Momento Turismo

Curitiba: as melhores atrações turísticas de acordo com quem vive na cidade

Publicados

em


source
Curitiba, capital paranaense, é a cidade ideal para quem gosta de curtir a natureza em meio à cidade grande.
Pedro Ribas/SMCS

Curitiba, capital paranaense, é a cidade ideal para quem gosta de curtir a natureza em meio à cidade grande.

Curitiba, capital paranaense, é a cidade ideal para quem gosta de curtir a natureza em meio à cidade grande. Afinal, apesar de ser a oitava capital mais populosa do Brasil, com aproximadamente 2 milhões de habitantes, é muito bem equipada em se tratando de áreas verdes. 

Referência em sustentabilidade, a cidade tem a melhor qualidade de ar do país, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Por este motivo, ela se compara a cidades como Madri , Amsterdã , Estocolmo, Portland, Vancouver, Oslo e Copenhaguen , todas modelos no que se refere à preservação da natureza e clima agradável. 

Curitiba possui uma infraestrutura ímpar para receber os turistas e grande parte das atrações são gratuitas, ou possuem um preço amigável. A cidade tem cerca de 34,5 m² por habitante somente em áreas verdes. Além disso, são 36 espaços urbanos de preservação, entre parques, bosques e praças arborizadas. O iG Turismo conversou com a moradora Ana Teresa, que deu algumas dicas de turismo na capital.


Jardim Botânico


O Jardim Botânico Municipal de Curitiba foi inaugurado em 1991, é um dos principais cartões postais da cidade. Em 245 mil m² de área, é possível passear por belos jardins floridos, lagos, alamedas, bosques, um museu e a estufa. A atração mais imponente do local é a estufa, que pode ser avistada logo na entrada da cidade. 

Leia Também:  Planetário Ibirapuera recebe audição espacial de novo álbum do Coldplay

A construção do prédio foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres e possui 458 m². No interior, há exemplares vegetais naturais e ornamentais típicos da flora da Mata Atlântica. A estufa também impressiona por ser uma enorme construção de ferro, com 3,8 mil peças de vidro. 

Outra atração que merece destaque é o Jardim das Sensações, área com 200 m de extensão, em que o visitante percorre o jardim com os olhos vendados. Na experiência, é possível sentir o chão com os pés descalços, ouvir o som da água descendo as cascatas e apreciar o aroma emitido pelas flores.

“É um parque próximo ao centro da cidade, com uma área verde bem grande e bonita. Lá tem uma construção de vidro, onde se mantém um imenso viveiro de plantas”, conta Ana Teresa.

(continue a leitura logo abaixo)

Você viu?

Ópera do Arame e Pedreira Paulo Leminski 

A Ópera do Arame é uma casa de eventos situada dentro do Parque das Pedreiras, onde também está o Espaço Cultural Paulo Leminski. A casa de espetáculos tem capacidade para 1,5 mil pessoas e até 20 mil pessoas se a apresentação for ao ar livre. 

Segundo Ana Teresa, o local vale a pena ser visitado por conta da estrutura diferenciada. “Se trata de uma estrutura metálica, onde funciona um teatro e uma casa de shows. Fica em um espaço aberto, rodeado de um lago. Ao lado, encontramos a pedreira. Hoje é um espaço para apresentações culturais, mas antes era uma grande canteira. Logo, as paredes são as rochas”, diz.

Praça do Japão


A Praça do Japão também é um ponto turístico indicado por Ana Teresa. Ela diz que o local é muito charmoso, devido à jardinagem e estrutura em homenagem aos imigrantes japoneses, que chegaram em Curitiba a partir de 1910. É na cidade que está a segunda maior comunidade japonesa do Brasil, com 32 mil descendentes nipônicos. 

Leia Também:  Empresária larga tudo para viver em motorhome: "Eu realmente não estava feliz"

O espaço arborizado conta com 14 mil m² e 30 cerejeiras dispersas pela praça, que foram enviadas pelo próprio Império Japonês. No mais, são seis lagos artificiais construídos no mesmo modelo que os do Japão. Lá, o visitante irá encontrar, ainda, esculturas com símbolos importantes para os nipônicos, o Portal Japonês, o Memorial da Imigração Japonesa e o Espaço Tomie Ohtake.

Parque Tanguá 


No local, onde antes funcionavam duas pedreiras, desativadas na década de 1970, abrange uma área de 235 mil m². Desde 1996, é um parque que encanta os visitantes, com fauna e flora próprias da região. Para Ana Teresa, é o lugar perfeito para caminhar e curtir a natureza. O parque é dividido entre a parte superior e a parte inferior. 

