Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mulheres que transformam: protagonismo feminino e turismo sustentável em debate na COP30

Imagem: Henrique Huff/MTur

publicidade

Nesta quinta-feira (20), o estande “Conheça o Brasil”, do Ministério do Turismo, na Green Zone da COP30, recebeu o painel “Mulheres que transformam: o protagonismo feminino na construção de um turismo sustentável no Pará”, que apresentou iniciativas locais e reforçou o papel das mulheres na construção de um turismo comprometido com a sustentabilidade.

Moderado por Cilene Sabino, secretária de Turismo e Cultura de Belém, o evento contou com a participação de Eilla Ramalho, secretária de Turismo de Mãe do Rio; Tamires Coutinho, secretária de Turismo de Uruará; e Maryllin Kiall, secretária de Turismo de Bragança.

Na abertura, Ana Carla Lopes, secretária-executiva do Ministério do Turismo, destacou a importância da integração entre políticas públicas e sustentabilidade. “Hoje unimos turismo e protagonismo feminino para reforçar que a sustentabilidade é um caminho indispensável diante dos desafios das mudanças climáticas que estamos vivendo”, disse.

Ao longo do painel, as secretárias municipais apresentaram a diversidade turística de suas regiões, destacando roteiros, belezas naturais e iniciativas culturais e econômicas que colocam o turismo local como motor do desenvolvimento sustentável. Elas também enfatizaram ações voltadas ao fortalecimento do setor, à valorização do patrimônio natural e cultural e ao impacto transformador da liderança feminina nos territórios

Para Cilene Sabino, o turismo tem desempenhado um papel estratégico ao impulsionar o Pará no cenário internacional. “O turismo conecta nossos destinos, muitos deles hoje ganhando destaque no mundo inteiro. A força do Norte está na autenticidade dos nossos povos, da nossa cultura e da nossa natureza. Mostrar isso ao mundo é valorizar um turismo que transforma territórios e posiciona o Pará como referência global”.

Eilla Ramalho, secretária de Turismo de Mãe do Rio, parabenizou a atual gestão do Ministério do Turismo. “Hoje só estamos aqui porque esse legado abriu espaço para que o turismo finalmente recebesse investimento e visibilidade. Há evidências científicas de que municípios que apostam em cultura e turismo avançam socioeconomicamente, e estarmos no maior evento global sobre clima prova que o turismo sustentável é, de fato, a bola da vez”.

Durante o bate-papo, Tamires Coutinho, secretária de Turismo de Uruará, aproveitou a oportunidade para destacar as belezas naturais de seu município. “Somos repletos de belezas naturais, com cachoeiras, cavernas e uma localização privilegiada no coração da Amazônia. E, além do nosso forte turismo de natureza, temos a maior feira agropecuária da Transamazônica, uma de nossas maiores riquezas”, ressaltou.

A secretária de Turismo de Bragança, Maryllin Kiall, finalizou o painel destacando a tradicional festa religiosa da cidade: a marujada. “Estamos falando de tradição. A marujada é cultura pulsante nas veias de todos os cidadãos e é uma história linda que precisa ser vivida por todo brasileiro”.

Por Bárbara Magalhães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

Botão WhatsApp - Canal TI
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x