Momento Saúde
Infogripe mostra grande aumento nos casos de síndrome respiratória

Novo boletim Infogripe, da Fiocruz, mostra um aumento de 23% na média móvel do número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na última semana. Foram cerca de 19,3 mil novos casos contra 15,8mil na primeira semana do ano. Os dados comprovam “sinal forte de crescimento”.
Dentre os casos positivos deste ano, 22,6% são Influenza A, 0,2% Influenza B, 3,6% vírus sincicial respiratório (VSR), e 64,4% Sars-CoV-2 (Covid-19). Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos positivos foi de 40,1% Influenza A, 0,5% Influenza B, 5,6% vírus sincicial respiratório, e 47,3% Sars-CoV-2 (Covid-19).
Todos os estados que apresentam sinal de crescimento forte na tendência de longo prazo, exceto Rondônia, que apresenta sinal moderado. Em relação às capitais, 24 das 27 indicam crescimento na tendência de longo prazo (últimas 6 semanas) até a segunda semana de 2022.
Apenas Rio, Boa Vista e Salvador não dão sinais de crescimento. No entanto, a capital fluminense aumento no curto prazo (últimas três semanas).
A análise tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 17 de janeiro.
“Praticamente todos os estados apresentaram sinal de crescimento anterior à semana epidemiológica 52 de 2021 (26/12/2021 a 1/1/2022) e a SE 2 de 2022 (2/1/2022 a 8/1/2022), deixando claro que tal cenário é ainda anterior às celebrações de final de ano. No Rio de Janeiro, onde a houve distância maior entre o início da epidemia de Influenza e a retomada do crescimento da Covid-19, que levou a uma oscilação no número de novos casos no mês de dezembro, observa-se que o crescimento da Covid-19 já se sobrepõe à queda nos casos associados à gripe, fazendo com que os novos casos de SRAG mantenham sinal de crescimento”, ressalta o pesquisador Marcelo Gomes, coordenado do InfoGripe.

Momento Saúde
Covid-19: prefeitura de SP reitera a importância da vacinação infantil

A Prefeitura de São Paulo reitera a importância para vacinação contra a Covid-19 para as crianças de 5 a 11 anos. Pais ou responsáveis devem levar as crianças ao posto de vacinação. A vacina é a melhor forma de proteção contra o vírus.
Segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde da cidade de SP, 100% da população adulta e adolescente já está vacinada, enquanto 64% da faixa etária de 5 a 11 anos tem o esquema vacinal completo.
Para aqueles que ainda não adquiriram a terceira dose (adolescentes, adultos ou idosos), ela está disponível nos postos da cidade de São Paulo. Além disso, para os maiores de 60 anos que se vacinaram há, pelo menos, quatro meses, já pode tomar quarta dose.
A prefeitura ainda sinaliza para que a população continue mantendo os cuidados de prevenção à covid-19 fazendo o uso de máscaras em estabelecimentos de saúde, transportes públicos e terminais.
-
POLICIAL2 dias atrás
Mais uma: Mulher de 25 anos é morta a tiros neste domingo na sala de casa na frente dos dois filhos, criminosos fugiram do local do crime
-
Carros e Motos3 dias atrás
Conheça a história da Chevrolet Caravan
-
Momento Saúde5 dias atrás
Varíola dos macacos: brasileiro é o primeiro infectado na Alemanha
-
Momento Entretenimento2 dias atrás
Em ruínas, mansão de Clodovil em Ubatuba corre risco de demolição
-
Momento Entretenimento6 dias atrás
Filho de Andreia reprova atitude da mãe no ‘Power Couple’: ‘Me feriu’
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Passageira sobrevivente que viajava no ônibus da Itamaraty que se chocou com carreta na BR 163 faz sérias denúncias contra a Empresa. E, agora?
-
Momento Entretenimento3 dias atrás
Eliezer e Natália, do BBB, trocam farpas: “Se arrependimento matasse”
-
Momento Saúde2 dias atrás
Portugueses publicam genoma do vírus da varíola dos macacos