Na primeira, é possível apreciar a vista, que possui um mirante de todo o parque. De cima, vislumbra-se o Jardim Poty Lazzarotto, o espelho d’água do Parque Tanguá, um mirante, em forma de castelo e os jardins, feitos em estilo francês. 

Já na segunda, há a opção de caminhar ao redor do lago artificial e apreciar a cascata do Parque Tanguá, com 65 m de altura. O local também abriga um túnel secreto com 45 m de extensão.

Parque Tingui


Nomeado em homenagem aos povos indígenas que habitavam Curitiba, o Parque Tingui tem 380 mil m². No local, pode-se visitar o Memorial Ucraniano, com casas bizantinas, que saúdam os imigrantes ucranianos que chegaram ao Brasil no fim do século 19. 

Além da presença constante de animais silvestres, como capivaras, o passeio pelo parque ainda proporciona ao visitante conhecer um bosque, jardins e casinhas de madeira. Cenário característico dos contos de fadas.

Fonte: IG Turismo

Propaganda

Momento Turismo

Hotel em Trancoso é eleito melhor resort do mundo pela Condé Nast Traveller

Publicados

em


source
Hotel em Trancoso é eleito melhor resort do mundo pela Condé Nast Traveller
Divulgação

Hotel em Trancoso é eleito melhor resort do mundo pela Condé Nast Traveller


A principal revista  de turismo no mundo, Condé Nast Traveller, anunciou os resultados da 34ª edição anual do Readers’ Choice Awards (Prêmio Escolha dos Leitores), realizada em 2021. O UXUA Casa Hotel & Spa, localizado em Trancoso, litoral da Bahia, foi eleito o Melhor Resort da América do Sul pelo terceiro ano consecutivo e, pela primeira vez, o Melhor Resort do Mundo.

O Prêmio Condé Nast Traveller é o mais antigo e reconhecimento de excelência na indústria de viagens. O ranking completo dos Melhores Resorts do Mundo pode ser encontrado aqui, enquanto a lista dos Melhores da América do Sul pode ser conferida aqui. Em ambos os casos, o UXUA está em 1º lugar e é a única propriedade brasileira listada. 

Os melhores hotéis, resorts, países, cidades, ilhas, spas, trens, companhias aéreas, aeroportos e cruzeiros do mundo são eleitos por viajantes de todo o planeta no prêmio concedido anualmente pela Condé Nast Traveller. Na apuração de 2021, mais de 800.000 leitores da revista votaram, escolhendo suas melhores experiências de viagem ao redor do mundo.

Leia Também:  Empresária larga tudo para viver em motorhome: "Eu realmente não estava feliz"

Leia Também

“À medida que as restrições às viagens diminuem, fica claro que nossos leitores passaram grande parte do último ano e meio sonhando com viagens e planejando futuras aventuras”, disse Divia Thani, Diretora Editorial Global da Condé Nast Traveller. “A diversidade e o estilo dos vencedores do nosso Readers’ Choice Award representam um desejo de voltar ao mundo e experimentar o melhor que a indústria de viagens tem a oferecer”.


A região do litoral sul da Bahia, no Brasil, é famosa por suas influências africanas, clima tropical e centenas de quilômetros de praias paradisíacas. Em 1586, missionários jesuítas que viajavam na área fundaram Trancoso, esculpindo na floresta tropical uma praça gramada no topo de uma falésia com vista para o mar e cercando-a por cinquenta casinhas e uma pequena igreja. Essa área, conhecida como Quadrado, foi preservada por séculos e, hoje, é um dos cenários mais pitorescos e preservados do Brasil, além de ser o embrião do UXUA.

Leia Também:  Hotel em Trancoso é eleito melhor resort do mundo pela Condé Nast Traveller

O resort combina perfeitamente sua estrutura de 9.000 metros quadrados de jardins privados, com uma piscina de quartzo aventurino, lounge, academia e o inovador Vida Lab, dirigido por um médico nutrólogo que explora as riquezas da Mata Atlântica para tratamentos exclusivos no Vida Spa do UXUA. Uma refinada gastronomia é servida nos restaurantes internacionalmente reconhecidos do resort, tanto no Quadrado quanto no bar da praia – um dos mais aclamados do Brasil.

Fonte: IG Turismo

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA