Momento Tecnologia

Espanha quer taxar aplicativos como WhatsApp e Telegram; entenda

Publicados

em


source

Olhar Digital

WhatsApp
Unsplash/Allie

Aplicativos como WhatsApp podem ser taxados na Espanha

Em audiência pública realizada na última sexta-feira (11), o governo espanhol apresentou um projeto de lei para renovar a Lei Geral das Telecomunicações do país. Entre outras medidas para o próximo quinquenal (2020-2025), o texto traz a menção de que serviços de mensagens instantâneas, como WhatsApp e Telegram , serão considerados operadoras de celulares, portanto, taxados como essas empresas são.

O documento afirma que, pela primeira vez, os aplicativos vão ser regulamentados, por isso “serão impostas obrigações administrativas, como a comunicação ao Cadastro de Operadoras e a obrigação de seguir medidas de segurança, de acordo com os riscos de sua natureza, diferenciadas dos serviços tradicionais”, explica.

Segundo Roberto Sánchez, secretário de Estado das Telecomunicações e Infraestruturas Digitais da Espanha, com estas mudanças, os apps passarão a ser controlados pela Lei de Gestão Tributárias de Telecomunicações, de 2014, que declara que, a cada mil euros de faturamento, a operadora deve pagar 1 euro de imposto.

Leia Também:  Xiaomi vai rodar a Índia em vans para vender celulares à população rural

A taxa arrecadada, segundo a lei em vigor, “será destinada a custear as despesas que forem geradas, inclusive as de gestão, controle e fiscalização”.

Espanha Digital 2025

O PL faz parte do planejamento de estratégias “Espanha Digital 2025”, que pretende promover a conectividade e a transformação digital no país. Depois de apresentado pelo Executivo, o projeto está em processo de audiência pública, onde fica disponível, até 13 de outubro, para receber comentários via internet.

Caso a lei seja sancionada, apesar de não gerarem lucros diretos, aplicativos como WhatsApp , Telegram , iMessage , Viber e Skype terão de apresentar uma demonstração de resultados anuais ao governo, devendo ser impactados.

Propaganda

Momento Tecnologia

iPhone 12 pode ser revelado pela Apple em 13 de outubro

Publicados

em


source

Tecnoblog

iPhone 12
Reprodução/PhoneArena.com

Imagem vazada do iPhone 12

Se você estava entre os que esperavam o anúncio do iPhone 12 no evento que a Apple realizou em 15 de setembro , preste atenção nesta data: 13 de outubro. Há indícios de que a nova geração de celulares da Apple vai ser anunciada nesse dia.

De onde essa data surgiu? De uma fonte que se identificou como funcionário de uma operadora na Holanda. A pessoa informou ao AppleInsider que a Apple revelará o iPhone 12 em 13 de outubro e iniciará a pré-venda da linha no dia 16 do mesmo mês.

Depois, Marc Allera, CEO das divisões de consumo da operadora British Telecom, aparece na história. Em um vídeo interno direcionado aos funcionários da companhia, o executivo declarou: “nós estamos a poucos dias do próximo grande lançamento da Apple, um iPhone 5G , modelo que dará um enorme impulso ao 5G”.

Leia Também:  Xbox Smart Delivery: saiba como o console vai rodar títulos de versões antigas

A declaração de Allera não dá nenhum prazo, mas sinaliza, ainda que fracamente, que as datas reportadas ao AppleInsider podem estar certas.

No mesmo vídeo, Eddy Cue, vice-presidente de serviços da Apple , aparece rapidamente elogiando a EE (um das empresas da British Telecom comandadas por Allera) por ser a primeira operadora a oferecer planos móveis com vários serviços da Apple.

O surgimento de Cue sugere que a operadora pode mesmo já estar por dentro do cronograma de lançamento do iPhone 12 .

Para completar, Jon Prosser, um leaker que já vazou muitas informações sobre o universo da Apple, divulgou no Twitter as mesmas datas de anúncio e pré-venda, além de ter informado que o iPhone 12 estará nas lojas (dos Estados Unidos, presumivelmente) a partir de 23 de outubro.

Se os rumores estiverem corretos, a linha iPhone 12 terá design inspirado no novo iPad Air e novas opções de cores, além de processador Apple A14 Bionic .

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA