Momento Policial

Secretario nacional de Segurança Pública visita sede da Polícia Civil de MT

Publicados

em


Assessoria | Polícia Civil-MT

A Polícia Civil de Mato Grosso recebeu na manhã de sexta-feira (30.07), na sede da Diretoria Geral em Cuiabá, a visita do secretário nacional de Segurança Pública (Senasp), Carlos Renato Machado Paim, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O encontro reuniu os chefes de cinco diretorias da Polícia Civil, que apresentaram ao membro do Poder Executivo Federal, as demandas e ações desenvolvidas pela instituição mato-grossense, tanto na questão investigativa, operacional, como no âmbito administrativo.

Na visita os diretores falaram sobre as particularidades da região de fronteira, das investigações complexas e de qualidade, realizadas pelas delegacias atuantes em diversas frentes como o combate a corrupção, lavagem de dinheiro, defesa do meio ambiente, enfrentamento aos crimes de estelionato, tráfico de drogas, entre outros assuntos.

Na ocasião, o secretário Paim destacou a relevância do trabalho de planejamento governamental, das políticas públicas e seus instrumentos de implantação, programas e projetos de segurança pública, além das ações objetivando a prevenção social e controle da violência e da criminalidade.

Leia Também:  Em ação conjunta, PRF em Mato Grosso, em Rondônia e Denarc-RO apreenderam pasta base de cocaína na cidade de Várzea Grande-MT

Conforme Carlos Paim, o cenário atual reforça a necessidade dos gestores em pensar como “empresa pública”, buscar pelo empreendedorismo visando desonerar os Estados. Para tanto, o secretário colocou a estrutura da Senasp à disposição para orientar e sugerir oportunidades pelo alcance de recursos.

“Hoje o olhar da Secretária Nacional é ter a exata compreensão que as nossas instituições precisam receber um direcionamento como se fossem empresas públicas, melhorar sua capacidade de gestão de seus recursos orçamentário e financeiro, e buscarem outras fontes de oportunidades, e assim possam trazer um reflexo de imediato para a valorização de seus profissionais e o fortalecimento de sua própria instituição”, finalizou Carlos Paim.

A diretora de Execução Estratégica da Polícia Civil, Daniela Maidel, pontuou questões como a importância da independência institucional, a busca por recursos por meio de parcerias visando investimentos estruturais, avanços tecnológicos e em especial a valorização dos servidores e implementação no número de efetivo.

Para Daniela Maidel, o encontro com o secretário Nacional de Segurança Pública (Senasp), foi uma grande oportunidade em termos estratégicos.  “É uma satisfação receber o secretário e certamente esse diálogo estreitará e facilitará os trabalhos que vem sendo desenvolvidos pela nossa instituição”, disse Daniela Maidel.

Leia Também:  Polícia Civil prende em Confresa homem procurado pela Justiça do Tocantins

Também estiveram presentes na visita oficial os diretores da Polícia Civil, Juliano de Carvalho, Walfrido do Nascimento, Fernando Vasco Spinelli e Rodrigo Basto.

Fonte: PJC MT

Propaganda

Momento Policial

Cerca de 300 pessoas são abordadas na ação integrada “Amigo da Rodada” em Cuiabá

Publicados

em

 

Na noite de sexta-feira (24.09), cerca de 300 pessoas receberam orientações sobre os perigos da associação de bebida alcoólica e direção durante a abordagem educativa “Amigo da Rodada” em bares de Cuiabá. A ação integrada faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito em Mato Grosso. Este ano o tema da campanha é “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

“Mais uma vez tivemos uma receptividade e repercussão muito positiva da ação. Na abordagem educativa, os frequentadores dos estabelecimentos tiveram a oportunidade de verificar que, mesmo com pouca quantidade de álcool ingerido, já é possível detectar índice de alcoolemia. E os amigos da rodada, aquelas pessoas que não estavam consumindo bebida alcoólica e participam do teste com o etilômetro, sentiram-se valorizados por sua atitude consciente”, comentou a gerente de Ações Educativas do Detran-MT, Rosane Pölzl.

Nas abordagens, foram encontrados 12 amigos da rodada, pessoas que não estavam ingerindo bebida alcoólica e poderiam conduzir veículo em segurança. Eles realizaram o teste do etilômetro e, por não apresentaram índice de alcoolemia, foram presenteados com brindes educativos como reforço pela atitude positiva.

Leia Também:  DOAÇÃO DE SANGUE

O “Amigo da Rodada” busca identificar e premiar aquele amigo que não vai beber para poder levar seus amigos para casa em segurança. As equipes das instituições abordaram as pessoas nos estabelecimentos na intenção de fazer essa blitz reversa de sensibilização sobre os perigos da associação de bebida alcoólica e direção.

As pessoas que estavam consumindo bebida alcoólica também tiveram a  oportunidade de realizar o teste do etilômetro. Após o resultado do teste, esses voluntários receberam informações sobre as penalidades as quais estariam sujeitos caso fossem flagrados conduzindo veículo automotor após a ingestão de bebida alcoólica.

“Quero agradecer aos estabelecimentos onde realizamos as abordagens educativas que entenderam o objetivo da ação e nos permitiram passar essas informações tão importantes aos cidadãos que ali estavam, para garantirmos um trânsito mais seguro para todos”, destacou o comandante do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, tenente coronel PM Adão César Rodrigues.

A ação nos bares de Cuiabá foi realizada de forma integrada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar, por meio do Batalhão de Trânsito, Polícia Judiciária Civil, por meio da Deletran, e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Cuiabá.

Leia Também:  Em ação conjunta, PRF em Mato Grosso, em Rondônia e Denarc-RO apreenderam pasta base de cocaína na cidade de Várzea Grande-MT

Semana Nacional de Trânsito

As ações educativas em comemoração a Semana Nacional de Trânsito encerram-se neste domingo (26.09), com o evento “Pedal Legal: SNT 2021”. A concentração será às 5h30, no Sinuelo, em Cuiabá.

Em Mato Grosso, as ações conjuntas da Semana Nacional de Trânsito contaram com a participação de equipes do Detran-MT, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob), Guarda Municipal de Várzea Grande, Sest Senat e concessionária Rota do Oeste.

Fonte: PM MT

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA