Momento Tecnologia

Vai facilitar! Saiba como usar a busca avançada do WhatsApp

Publicados

em


source

Olhar Digital

Saiba como usar a busca avançada do Whatsapp
Ana Marques

Saiba como usar a busca avançada do Whatsapp

O WhatsApp é a primeira opção de muita gente para falar com amigos e até com empresas. O problema é que, ao conversar com muitos contatos no aplicativo, o usuário acumula imagens, links e outros itens que recebe.

Isso pode complicar na hora de achar itens específicos. Felizmente, o aplicativo está implementando a busca avançada no Android. A seguir, veja como usar essa função.

Importante

A busca avançada do WhatsApp no Android só está disponível na versão beta do aplicativo. Além disso, sua liberação está sendo feita de forma gradual e ela ainda não aparece para todos que têm essa variante instalada.

Se a função não aparecer após atualizar o WhatsApp beta no Android, você pode tentar reinstalar o aplicativo para liberá-la. Isso não garante, entretanto, que o recurso será liberado. Se optar por essa alternativa, é recomendável fazer um backup antes para não perder as conversas.

No iOS, a busca avançada do WhatsApp já está disponível para a versão estável do aplicativo.

Leia Também:  Golpe para clonar WhatsApp usa SMS falso sobre vacinação

Como usar a busca avançada do WhatsApp

O processo para usar a busca avançada do WhatsApp no Android é bem simples. Isso porque ele já vem ativado por padrão na versão beta e pode ser acessado na tela inicial. Confira:

  1. Faça a instalação da versão mais recente do WhatsApp beta. Se a Google Play não tiver mais vagas para obter o programa, ele pode ser baixado no site do APKMirror.
  2. Se o WhatsApp estiver aberto no celular, feche-o pelo gerenciador de tarefas do Android.
  3. Abra o WhatsApp normalmente e toque no ícone da lupa na parte superior da tela.
  4. Selecione qual tipo de item deseja buscar e escreva o termo desejado.
  5. Pronto! Agora, você já pode encontrar itens com mais facilidade nas conversas do aplicativo.

Uma dica interessante para aproveitar ainda melhor a busca avançada é fazer a pesquisa de itens por contato. Assim, é possível buscar, por exemplo, apenas as fotos trocadas com um contato específico.

Além da busca por termos, com o novo recurso também é possível ver os itens de todas as conversas. Para isso, existem as opções “visualizar miniaturas” ou “ver os itens em lista”, em que tudo aparece em ordem cronológica.

Leia Também:  Hackers roubam dados de vacina contra Covid-19 e divulgam na dark web

O post Como usar a busca avançada do WhatsApp apareceu primeiro em Olhar Digital .

Propaganda

Momento Tecnologia

Google ameaça remover buscador da Austrália; entenda a briga

Publicados

em


source

Olhar Digital

Google ameaça bloquear buscador na Austrália
Unsplash/ Charles Deluvio

Google ameaça bloquear buscador na Austrália

Nesta sexta-feira (22), o Google ameaçou bloquear o seu serviço de busca na Austrália caso o país não modifique o projeto de legislação que visa cobrar plataformas de tecnologia por conteúdos jornalísticos compartilhados.

O país alega que empresas como o Google e Facebook possuem amplo domínio dos conteúdos disseminados na internet, incluindo as notícias. Isso faz com que elas aumentem cada vez mais suas receitas publicitárias e enfraqueçam a mídia local — tanto em exposição, quanto financeiramente.

“O objetivo do código é abordar a posição de barganha desigual entre as empresas de mídia de notícias australianas e as grandes plataformas digitais que têm claro poder de mercado”, disse Rod Sims, presidente do órgão regulador de proteção ao consumidor da Austrália e principal arquiteto do código.

A ideia do código, segundo Sims, não é cobrar quantias relacionadas ao número de visualizações do conteúdo, mas sim, taxas fixas às empresas de notícias.

Ainda assim, as empresas não ficaram nada felizes com a legislação — que ainda busca aprovação do governo australiano. Além de ameaçar indisponibilizar sua ferramenta de buscas no país, o Google “enterrou” os principais sites de notícias da Austrália em suas páginas de busca, como um claro sinal de retaliação.

Outro que não está nada contente com o caso é o Facebook. A empresa de Mark Zuckerberg afirmou que vai bloquear o compartilhamento e postagem de notícias dos usuários na Austrália caso a legislação seja aprovada.

Leia Também:  Hackers roubam dados de vacina contra Covid-19 e divulgam na dark web

Você viu?

Tanto o Facebook quanto o Google alegam que ajudam os sites de notícias locais enviando tráfegos e que as taxas impostas às gigantes poderiam representar “níveis incontroláveis de riscos financeiros e operacionais”.

Debate complexo

A “queda de braço” entre as gigantes de tecnologia e os reguladores australianos traz algumas discussões à tona. Uma delas é a forma como os mecanismos de buscas podem mudar.

Tim Berners-Lee, inventor da World Wide Web, acredita que a legislação traria o “risco de violar um princípio fundamental da web ao exigir pagamento para vincular determinado conteúdo online”. Segundo ele, menos restrições ao conteúdo vinculado e o não pagamento de taxas é essencial para o funcionamento da web.

Já Melanie Silva, diretora-gerente do Google na Austrália e Nova Zelândia, teme que o código possa alterar a forma como os mecanismos de busca funcionam. “Você não tem mais uma web livre e aberta”, afirmou a diretora.

Por outro lado, especialistas reforçam que o domínio destas empresas de tecnologia acabam por prejudicar a mídia e, ao mesmo tempo, aumentam suas receitas publicitárias.

De acordo com Tama Leaver, professora de estudos da internet na Curtin University, o valor agregado estruturado no compartilhamento de conteúdos feitos pelas plataformas diminui a probabilidade de alguém clicar no artigo e ainda por cima melhora os resultados financeiros das gigantes (por meio dos anúncios exibidos).

Leia Também:  Google ameaça remover buscador da Austrália; entenda a briga

Tem mais coisa aí?

Um dos questionamentos é que o Google recentemente aceitou pagar publicações noticiosas na França. Claro que o acordou levou em conta os critérios estabelecidos pela gigante, mas isso faz questionar se a “briga” com a Austrália tem algum outro motivo específico. E na verdade, tem.

Outro ponto da legislação refere-se aos algoritmos utilizados quando as pessoas pesquisam ou navegam pelas plataformas. O código exige que as empresas de tecnologia avisem os sites da imprensa local com até 14 dias de atencedência caso haja quaisquer alterações capazes de alterar a forma como os usuários interagem com os conteúdos.

Caso seja aprovado, este ponto pode significar perdas nas receitas publicitárias das empresas tecnológicas, mas por ora, é preciso esperar para ver se a legislação será aprovada e se passará sem alterações.

Até lá, é provável que as ameaças de ambos os lados (tanto das plataformas, quanto dos reguladores australianos) continuem e novas repercussões sobre o caso devem vir à tona nas próximas semanas.

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA