Pesquisar
Close this search box.

 Cáceres em Estado de Emergência: 7 mil desabrigados e Escola Técnica se transforma em Refúgio

Foto: Ronivon Barros

publicidade

Cáceres, a 220 km de Cuiabá, vive uma situação de emergência após as intensas chuvas do último sábado (10) resultarem em alagamentos que afetaram seis bairros, deixando cerca de 7 mil moradores desabrigados.

Em pleno carnaval, a cidade enfrenta um cenário de destruição, com ruas transformadas em rios e casas submersas, enquanto a população busca abrigo na Escola Técnica Estadual, que se tornou um refúgio diante da tragédia.

Vídeos gravados por moradores revelam a magnitude do desastre, com imagens de ruas inundadas, móveis destruídos e objetos flutuando dentro das casas. O córrego Sangradouro transbordou, elevando o nível da água a patamares alarmantes, deixando dois bairros com a água alcançando as janelas, superando os 2 metros de altura. Muitos perderam tudo.

O coordenador da Defesa Civil em Cáceres, Cristiano de Barros, relatou a gravidade da situação: “Os bairros que o córrego atravessa alagaram em um perímetro de 500 metros próximo ao córrego. Em dois bairros, a água chegou na janela das casas, a mais de 2 metros de altura. O pessoal perdeu tudo. Se o pessoal puder ajudar com qualquer material, vai ser bom”.

Leia Também:  Polícia Militar inicia segunda semana da Operação Tolerância Zero nesta sexta-feira (06)

Diante desse quadro desolador, a Escola Técnica Estadual se transformou em um centro de acolhimento, abrigando mais de 50 pessoas desabrigadas. O prefeito de Cáceres, Odenilson José da Silva, destacou a criação de um Comitê de Emergência e um ponto de apoio para atender as necessidades urgentes da população.

“Estamos disponibilizando o setor de apoio na escola técnica estadual que fica ao lado da prefeitura, onde todas as pessoas que estão desabrigadas, precisando de assistência humanizada podem ir até a escola. Todas as forças de segurança vão auxiliar”, afirmou o prefeito.

Nesse momento crucial, a solidariedade também se manifesta a nível estadual. O Governador de Mato Grosso e a Primeira-Dama, Virgínia Mendes, anunciaram medidas para auxiliar Cáceres. Em mensagem nas redes sociais, o governador expressou seu comprometimento: “Colocamos o prédio da nossa Escola Técnica Estadual à disposição do município, que se transformou em um grande centro de recebimento de doações e abrigo para as famílias”.

Além disso, equipes da Secretaria de Assistência Social, a pedido da Primeira-Dama, levarão alimentos e leite para ajudar as famílias desabrigadas. A Defesa Civil Estadual está mobilizada para mapear a situação e fornecer suporte.

Leia Também:  Bombeiros salvam recém-nascido que se engasgou durante amamentação

Em suas redes sociais, Virgínia Mendes expressou sua gratidão e convocou à ação solidária: “Gratidão. Vamos cuidar da nossa gente que neste momento precisa de ajuda. As famílias de Cáceres foram surpreendidas por essa tragédia, precisamos ajudá-los e tentar amenizar um pouco o sofrimento.”

A cidade de Cáceres enfrenta uma das piores crises em sua história recente, e a mobilização de recursos, apoio governamental e a solidariedade da população tornam-se essenciais para ajudar as 7 mil pessoas desabrigadas a reconstruírem suas vidas.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Botão WhatsApp - Canal TI