Momento Policial

Polícia Civil cumpre mandados contra grupo envolvido na tentativa de roubo no Atacadão

Publicados

em


.

Assessoria/Polícia Civil-MT

A Polícia Civil, através da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), deflagrou na manhã desta quarta-feira (22.09), operação para dar cumprimento a ordens judiciais de prisão contra três criminosos envolvidos na tentativa de roubo, no supermercado Atacadão, ocorrido em maio de 2019. As ordens judiciais foram expedidas pela Terceira Vara Criminal da Capital.

O crime ocorreu no dia 10 de maio quando o grupo criminoso associado, fortemente armado, tentou atacar o carro forte da empresa Brinks, no momento em que era realizado o abastecimento dos terminais de auto atendimento (caixas eletrônicos) instalados no supermercado.

O roubo não foi consumado devido a intervenção imediata da equipe da GCCO, assim como pela ação do vigilante da empresa, resultando na morte de três dos criminosos.  Durante a ação, não houve terceiros feridos, seja dentro do estabelecimento, com a reação justa e necessária do vigilante, seja na parte externa com a intervenção dos policiais, repelindo iminente e injusta agressão.

Com os criminosos, foram encontradas diversas armas de fogo, sendo uma pistola canadense, calibre .45, com 13 munições .45 intactas e uma munição .45 deflagrada; submetralhadora,, calibre .40, patrimônio da Polícia Judiciária Civil, com um carregador com 12 munições .40 intactas; e uma pistola, calibre .380, patrimônio da Polícia Militar, com um carregador com uma munição .380 intacta e três munições .380 deflagradas.

Leia Também:  PRF apreende veículo de carga, com adulteração em elementos de identificação veicular

O mesmo grupo criminoso inicialmente identificado no dia dos fatos,era investigado também pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá por diversos crimes patrimoniais anteriores, investigação que auxiliou no levantamento de provas técnicas da participação deles no crime.

Em continuidade a investigação, a GCCO apurou o envolvimento de outros três criminosos, após incessante trabalho policial que reuniu esforços em Inteligência Policial, análises de vínculos, de imagens, diligências em campo e perícias requisitadas.

Ainda no dia dos fatos, foi aventada a possível participação de uma vigilante da própria empresa Brinks, sendo o seu envolvimento apontado pela esposa de um dos criminosos mortos na ação. Nas investigações foi comprovada a atuação da vigilante no planejamento da ação dos criminosos, fornecendo informações precisas e imprescindíveis, enviando fotos, dados sigilosos e localizações dos pontos de abastecimento de caixas eletrônicos de diversos clientes da empresa onde trabalhava.

A investigação ainda demonstrou o vínculo da vigilante com um conhecido criminoso, já envolvido em diversos crimes relacionados a caixas eletrônicos, também investigado e preso pela GCCO na operação Luxus.

Leia Também:  PRF soma forças na recuperação do Pantanal

Um dos alvos da operação já se encontrava preso no Centro de Ressocialização de Cuiabá, bem como dois mandados de busca e apreensão. Os presos serão interrogados na GCCO e o inquérito policial finalizado em dez dias.

 

 

Fonte: PJC MT

Propaganda

Momento Policial

Dia da Mulher Policial Militar será celebrado com entrega de medalha

Publicados

em


Nesta sexta-feira (29.10), a partir das 8h, a Polícia Militar realiza uma live em comemoração ao Dia da Mulher Policial Militar. Durante o evento ocorrerá pela primeira vez a entrega da Medalha 2º Sargento Macaúba, criada este ano em homenagem às mulheres que já fizeram pela segurança e agora estão na reserva(aposentadas) e em  reconhecimento ao trabalho de quem está nas ruas fazendo a prevenção e repressão à violência ou atua em apoio da Polícia Militar.

Além da medalha, as policiais e o público em geral poderão assistir palestras sobre Protagonismo Financeiro Feminino, Importância do Papel da Mulher nas Instituições Militares, Como se Preparar para a Reserva (inatividade) e Mudanças na Previdência Social Feminina.  

Na lista de palestrantes estão as tenentes-coronéis Valéria e Fleck, da PMMT, que falarão sobre mudanças da previdência social feminina; a tenente-coronel Camila, do Corpo de Bombeiros de Alagoas, que abordará o Importância do Papel da Mulher nas Instituições Militares; a educadora financeira Patrícia Capitanio, sobre Protagonismo Financeiro Feminino, e a coach Lorena Lacerda sobre Como Preparar para a Reserva(inatividade).

Leia Também:  PM prende quadrilha responsável por sequência de furtos em Pedra Preta e Rondonópolis

Além do reconhecimento profissional, esse evento tem o objetivo de promover o diálogo sobre a condição da mulher policial na instituição e o fortalecimento da relação entre as mulheres.

A coordenadora de Marketing e Comunicação Social da PMMT, capitã Raíssa Helena Amorim, explica que até o ano passado a celebração do Dia da Mulher Policial Militar (data no calendário é 20.10) era na forma de prêmio e certificado. Para este ano, por decisão do comandante geral da Polícia Militar coronel Jonildo José de Assis  a celebração foi elevada ao patamar de medalha, a ‘medalha 2º Sargento Macaúba’.  

No local de transmissão da live, o auditório do Quartel do Comando Geral da PM, em Cuiabá, estarão presentes as 30 condecoradas, entre policiais militares e autoridades civis, e alguns convidados.

Na lista de contempladas com a medalha estão: a primeira dama Virgínia, as desembargadoras Maria Erotides Kneip e Maria Aparecida Ribeiro, a juíza Ana Cristina, a coronel Francyanne Siqueira, as tenentes-coronéis Paula Regina, Emirella e Sabina Kuczmarski, entre outras.   

A live será transmitida pelo canal TVPMMT.  

Leia Também:  PRF soma forças na recuperação do Pantanal

Macaúba

O nome da medalha é uma homenagem in memorian a 2º sargento Antônia Macaúba de Castro, uma referência em competência, coragem e dedicação na missão de fazer segurança pública e importância do papel da mulher na instituição militar.

Fonte: PM MT

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA