Na manhã desta quinta-feira (20), a Casa da Ciência, instalada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) no Museu Paraense Emílio Goeldi, foi palco de debates urgentes sobre água, clima e adaptação. A programação incluiu uma palestra magna e uma mesa-redonda com especialistas nacionais, reforçando o papel da ciência no enfrentamento dos desafios hídricos do Brasil.
A abertura do ciclo de atividades contou com a palestra magna “Emergência Climática, Segurança Hídrica e Gestão Adaptativa”, ministrada por Suzana Montenegro, diretora-presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) e professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que também moderou a mesa intitulada “Extremos Climáticos e Impactos nos Recursos Hídricos no Brasil”.
Durante a palestra magna, Suzana Montenegro falou sobre a necessidade de aliar a sociedade, a pesquisa científica e o governo. “Nós precisamos conectar saberes e áreas diferentes para conseguirmos alcançar a segurança hídrica e salvar nosso planeta da crise climática”.
O debate contou com a participação dos professores Eduardo Mario Mendiondo, da Universidade de São Paulo (USP), e Ronaldo Mendes, da Universidade Federal do Pará (UFPA); do presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio Martins; e do pesquisador do Instituto Tecnológico Vale (ITV), Paulo Pontes.
Os especialistas exploraram como os eventos climáticos extremos — como secas intensas e chuvas torrenciais — afetam a disponibilidade de água no país, especialmente em regiões vulneráveis. Discutiram ainda estratégias para tornar a gestão hídrica mais resiliente e adaptativa diante das pressões climáticas crescentes.
Casa da Ciência
A Casa da Ciência do MCTI, no Museu Paraense Emílio Goeldi, é um espaço de divulgação científica, com foco em soluções climáticas e sustentabilidade, além de ser um ponto de encontro de pesquisadores, gestores públicos, estudantes e sociedade. Até o dia 21, ela será a sede simbólica do ministério e terá exposições, rodas de conversa, oficinas, lançamentos e atividades interativas voltadas ao público geral. Veja a programação completa.






























