Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
EM SORRISO

ACBAFAS apresenta Copa Centro-Oeste à Secel e amplia diálogo institucional

publicidade

A Associação Cultural de Bandas e Fanfarras de Mato Grosso (ACBAFAS) apresentou ao secretário de Cultura e Esporte de Mato Grosso, Davi Moura, o projeto estruturante e a trajetória da Copa Centro-Oeste de Bandas e Fanfarras, realizada em Sorriso. O encontro aconteceu no gabinete do secretário, na Arena Pantanal, em Cuiabá.

A agenda teve como objetivo apresentar a dimensão do evento, que em 2026 completa dez anos de realização, além de ampliar o diálogo institucional sobre futuras iniciativas e possíveis parcerias voltadas ao fortalecimento da música instrumental e das atividades desenvolvidas pelo segmento de bandas e fanfarras em Mato Grosso.

A ACBAFAS esteve representada por Priscilla Karine Henchen, diretora de Eventos; Michael da Conceição Veras, diretor de Projetos e Cultura; Lucinir André Bellaver Cioato, tesoureiro; e Tainara de Oliveira Almeida, secretária.

A construção da agenda contou com a articulação do vereador Diogo Kriguer, que contribuiu para viabilizar o encontro com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL). Ele não participou presencialmente da reunião.

Durante a agenda, o vereador Toco Baggio acompanhou os representantes da associação e participou do encontro representando o Legislativo Municipal em nome do presidente da Câmara, Rodrigo Materazzi. A presença reforçou a aproximação entre o Legislativo e a organização do evento, especialmente no trabalho de valorização das iniciativas culturais desenvolvidas em Sorriso.

A Copa Centro-Oeste também conta com o apoio da Administração Municipal de Sorriso, parceria que integra a trajetória do evento e contribui para sua realização ao longo dos anos.

Criada para valorizar a música instrumental e o trabalho desenvolvido pelas corporações, a Copa reúne bandas, fanfarras e projetos sociais e culturais, envolvendo músicos, regentes, diretores, estudantes, professores, familiares e comunidades.

Ao longo de sua trajetória, o evento passou a representar também uma oportunidade de projeção para as corporações participantes. A competição possibilita que os melhores classificados em suas categorias tenham acesso a vagas para eventos nacionais promovidos pela Liga Brasileira de Bandas e Fanfarras (LBF), ampliando as oportunidades de participação dos grupos mato-grossenses no cenário nacional.

O crescimento da procura por participação nas edições também demonstra a expansão do evento e a necessidade de novas articulações para que a Copa continue evoluindo nos próximos anos. A proposta apresentada à SECEL contempla justamente a construção de novos diálogos e a possibilidade de desenvolvimento de projetos parceiros que possam contribuir para ampliar o alcance da iniciativa.

Durante o encontro, Davi Moura recebeu o projeto, parabenizou a associação pela trajetória construída e demonstrou disposição em conhecer a Copa Centro-Oeste. A conversa também abriu espaço para futuras discussões sobre ações e parcerias que possam contribuir para o fortalecimento do evento e do segmento.

Para a presidente da ACBAFAS, WIndianara Sangaletti, apresentar a trajetória da Copa na capital representa um momento importante para projetar os próximos anos do trabalho desenvolvido pela associação.

“São dez anos de luta, insistência e muito amor pela música. Enfrentamos desafios para que o evento continuasse acontecendo e para que os sonhos de cada aluno, artista e músico pudessem se realizar. Estar na capital apresentando essa história e mostrando a importância da Copa é muito significativo para nós. A expectativa é ampliar o diálogo e construir, no futuro, novas parcerias que possam fortalecer ainda mais o projeto”, afirmou.

Em 2026, a Copa Centro-Oeste chega à sua 10ª edição, com programação prevista para os dias 31 de outubro e 1º de novembro, na Praça das Fontes, em Sorriso.

Mais do que marcar uma edição comemorativa, a agenda na capital representa um movimento de aproximação institucional para discutir o futuro da Copa e novas possibilidades de colaboração. A perspectiva da ACBAFAS é manter o crescimento do evento e ampliar, nos próximos anos, as oportunidades oferecidas aos músicos e às corporações que fazem parte da música instrumental em Mato Grosso.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

Botão WhatsApp - Canal TI