Momento Turismo

Espanha suspende restrições de voos com Brasil; turistas devem fazer quarentena

Publicados

em


source
Espanha retoma voos com Brasil
Reprodução/Pexels

Espanha retoma voos com Brasil


A Espanha vai suspender as restrições para voos oriundos do Brasil a partir do dia 3 de agosto segundo decreto publicado no Diário Oficial deste sábado (31).

No entanto, o país europeu vai estabelecer uma quarentena de dez dias para viajantes do Brasil por causa do coronavírus. Além disso, os brasileiros vão precisar apresentar a caderneta de vacinação completa (com imunizante aprovado pela União Europeia ou pela OMS) e um teste negativo de Covid-19.


Desde fevereiro de 2021 o país rompeu as conexões aéreas com o Brasil por causa do risco epidemiológico. Em junho, a Espanha voltou a abrir as fronteiras para turistas, mas o Brasil ficou de fora da lista.

Fonte: IG Turismo

Leia Também:  Primavera no hemisfério sul: 5 países para aproveitar a estação das flores
Propaganda

Momento Turismo

Esquiar ajuda a amenizar o transtorno de ansiedade, diz estudo

Publicados

em


source
Esquiar faz bem para tratar a ansiedade
Divulgação

Esquiar faz bem para tratar a ansiedade

O transtorno de ansidedade é um dos problemas de saúde que mais afetam pessoas no mundo inteiro. Estima-se que existam 264 milhões de pessoas em todos os países sofrendo com este problema, uma média de 3,6% da população mundial, número que pode ser ainda maior após o isolamento social durante a pandemia do coronavírus. 

Por este motivo, cientistas do mundo inteiro têm buscado soluções que ajudem as pessoas a controlarem esse transtorno, principalmente alternativas que fujam do uso de medicamentos. Uma nova pesquisa publicada recentemente no Frontiers in Psychiatry descobriu que os esquiadores tinham um risco quase 60% menor de serem diagnosticados com transtornos de ansiedade, em comparação com os não praticavam este esporte.

Por anos, os especialistas pensaram que a atividade física poderia ajudar a prevenir a ansiedade ou reduzir os sintomas, mas este novo estudo mostrar esses resultados com um pouco mais de detalhes. Os autores analisaram 197.685 suecos que participaram da Vasaloppet, a maior corrida de esqui de longa distância do mundo, entre 1989 e 2010, e os compararam com outras pessoas que não praticaram o esporte. Em seguida, continuou a monitorá-los durante um período de acompanhamento de 10 anos. 

Leia Também:  Primavera no hemisfério sul: 5 países para aproveitar a estação das flores

No geral, os esquiadores tiveram um risco 60% menor de serem diagnosticados com transtornos de ansiedade, independentemente do nível de educação, idade e sexo. De acordo com o site britânico Metro, os pesquisadores também descobriram que a intensidade do exercício também desempenha um papel importante na luta contra a doença e que existem algumas diferenças no resultado do diagnóstico entre homens e mulheres.

O tempo que os esquiadores levaram para terminar a corrida não afetou o risco de transtornos de ansiedade nos homens, mas as esquiadoras de alto desempenho tinham quase o dobro do risco de desenvolver ansiedade, em comparação com as mulheres de baixo desempenho.

No entanto, a autora do estudo, Martina Svensson, aponta que o risco total de ficar ansioso entre essas mulheres de alto desempenho ainda era menor em comparação com as mulheres mais inativas fisicamente na população em geral.

Uma das coisas para fazer na Califórnia durante o inverno americano é aproveitar a neve e esquiar na Mammoth Mountain
Pixabay

Uma das coisas para fazer na Califórnia durante o inverno americano é aproveitar a neve e esquiar na Mammoth Mountain

“Essas diferenças podem ser pelas respostas fisiológicas ao exercício – ou outros fatores, como preocupações com a aparência (que é mais comumente encontrada entre mulheres que praticam exercícios) e autopercepção do nível de aptidão física, que pode aumentar a ansiedade”, diz.

Leia Também:  Que tal se hospedar na casa do Otis, de Sex Education?

As descobertas do estudo fazem muito sentido, considerando que qualquer exercício pode ser uma distração mental de pensamentos preocupantes e faz com que essas endorfinas tão importantes fluam. Da mesma forma, a natureza aumenta a sensação de bem-estar e praticar esportes ao ar livre, como esquiar, pode ser extremamente benéfico para a saúde mental.

Realidade brasileira

No ano passado, a Organização Mundial da Saúde divulgou um dado alarmante que apontou que quase 19 milhões de brasileiros sofrem com o transtorno de ansiedade. Desde 2017, o país tem o maior índice de pessoas essa doença em todo o mundo e, após a pandemia, essa situação só piorou.

Um estudo conduzido pelo Ministério da Saúde avaliou a saúde mental dos brasileiros e, na primeira etapa realizada nos meses de abril e maio, com mais de 17 mil pessoas, o resultado foi mais alarmante: 86,5% dos entrevistados estavam enquadrados em algum tipo de ansiedade patológica.

Infelizmente o Brasil não tem um lugar propício para praticar o esqui, mas bem perto daqui, no Chile, existe uma estação com diferentes tipos de pistas. A Estação de Portillo, que fica a 3 mil metros acima do nível do mar, no meio dos picos nevados da Cordilheira dos Andes, está longe de qualquer cidade mais urbanizada, então o viajante tem a oportunidade de curtir uma viagem sem estresses e em contato com a natureza.

Fonte: IG Turismo

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA