Neste sábado (22), a Academia Luverdense de Letras (ALL) comemora 15 anos de fundação com um evento solene às 18h30, no auditório da Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde. A cerimônia contará com a posse de dois novos acadêmicos, a entrega do Mérito Cultural Estrela das Letras e o lançamento do 1º Prêmio Literário Vera Faccin Carpenedo. O evento, que é gratuito e aberto ao público, reunirá autoridades municipais, representantes da cultura local, acadêmicos, familiares e convidados.
A História da Academia Luverdense de Letras
Fundada em 23 de março de 2010, a Academia Luverdense de Letras (ALL) surgiu a partir de encontros entre entusiastas da literatura que se reuniam desde 2007. Com uma estrutura composta por 15 cadeiras, a Academia conta atualmente com 10 acadêmicos efetivos, número que será ampliado para 12 com a posse dos novos membros. Além dos acadêmicos efetivos, a (ALL) possui três membros eméritos, dois beneméritos e dois correspondentes.
Como uma organização civil sem fins lucrativos, a missão da (ALL) é promover a cultura literária, fomentar a música, as artes visuais e o patrimônio cultural, além de incentivar a produção literária. A Academia desenvolve projetos de leitura e escrita, promove rodas de conversa e circuitos literários, e publica livros e coletâneas, com o objetivo de fortalecer a cultura local e regional.
Em 2023, a (ALL) lançou a coletânea Compartilhando Saberes, e em 2024, produziu a coletânea “Poetificar a Alma e Versar a Vida”, por meio de um edital da Secretaria de Cultura e Turismo de Lucas do Rio Verde.
1º Prêmio Literário Vera Faccin Carpenedo
O 1º Prêmio Literário Vera Faccin Carpenedo é um concurso destinado a poetas residentes em Mato Grosso, com o objetivo de incentivar a produção literária e estimular a criatividade no estado. Os três melhores colocados serão premiados. Este prêmio homenageia Vera Faccin Carpenedo, a primeira jornalista e escritora a se radicar em Lucas do Rio Verde, em reconhecimento à sua importante contribuição à literatura local.