Momento Tecnologia
Twitter fora do ar? Rede social tem instabilidade neste sábado

Usuários reclamam de instabilidade no Twitter neste sábado (28). Na plataforma Downdetector, que registra as queixas dos internautas, as reclamações começaram a subir por volta das 19 horas (horário de Brasília).
Alguns usuários reclamam de instabilidade, enquanto outros afirmam que o Twitter está completamente fora do ar em seus dispositivos.
A reportagem entrou em contato com o Twitter, que não respondeu até o momento desta publicação.

Momento Tecnologia
Ministério da Justiça abre processo contra o TikTok; entenda

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça, instaurou processo administrativo contra o TikTok para apurar se o aplicativo protege seus usuários em relação a conteúdos nocivos. O processo foi publicado nesta segunda-feira (4) no Diário Oficial da União (DOU).
No fim de junho, a Senacon já havia obrigado o TikTok a remover conteúdo impróprio para menores de 18 anos da plataforma. Na ocasião, o órgão alegou que a medida seria necessária até que “o sistema de segurança da plataforma, que impede o cadastro de menores de 13 anos de idade e limita o acesso a todo o conteúdo por menores de 16 anos, seja aperfeiçoado, de modo que a idade dos usuários seja verificada de maneira eficaz pela representada”.
Agora, a ByteDance, empresa dona do TikTok, será investigada para verificar se suas ações infringem o Código de Defesa do Consumidor (CDC). No despacho, Laura Postal Tirelli, Diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Senacon, afirma que há alguns “indícios de infração” do CDC por parte do TikTok.
Ela cita, por exemplo, trechos do Código que exigem “a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva” e “a proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos”.
Além disso, ela ressalta que o CDC exige que as empresas reconheçam “vulnerabilidade do consumidor no mercado de consumo” e não se beneficiem “da fraqueza ou ignorância do consumidor, tendo em vista sua idade, saúde, conhecimento ou condição social”, trechos que estão relacionados com a infância.
De acordo com o despacho publicado no DOU nesta segunda, a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e a Agência Nacional de Proteção de Dados serão comunicadas sobre o processo.
A reportagem entrou em contato com o TikTok, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.
Fonte: IG TECNOLOGIA
-
POLÍTICA NACIONAL7 dias atrás
Projeto prorroga suspensão de despejos até março de 2023
-
Momento Entretenimento3 dias atrás
MC Mirella anuncia fim de processo de divórcio com Dynho Alves
-
Momento Entretenimento6 dias atrás
Chris Flores é criticada por seu posicionamento no caso Klara Castanho
-
Momento Entretenimento1 dia atrás
Poliana defende Zé Felipe e detona Pabllo Vittar: “Inveja”