Momento +
Abertura da 45ª edição dos Jogos Estudantis Cuiabanos é marcado pela premiação nas modalidades individuais
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, realizou, na manhã deste sábado (28), a abertura oficial da 45ª edição dos Jogos Estudantis Cuiabanos, no ginásio do Complexo Dom Aquino. A cerimônia foi marcada pela entrega da premiação aos vencedores das modalidades individuais.
No total, 47 escolas participaram desta primeira fase, com um público estimado de aproximadamente mil alunos. Os vencedores irão representar Cuiabá nos Jogos Estudantis Estaduais e Nacionais. Agora, a competição segue para o ciclo das coletivas, abrangendo as categorias de futsal, voleibol, basquete e handebol, divididas por duas faixas etárias de idade. A primeira B de 12 aos 14 anos e a A, dos 15 aos 17 anos.
Representando o prefeito Emanuel Pinheiro, o titular da Pasta, Aluízio Leite, desejou parabéns aos participantes, de modo geral, e pontuou o papel desempenhado pelo esporte de agente transformador na sociedade. “Meus parabéns aos professores, pais e alunos. O Esporte é sim integralizador da população, precisa e merece ser valorizado. Nessa defesa, que nós da Gestão Emanuel Pinheiro, dizemos que é uma honra ter aqui cada uma das instituições de ensinos, com mais de mil alunos inscritos, retomando com força total após dois anos, com muita alegria, fomentando as tradições cuiabanas”, disse em seu discurso.
Campeão mundial pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), na França, o judoca cuiabano, Cristi Miranda, afirmou que seu maior sonho é conquistar uma vaga nos jogos olímpicos, levando consigo, o nome da capital mato-grossense aos quatros cantos do mundo. “Moro no bairro Alvorada e comecei bem jovem, com sete anos. Para mim é gratificante representar a minha cidade e estado em outro país. Consegui o título através de quatro vitórias e no final venci o francês em casa. Os meus planos são crescer e fazer carreira no esporte, porém, o maior deles é chegar, com certeza, nas olimpíadas”, relatou.
A professora de luta olímpica da Escola Estadual Governador José Fragelli, a Arena Educação, localizada no bairro Verdão, Luzia Fernandes, salientou a importância da inclusão das atividades lúdicas na grade escolar. “Para mim é uma honra muito grande fazer parte também. Temos alunos como o Caio e Ângelo Café, por exemplo, que se encontram e foram para outros países, carregando o nome o nome de Cuiabá e Mato Grosso, ambos de escolas públicas, mostrando que a soma de esforços faz toda a diferença, sejam elas quais forem”, disse a educadora.
O encontro tem como finalidade promover a integração social e revelação de grandes talentos. Estiveram presentes a diretora municipal de Esportes, Patrícia Barcelos e o vereador Mario Nadaf.

Momento +
Grupos de pais, crianças e adolescentes participam dinâmicas que tratam dos problemas sociais
A ação faz parte do programa de atendimento às famílias em estado de vulnerabilidade social e integra os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Município.
Por Kátia Passos
Da Secom-VG
Com o intuito de promover o debate sobre caminhos e soluções para a construção de uma sociedade melhor, mais justa e humana, técnicas de referência e orientadoras da Secretaria Municipal de Assistência Social de Várzea Grande trabalharam, neste mês de junho, rodas de conversa e dinâmicas sobre a preservação do meio ambiente, o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, além do trabalho infantil. A ação é voltada aos grupos de pais, crianças e adolescentes que integram os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
O trabalho visa envolver os pais, que participam de palestras e rodas de conversa. Já as crianças, que também participam dos diálogos, se envolvem nas dinâmicas como pinturas e brincadeiras, destacando os temas de forma singular e de fácil entendimento, valendo-se de linguagem acessível à cada faixa etária. “O objetivo deste trabalho é chamar a atenção da população para as questões que afetam toda sociedade, promovendo a conscientização sobre tais problemas”, pontuou a secretária Municipal de Assistência Social, Ana Cristina Vieira.
De acordo com a gestora, os temas estão vinculados diretamente às datas alusivas ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no último dia 18 de maio; Meio Ambiente, comemorado no dia 05 de junho; e do Combate ao Trabalho Infantil, dia 12 deste mês. Ana Cristina explica que cada Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) tem a liberdade de tratar de um tema específico e, a partir daí, elaborar seu cronograma de atuação e a sua dinâmica, incluindo palestras, rodas de diálogo, plantio de árvores, jogos e brincadeiras.
No CRAS da unidade São Mateus, por exemplo, as orientadoras realizaram rodas de conversa e diversas dinâmicas no sentido de alertar às crianças sobre a necessidade de estarem atentas sobre qualquer situação que envolva toques em partes do seu corpo. Já na unidade do bairro Jardim Glória, as orientadoras, além da acolhida e roda de conversa, aplicaram atividades como caça-palavras, pintura da flor símbolo do programa ‘FAÇA BONITO’, de combate ao abuso de exploração sexual de menores de idade. Além disso, estão promovendo uma dinâmica do “diga sim” para palavras como: respeito, direito, proteção, liberdade e confiança.
“O Município tem um Rede de Proteção atuante nas questões que envolvem a violência contra a mulher, idoso e a criança. As ações desenvolvidas pelo Conselho Tutelar, aliado aos trabalhos promovidos nos bairros por meio dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, além da atuação das escolas com dinâmicas e palestras sobre temas importantes, fazem da nossa Rede uma teia de resistência às mazelas que assolam nossa sociedade”, apontou a primeira-dama, Kika Dorilêo Baracat, ao concluir que diante de tantos problemas sociais existentes no Brasil, só a união de esforços é capaz de romper esses estigmas.
-
POLÍTICA NACIONAL7 dias atrás
Projeto prorroga suspensão de despejos até março de 2023
-
Momento Entretenimento3 dias atrás
MC Mirella anuncia fim de processo de divórcio com Dynho Alves
-
Momento Entretenimento6 dias atrás
Chris Flores é criticada por seu posicionamento no caso Klara Castanho
-
Momento Entretenimento1 dia atrás
Poliana defende Zé Felipe e detona Pabllo Vittar: “Inveja”