Momento Saúde

236,8 mil estudantes já tiveram Covid-19 na capital paulista, diz inquérito

Publicados

em


source
estudante
Pixabay/Alexandra Koch

Inquérito avalia prevalência da Covid-19 entre estudantes de SP

De acordo com o inquérito sorológico mais recentes da Covid-19 na cidade de São Paulo, pelo menos 236.841 crianças e adolescentes em idade escolar já foram infectadas pela Covid-19 em algum ponto da pandemia. O resultado representa 16% de todos os estudantes de ensino fundamental e médio da capital paulista.

O inquérito, divulgado na tarde desta terça-feira (13), considera o retorno gradual às salas de aula no estado e os possíveis riscos da retomada. A prevalência foi de 12,6% de alunos com anticorpos para a doença no ensino privado, 15,4% na rede estadual de ensino e 17,6% na rede municipal. De acordo com a prefeitura de São Paulo, responsável pela divulgação dos dados, as testagens utilizam o método imunocromatográfico com 97,87% de sensibilidade.

Em todas as fases da testagem, realizada desde o mês de agosto, a prevalência das infecções em pessoas de cor parda e preta foi maior em relação à branca. A prevalência da doença nos professores, também avaliada pelo inquérito, é de 4,5% a 7,8%.

Leia Também:  Ao vivo: Saúde lança plano de ampliação da vigilância epidemiológica

O documento explica que o número de crianças assintomáticas que testaram positivo para a Covid-19 é o dobro da prevalência entre adultos. Além disso, o inquérito destaca que 30% dos estudantes de escolas privadas moram com idosos na mesma casa, enquanto a infecção é mais comum entre estudantes de escolas públicas.

Fonte: IG SAÚDE

Propaganda

Momento Saúde

Brasil registra mais 407 mortes por covid-19

Publicados

em


O Ministério da Saúde Brasil confirmou mais 407 mortes decorrentes de complicações causadas pelo novo coronavírus. O país soma 159.884 óbitos causados pela covid-19 desde que o primeiro caso da doença foi registrado no país, no fim de fevereiro deste ano.

Os números constam do balanço diário feito pelo Ministério da Saúde e foram divulgados no início da noite deste sábado (31). O boletim leva em consideração as informações repassadas pelas secretarias de Saúde dos estados a cada período de 24 horas.

Segundo a pasta, 18.947 diagnósticos positivos foram contabilizados no último período, elevando para 5.535.605 o total de casos confirmados da doença em todo o país.

Entre os casos confirmados, 4.972.898 pacientes já se recuperaram da doença e 402.823 continuam sendo acompanhados.

Um dos infectados é o ministro da Saude, Eduardo Pazuello. Diagnosticado com a doença no último dia 21, Pazuello foi internado ontem (30) em um hospital particular de Brasília. Exames clínicos indicaram que o ministro chegou desidratado ao estabelecimento de saúde.

Leia Também:  Não há pedido de pesquisa no Brasil sobre vacina russa, diz Anvisa

Em nota, os médicos que o atenderam, Ludhmila Hajar e Pedro Loretti, afirmam que o ministro permanece internado apenas para receber soro, não tendo precisado de suplementação de oxigênio. Segundo os médicos, Pazuello está em bom estado de saúde, mas deve permanecer internado até este domingo (1º), quando será submetido a novos exames.

Edição: Nádia Franco

Fonte: EBC Saúde

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA