Está aberta a votação popular nos “Profissionais de Destaque” da edição deste ano do Prêmio Nacional do Turismo, que valoriza ações inovadoras, sustentáveis e inspiradoras em todo o Brasil. As indicações do público podem ser feitas até a próxima segunda-feira (1º/12), por meio do site do Ministério do Turismo. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 3 de dezembro de 2025, no espaço Millennium Convention Center, às 18h.
Clique AQUI e escolha seu favorito!
Conheça um pouco do perfil dos selecionados que estão concorrendo na categoria “Iniciativa Privada – Micro, Pequenos Empreendedores e MEI”.
Guilherme Forbeck – É diretor do Refúgio das Curucacas, onde atua com ecoturismo e turismo de aventura, com ênfase no turismo regenerativo, desde 2016. A operadora está situada no Povoado Passo do Pupo, Zona de Amortecimento do Parque Nacional dos Campos Gerais. Além do trabalho junto à operadora, Guilherme é presidente da IGR ADETUR Campos Gerais, entidade que tem como objetivo principal o desenvolvimento sustentável do turismo regional.Pela ADETUR, Guilherme coordena, juntamente com o ICMBio NGI Campos Gerais, o Caminho da Escarpa Devoniana, trilha de longo curso que faz parte da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso (Rede Trilhas), integrando a coordenação estadual da Rede Trilhas. Todo o trabalho realizado pela e para a ADETUR é voluntário.
Maurício Grando Pilati – É comunicador social, guia e gestor de turismo, atuando há mais de sete anos na integração entre cultura, natureza e desenvolvimento sustentável. Apaixonado pela diversidade e pela valorização dos saberes locais, dedica sua trajetória à criação de experiências turísticas que fortalecem comunidades e preservam o meio ambiente. É idealizador do projeto Gralha Azul – Turismo e Aventura, uma rede colaborativa de turismo de base comunitária que reúne mais de 30 famílias e comunidades tradicionais da região central do Paraná. Além da gestão do projeto, Mauricio desenvolve oficinas, cursos e palestras voltadas à educação ambiental e à valorização cultural, recebendo escolas, universidades e grupos de todo o Brasil. Atua também na criação de museus comunitários, livros, documentários e projetos artísticos que resgatam memórias e histórias locais. Com uma atuação marcada pela sensibilidade, inovação e compromisso social, Mauricio representa uma nova geração de empreendedores que acreditam no turismo como instrumento de transformação, inclusão e sustentabilidade para o Brasil.
Rodrigo Leitis Stüpp – Há 10 anos, o Guia Manezinho transforma roteiros turísticos em vivências autênticas em Florianópolis. Criado pelo jornalista e guia Rodrigo Stüpp, já recebeu mais de 35 mil participantes, especialmente crianças e adolescentes, em 15 caminhadas temáticas que unem cultura, educação e pertencimento, valorizando memórias, histórias e personagens como Antonieta de Barros. Com roteiros como “Negros em Desterro”, promove reflexão, humor e emoção, fortalecendo identidade e inclusão. Referência em storytelling para o turismo, Rodrigo realiza palestras e debates e recebeu a Medalha Aldírio Simões, tornando-se voz ativa na preservação da memória e do turismo cultural em Floripa.
SAIBA COMO VOTAR – Acesse premionacional.turismo.gov.br, escolha seu finalista de cada categoria, informe seu e-mail e confirme a validação enviada para sua caixa de entrada. Seu voto está registrado!
SOBRE O PRÊMIO – Considerado o “Oscar” do turismo brasileiro, o Prêmio Nacional do Turismo reconhece o trabalho, a criatividade e a dedicação de profissionais e iniciativas que impulsionam o setor em todo o país. Fruto de uma parceria entre o Ministério do Turismo e o Conselho Nacional de Turismo (CNT), a premiação ajuda a consolidar o segmento como um vetor de desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental no país.
Por Bárbara Magalhães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo






























