Momento Policial

Pesquisa indica que um em cada cinco motoristas no Brasil admite uso do celular ao volante

Publicados

em

 

       Uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde aponta que um em cada cinco brasileiros admite usar o celular enquanto dirige. O levantamento ouviu mais de 52 mil pessoas entre fevereiro e dezembro de 2018.

      Até 2016, dirigir usando o celular era uma infração média, mas a quantidade de acidentes levou à alteração do Código de Trânsito Brasileiro e agora a infração é gravíssima. O descumprimento da norma representa perda de sete pontos na carteira e multa de R$ 293,47.

      De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), usar celular enquanto dirige aumenta em 400% o risco de acidentes.

      Digitar mensagem reduz muito o tempo de reação. As multas por usar celular ao volante, no entanto, seguem aumentando.

      De janeiro a março deste ano, foram 372,3 mil multas em todo o Brasil. O crescimento foi de 24% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 300.087 multas. Os dados são do Denatran.

Leia Também:  Polícia Civil apreende dois tijolos e meio de maconha na zona rural de Nova Olímpia

      Em Brasília, as equipes de fiscalização usam câmeras fixas e até equipes com carros descaracterizados pra multar os infratores.
 
        O uso de celular ao volante foi a causa de quase a metade do acidentes nas estradas do Distrito Federal no ano passado. No Rio, as multas no primeiro trimestre passaram de 16 mil em 2018 para 20,1 mil neste ano.

      O presidente do Detran, Luiz Carlos das Neves, diz que o problema não é a fiscalização, mas a falta de conscientização.

      “Você pode aumentar a multa, mas o que falta realmente é conscientização, é ter civilidade. É a pessoa saber pensar no outro, conduzir um veículo com segurança e responsabilidade. É isso que tá faltando”, declarou Neves.

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Momento Policial

Governo empossa novos delegados da Polícia Civil na próxima 3ª feira

Publicados

em

 

Assessoria | Polícia Civil-MT

O Governo de Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública, empossa na próxima terça-feira (28.09), os novos delegados da Polícia Civil de Mato Grosso, nomeados no Diário Oficial publicado do dia 13 de setembro de 2021.

A posse será às 10 horas, no auditório da Diretoria Geral da Polícia Civil, em Cuiabá, e contará  somente com a presença das autoridades da segurança pública e dos empossados. Em razão das restrições visando à prevenção ao coronavírus, o evento seguirá as normas de biossegurança e uso obrigatório de máscara facial.

A cerimônia será transmitida ao vivo pelo Instagram da Polícia Civil (@policiacivil_mt)

Os novos delegados de polícia ingressarão no 17º Curso de Formação Técnico-Profissional com aproximadamente 700 horas/aulas, ministrado pela Academia de Polícia Civil. Após a formação os profissionais serão lotados nas delegacias do interior do estado.

Fonte: PJC MT

Leia Também:  PM impede furto a agência bancária e prende suspeito em flagrante na Capital
Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA