Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Ministério do Turismo destaca arte, fé e emoção na apresentação do Manto do Círio 2025

Manto do Círio 2025 atraiu milhares de fiéis à Basílica Santuário de Nazaré, em Belém (PA). Crédito: Alessandra Serrão/MTur

publicidade

A noite de quinta-feira (09.10) foi marcada por um misto de fé, emoção e arte na Basílica Santuário de Nazaré, em Belém (PA). Mesmo sob chuva, milhares de fiéis se reuniram para assistir à apresentação do Manto do Círio 2025, um dos momentos mais aguardados da festividade.

A cerimônia, presidida por Dom Júlio Endi Akamine, arcebispo metropolitano da capital paraense, atraiu uma multidão. A igreja estava lotada, e centenas de devotos acompanharam a celebração do lado de fora, rezando, cantando e agradecendo à Virgem, sob a chuva que caía sem afastar ninguém.

“É um momento em que a gente sente o coração bater mais forte. Mesmo com a chuva, ninguém foi embora. Cada ano o manto é diferente, mas o amor por Nossa Senhora é o mesmo. Quando o manto aparece, parece que ela nos abraça de novo”, contou, emocionada, Maria do Socorro Oliveira, romeira há 25 anos.

O Manto do Círio, que antecede o início das procissões oficiais, marca a revelação da nova vestimenta da Imagem Peregrina, simbolizando a renovação da fé e da esperança do povo paraense. Neste ano, o Cirio de Nazaré conta com um investimento inédito de R$ 2 milhões do Ministério do Turismo, destinados à infraestrutura e organização.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, reforça a importância do apoio do governo federal ao evento. “O Círio de Nazaré é uma manifestação que une fé, tradição e identidade. Ao apoiar essa celebração, o Ministério do Turismo valoriza os profissionais que transformam a devoção em arte e fortalece o turismo religioso como vetor de desenvolvimento sustentável. É uma forma de o governo federal reconhecer a grandeza do povo paraense e da cultura amazônica diante do Brasil e do mundo”, afirma Sabino.

No próximo domingo (12.10), a partir das 10h, a celebração do Círio de Nazaré na capital paraense será transmitida ao vivo pelo YouTube do Ministério do Turismo, a TV Brasil Internacional e o Canal Gov.

MANTO – O processo criativo da peça teve início em fevereiro desse ano, quando a estilista Letícia Nassar recebeu o convite do casal coordenador do Círio 2025, Antônio e Rosa Sousa. A confecção e o desenho foram assinados por Letícia, com o apoio de uma equipe formada por Daniela Guerra, Fernando Machado e Luiz Paulo Ferreira (bordados), Rita Tomé (costura) e Sheyla Craveiro (apoio geral).

A artista possui uma trajetória de fé e arte profundamente ligada ao Círio. Em 2023, Letícia foi convidada pela Diretoria da Festa de Nazaré para confeccionar o Manto de uma imagem de Nossa Senhora que participou de uma festividade em Miami, nos Estados Unidos. No ano seguinte, também fez o Manto Oficial do Círio 2024.

“O Manto 2025 traz uma profunda reflexão sobre a criação e o papel de Maria na redenção da humanidade. Foi um trabalho de entrega e emoção. Cada ponto carrega uma oração, cada bordado representa uma forma de devoção. Ver a Imagem Peregrina vestida com a peça e sentir o olhar do povo foi indescritível”, relatou Letícia Nassar.

A peça, inspirada no tema “Maria, Mãe e Rainha de toda a criação”, reflete o papel de Maria como guardiã da vida e símbolo da Criação Divina. Com vidrilhos de cristal, joias de prata e ouro, zircônias, miçangas de vidro e hematitas, o Manto brilha sob a luz do altar, evocando o esplendor e a maternidade da Virgem.

Segundo o coordenador do Círio 2025, Antônio Sousa, a escolha foi conduzida com orações e profundo cuidado espiritual. “Cada detalhe foi pensado para expressar fé, esperança e identidade. Queríamos que o Manto refletisse o tema deste ano e, ao mesmo tempo, traduzisse a força espiritual e cultural do povo paraense”, explicou Sousa.

SUPORTE – O apoio do Ministério do Turismo ao Círio de Nazaré soma-se a um conjunto de ações para fortalecer o segmento religioso no país. Entre elas, a inscrição de prestadores de serviços turísticos no Cadastur, que promove a formalização na área, e a oferta de financiamentos a empreendedores privados por meio do Fundo Geral de Turismo (Novo Fungetur), que proporciona a obtenção de capital de giro, a aquisição de equipamentos e a realização de obras.

Por Cíntia Luna

Assessora de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

Botão WhatsApp - Canal TI
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x