondem aos municípios de Cuiabá e Várzea Grande. No interior, as denúncias são direcionadas às delegacias municipais e regionais. Já o 181 recebe denúncias de todo o Estado.

Frente às ações preventivas para conter a Covid-19, 465 ligações foram feitas para denunciar aglomerações. Outros chamados foram por crimes de ameaça (247), infração ambiental (203) e estelionato (443), dentre outras.

Leia Também:  PM lamenta morte de subtenente da reserva remunerada Unilson Aurélio de Oliveira

“Nossos canais de denúncias estão abertos a todo cidadão. É uma importante ferramenta para a atuação das forças policiais e servem para identificar autores de vários crimes. Neste ano tivemos esse diferencial das ocorrências que envolvem o período de pandemia. O aumento nos registros aponta que a população está atenta”, ressaltou a gerente de denúncias da Sesp, investigadora Daise Beckmann Morel Luck.

Ainda segundo Daise, logo após o recebimento da denúncia, a equipe de atendentes encaminha à unidade policial para a verificação e, em seguida, tem início a investigação. A identidade de quem denuncia é mantida em sigilo.

O Ciosp recepciona também os números de emergência da Polícia Militar (190), Corpo de Bombeiros Militar (193), Guarda Municipal (153), Trânsito do Município de Cuiabá (118), Defesa Civil (199) e Polícia Rodoviária Federal (191).

Fonte: PJC MT

Propaganda

Momento Policial

Adolescente é pego traficando em bar de Várzea Grande

Publicados

em


Uma equipe da Rotam apreendeu no sábado (24.10), um adolescente por tráfico de droga, no bairro Vila Manaíra, em Várzea Grande.

Os policiais foram informados que ocorria tráfico de droga em um bar. No local, durante a abordagem no adolescente foi encontrado em seu bolso uma porção de maconha e dinheiro. Ele assumir estar no local vendendo entorpecente.

Os agentes foram na casa do infrator, onde mais nove porções de maconha e uma balança foram apreendidos.  No nome do jovem constaram quatro atos inflacionais, sendo três por furto e um por ameaça.

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

 

Fonte: PM MT

Leia Também:  PRF apreende madeira ilegal em Barra do Garças/MT
Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA