Momento Tecnologia

Primeiro celular do mundo com câmera sob a tela é lançado; conheça o modelo

Publicados

em


source

Olhar Digital

celular ZTE
Divulgação

Axon 20 5G é o primeiro celular do mundo com câmera sob a tela

Após indicar o lançamento diversas vezes, a ZTE cumpriu a promessa de disponibilizar o primeiro smartphone comercial do mundo com uma câmera sob a tela. Batizado de Axon 20 5G , o aparelho é classificado como um intermediário – apesar da tecnologia para captura de imagens.

Segundo a empresa, a implementação da câmera de 32 MP foi possível graças a utilização de um “material de alta transparência que inclui camadas orgânicas e inorgânicas”, bem como algoritmos de software otimizados para compensar o impacto causado na qualidade da imagem.

Obviamente, não é possível definir se essa implementação pode oferecer a mesma qualidade que uma câmera acomodada em um furo na tela, por exemplo. Mesmo assim, é um avanço bastante interessante em relação ao que há no mercado atualmente.

ZTE celular
Divulgação

Lugar onde a câmera fica sob a tela

Além do detalhe de câmera , o smartphone conta com processador Snapdragon 765G , conectividade 5G , bateria de 4.220 mAh, tela OLED de 6,92 polegadas e sensor de impressão digital também localizado sob a tela.

Leia Também:  Laboratório da Huawei explode na China e chamas se propagam; assista

A configuração de câmeras traseiras inclui um sensor primário de 64 MP, uma câmera ultra-wide de 8 MP e sensores macro e de profundidade. O dispositivo chega às lojas em versões com 6 GB e 8 GB de RAM, além de 128 GB ou 256 GB de armazenamento.

O Axon 20 5G está disponível na China  custando a partir de 2.198 yuans (R$ 1.720 em conversão direta). Por enquanto, não há informações sobre o lançamento em outros países.

Ficha Técnica

  • Tela: OLED de 6,92 polegadas
  • Processador: Snapdragon 765G
  • Memória RAM: 6 GB/ 8 GB
  • Armazenamento: 128 GB/ 256 GB
  • Câmeras traseiras: 64 MP + 8 MP + 2 MP + 2 MP
  • Câmera frontal: 32 MP (sob a tela)
  • Bateria: 4.220 mAh
  • Preço: 2.198 yuans (R$ 1.720)

Propaganda

Momento Tecnologia

Diversidade: veja os mais de 200 emojis que serão lançados em 2021

Publicados

em


source

Olhar Digital

Emojis
Emojipedia/Divulgação

Novos emojis chegarão aos celulares em 2021

Há novidades à vista no universo dos emojis . Outras 217 novas imagens foram aprovadas pelo Consórcio Unicode, organização voluntária responsável pela seleção e inclusão destes pictogramas à família. Os novos membros estarão à disposição em meados de 2021.

Entre as estreias, destaque para um coração em chamas, o rosto nas nuvens, uma mulher barbada, além de novas opções de tons de pele mistos para casais, que representam a maioria das adições.

A atualização é pequena e é reflexo da própria pandemia de Covid-19 , que provocou inclusive o adiamento do Unicode 14.0 , previsto agora para 2022. Nesta futura oportunidade, espera-se que seja liberado um pacote completo de figuras. Como ainda estão em desenvolvimento, o 14.0 poderá ter novas figuras além das de abutre, bolhas, corvo, panela e mão com indicador e polegar cruzados (também conhecido como coração de dedo).

Leia Também:  TikTok: órgão dos EUA alerta sobre perigo do desafio do antialérgico

Personalização depois de aprovação pelo Consórcio Unicode

A respeito das novas imagens que fazem parte do pacote 13.1, estas foram anunciadas antes mesmo de a maioria dos usuários ter tido acesso ao conjunto 13.0, já previamente divulgado. Google e Samsung , por exemplo,  só fizeram o lançamento no mês passado para um subconjunto de telefones.

Já o novo suporte a emoji da Apple , também parte do 13.0, foi anunciado em 17 de julho, no Dia Mundial do Emoji. Espera-se que esteja disponível para o iOS até o fim do ano. Na lista apresentada constam Ninja, Boomerang, Piñata e Bubble Tea.

Embora o conjunto de novos emojis já tenha sido aprovada pelo Unicode, em janeiro, como parte do pacote 13.0, cada fornecedor de plataforma precisa de mais tempo até torná-los disponíveis para o usuário final. Isso porque eles criam seus próprios designs e padronização, o que demanda igualmente tempo para a execução. É por isso que, geralmente, as novidades deste universo acabam chegando somente na segunda metade do ano.

Leia Também:  Amazon Echo Show 10 ganha tela que se move sozinha para te olhar melhor

Além dos novos ícones, o pacote 13.1 adicionará 200 combinações de tons de pele para os emojis de casal com coração e casal se beijando. Será possível, por exemplo, utilizar o emoji de uma pessoa branca beijando uma pessoa negra, entre muitas outras possibilidades, podendo mesclar as cinco tonalidades de pele existentes nas figuras.

emojis
Divulgação/Emojipedia

Novos emojis darão mais possibilidades de combinações entre casais

Até então, os emojis de casais com coração ou de casal se beijando mostravam apenas pessoas com tom de pele neutro, na cor amarela. Os novos modelos permitirão usar emojis de pessoas do gênero neutro, masculino ou feminino, formando centenas de combinações diferentes. Evidentemente, como cada empresa usa padrões gráficos exclusivos, os traços finais dos emojis acabam sendo diferentes daqueles que são lançados pelo Consórcio Unicode .

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA