Momento Tecnologia

Twitter vai mudar sistema que prioriza rosto branco em fotos

Publicados

em


source

Tecnoblog

Twitter
Unsplash/Sara Kurfeß

Twitter muda algoritmo recista

Em setembro, o Twitter se envolveu em uma polêmica das grandes: usuários perceberam que os  algoritmos do serviço podem priorizar a exibição de rostos brancos nas prévias das imagens, mesmo se rostos negros estiverem em posição mais favorável para isso. A companhia prometeu investigar o problema. Nesta semana, veio a decisão: o sistema da rede social vai mudar.

Para quem usa pouco ou não acessa o Twitter , eis uma rápida explicação: imagens publicadas na rede social não aparecem em tamanho original, mas em prévias. É preciso abrir o tweet para a imagem ser exibida na íntegra.

Dependendo das dimensões da foto, o Twitter recorta partes desta para, teoricamente, exibir apenas as informações mais importantes na prévia. É aqui que começa o problema. Alguns usuários perceberam que, se uma única imagem contiver uma sequência de rostos, as faces de pessoas brancas é que serão mostradas nas prévias.

Leia Também:  Celular mais caro do Brasil: dobrável da Samsung chega ao país por R$14 mil

A descoberta rapidamente ganhou repercussão, razão pela qual o Twitter prometeu providências. Na ocasião, Dantley Davis, chefe de design do serviço, explicou que as prévias são feitas por um mecanismo baseado em aprendizagem de máquina que analisa padrões de contraste para definir quais áreas das imagens devem ser recortadas.

Em comunicado liberado nesta semana, o Twitter enfatiza que esse sistema tenta prever para onde as pessoas vão olhar primeiro em uma foto. A companhia afirma que, nos testes para apuração do problema, não encontrou nenhum viés racial no sistema, mas reconheceu que a maneira automática como as fotos são recortadas tem potencial para danos.

“Deveríamos ter feito um trabalho melhor para antecipar essa possibilidade quando estávamos projetando e desenvolvendo esse produto”, diz um trecho da nota.

Diante dessa percepção, a companhia prometeu mudanças. Para começar, o Twitter pretende diminuir a dependência de um sistema automático de recortes para permitir que os usuários tenham mais controle sobre como suas imagens serão exibidas nas prévias.

Leia Também:  Sim, o PS5 é gigante! Veja a comparação com o Xbox e outros consoles

Em uma etapa posterior, o plano é otimizar os sistemas do Twitter para que o tweet com uma imagem exiba exatamente o mesmo conteúdo que o usuário vê enquanto compõe a mensagem. Nesse sentido, a companhia pretende estudar formas de evitar que, em imagens muito longas ou fora do padrão, áreas que fogem do propósito da publicação sejam destacadas nas prévias.

Por fim, o Twitter reconheceu que o preconceito em sistemas de aprendizagem de máquina, ainda que não intencional, é um problema de todo o setor.

“Embora nenhum sistema possa ser completamente livre de preconceitos, continuaremos a minimizar o problema por meio de análises deliberadas e completas, e a compartilhar novidades conforme avançarmos nesse assunto”, informa a parte final do comunicado.

Propaganda

Momento Tecnologia

FCA e TIM lançam parceria para carros com conectividade a bordo a partir de 2021

Publicados

em


source
fca tim jeep compass
Divulgação/Leo Lara

Parceria entre FCA e TIM trará conectividade aos carros

Futuros lançamentos das marcas Fiat , Jeep e RAM fabricados a partir da primeira metade de 2021 já virão conectividade embarcada. A novidade foi anunciada nesta quarta (28) durante apresentação online de CEO´s da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) e da operadora TIM .

Os executivos da TIM e da FCA não deram detalhes específicos sobre o funcionamento prático da novidade e nem quanto impactará no valor dos veículos , mas disseram que os “clientes vão se surpreender”.

Haverá uma plataforma integrada às funções multimídia do veículo e também com parceiros externos, como redes de fast food, restaurantes, postos de gasolina e serviços, como seguro do automóvel.

Será possível, por exemplo, receber no veículo o anúncio de uma promoção de lanche de uma cadeia de fast-food e, em um toque, escolher o sanduíche desejado. Com um outro toque, realizar o pagamento. E, sem seguida, passar pela lanchonete e buscar o pedido. Sem invadir a privacidade dos usuários.

Leia Também:  Site de campanha de Trump é hackeado e substituído por golpe de criptomoeda

“O carro conectado criará uma experiência digitalizada e personalizada do usuário, que terá acesso a serviços e tecnologias integradas, fáceis de usar e seguras, mudando a forma como o carro é utilizado e como os ocupantes se relacionam com tudo o que está ao redor”, comenta André Souza, chief information officer da FCA para a América Latina.

Os veículos já virão com o chip virtual eSIM para acesso a Wi-Fi nativo a bordo, com cobertura 4G da operadora. Será possível, por exemplo, dar a partida remotamente no veículo e acionar o ar-condicionado para garantir a temperatura interna desejada antes mesmo de entrar no automóvel. Os proprietários também poderão fazer a identificação remota de eventuais falhas carro , por meio de sensores conectados, que vão enviar os dados aos servidores da montadora, para que seja feita a análise.

“Na medida em que conhecemos e aprendemos junto com o consumidor, teremos condições de desenvolver novas soluções que irão melhorar significativamente sua experiência ganhando mais conveniência e fluidez”, disse Luis Santamaria, diretor de Mopar – o braço de pós-vendas, peças, acessórios e serviços da FCA.

Leia Também:  Sim, o PS5 é gigante! Veja a comparação com o Xbox e outros consoles

Cobertura 4G

Em relação à parceria entre FCA e TIM , a ideia é aproveitar a cobertura 4G da operadora (atualmente presente em mais de 3,5 mil cidades no Brasil). “Somos pioneiros no desenvolvimento de projetos com o 5G e acreditamos no potencial que a próxima geração de redes móveis tem, especialmente na geração de negócios explorando novas possibilidades”, destacou Alberto Griselli, chief revenue officer da TIM Brasil.

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA