Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Ministério do Turismo realiza segunda rodada de visitas técnicas nos assentamentos

Crédito: Gettyimages

publicidade

O Ministério do Turismo realizou, na última semana, a segunda rodada de diagnósticos do Projeto Experiências do Brasil Original: Assentamentos, no assentamento Nova Esperança, localizado no município de Olho D’Água do Casado (AL). A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), busca estruturar o turismo de base comunitária em assentamentos da reforma agrária, promovendo a preservação ambiental, o fortalecimento da cultura camponesa e a geração de renda.

Durante a visita, foram realizados encontros para levantamento participativo sobre o potencial turístico da região, avaliando oportunidades, desafios e características locais que são capazes de compor experiências ligadas ao turismo cultural e à produção associada.

A coordenadora-geral de Produtos e Experiências Turísticas do Ministério do Turismo, Fabiana Oliveira, destacou a importância da ação para ampliar a visibilidade dos assentamentos no cenário turístico nacional.

“Com o Projeto Experiências do Brasil Original, buscamos valorizar a identidade cultural e as riquezas naturais das comunidades, oferecendo aos visitantes experiências únicas e autênticas. Esse diagnóstico é fundamental para entender a realidade local e preparar os assentados para receber turistas de forma sustentável, gerando renda e fortalecendo a permanência das famílias no território”, afirmou.

O assentamento Nova Esperança representa a região Nordeste no projeto, que contempla um total de cinco assentamentos — um em cada macrorregião do país. No mês passado, a primeira etapa foi realizada no assentamento Egídeo Brunetto, na cidade de Jaciara (MT), no Centro-Oeste.

As visitas técnicas seguem até dezembro e vão embasar um plano de ação para transformar os assentamentos em destinos turísticos sustentáveis, capazes de unir valorização cultural, preservação ambiental e desenvolvimento econômico.

Por Lívia Albernaz

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

Botão WhatsApp - Canal TI
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x