Momento Saúde
Pazuello afirma para prefeitos que vacinação pode começar na próxima quarta (20)

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou, nesta quinta-feira (14), que a vacinação contra a Covid-19 pode começar já na próxima quarta-feira (20), a partir das 10h. A fala foi dita em uma reunião semipresencial na manhã de hoje com os prefeitos da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que representa cidades acima de 80 mil habitantes.
Porém, o início da imunização depende de um aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que pode ser dado no domingo (17). As informações foram divulgadas pelo prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), que participou do encontro.
Ainda segundo Loureiro, na próxima segunda-feira (18), duas milhões de doses da vacina de Oxford, produzida pela AstraZeneca, chegarão ao Brasil. Outras seis milhões de doses da CoronaVac, produzido no Brasil, em parceria com o Instituto Butantan, também deverão estar disponíveis.
Além das oito milhões de doses que devem ser aplicadas em janeiro, a expectativa é de que outras 30 milhões sejam aplicadas em fevereiro.
Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (13), 205.964 pessoas morreram no Brasil por causa da Covid-19. A pandemia do novo coronavírus infectou 8.256.536 pessoas.

Momento Saúde
Fiocruz prevê produção de 1 milhão de vacinas por dia até final do mês
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) espera produzir um milhão de doses da vacina contra a covid-19 por dia até o final de março. A estimativa foi divulgada nesta segunda-feira (8), durante a visita técnica do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, quando foi anunciado o início da produção em larga escala.
Durante o encontro, representantes da Fiocruz previram a entrega de 3,8 milhões de doses para o mês de março. A produção dos lotes de pré-validação e validação foram finalizadas no último domingo (7), com testes de consistência e estabilidade dentro dos parâmetros desejados. Esses lotes poderão ser incorporados ao Programa Nacional de Imunização (PNI), mediante aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Com o início da operação dessa primeira linha nesta segunda-feira, a Fiocruz iniciará o escalonamento gradual da produção.
“A primeira linha em funcionamento hoje está produzindo cerca de 300 mil doses por dia. Ainda esta semana, caso a produção ocorra dentro do previsto, uma segunda linha de produção deverá entrar em operação para aumentar a capacidade produtiva. A expectativa é chegar, até o final de março, com as duas linhas em funcionamento, com uma produção de cerca de um milhão de doses por dia”, informou a Fiocruz em nota publicada em sua página na internet..
Assista na TV Brasil:
Anvisa
Nesta segunda-feira também foram enviados à Anvisa os documentos restantes para a obtenção do registro definitivo da vacina. A expectativa é de que o registro possa ser concedido ainda esta semana.
“A Fiocruz se mantém ativa na busca por alternativas para o fornecimento de vacinas ao PNI. Até o momento, já foram fornecidas quatro milhões de doses produzidas pelo Instituto Serum e preparadas para distribuição pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), das 12 milhões de doses já acordadas com a AstraZeneca. Além disso, a Fiocruz irá também apoiar tecnicamente o recebimento das vacinas da iniciativa do Covax Facility, o que poderá representar cerca de 2,9 milhões de doses de vacinas prontas ainda em março”, informou a Fiocruz.
Segundo a fundação, cada lote de vacinas precisa passar por testes de controle de qualidade, que verificam a estabilidade e a esterilidade. Esses testes levam de 15 a 20 dias. Desta forma, as vacinas que serão produzidas esta semana serão liberadas em até 20 dias, a depender da conclusão dos testes.
Até 31 de março, só poderão ser consideradas aptas para entrega ao PNI a produção realizada, no mínimo, 15 dias antes. As demais doses produzidas em março só serão entregues no mês seguinte. Em abril, já vai haver um fluxo contínuo de produção e entregas semanais das doses produzidas duas semanas antes.
Edição: Aline Leal
-
Internacional6 dias atrás
Mulher ‘desaparece’ em frente às câmeras durante temporal no Ceará; assista
-
Momento Destaque4 dias atrás
Polícia Civil de Goiás começa a investigar nesta sexta a morte de amigo e assessor do cantor Leonardo na fazenda na noite desta quinta
-
Momento Entretenimento6 dias atrás
De crise de ciúmes à foça: os bastidores do fim de Larissa Manoela e Leo Cidade
-
Momento Destaque5 dias atrás
Consternação: Professor e biólogo de 67 anos e professora de educação física de 35 anos morrem de Covid 19 nesta quarta-feira em Cuiabá
-
Momento Economia6 dias atrás
Auxílio emergencial: governador tenta convencer Lira a pagar 1º parcela maior
-
Momento Entretenimento7 dias atrás
Polícia pede prisão de Negão da BL e mais 13 por bailes funk na pandemia
-
Momento Economia7 dias atrás
Governo compensa redução nos combustíveis com aumento na tributação dos bancos
-
Momento Destaque7 dias atrás
Polícia investiga agressão a médico que após reunião para alertar sobre os riscos da pandemia no País e pedir “lockdown” foi agredido a socos