Momento +

Campanha de Vacinação contra a poliomielite e multivacinação para atualizar caderneta das crianças é realizada neste sábado(17)

Publicados

em

Neste sábado (17) é  realizado em todo o Brasil o “Dia D” de vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes até 15 anos de idade.

A campanha começou em 5 de outubro e termina no dia 30. A abertura oficial na capital do Estado,  acontece na ESF Ilza Terezinha Picolli I e II, às 9h.

Em Cuiabá todos os postos de saúde estarão abertos das 7h às 17h. “A ideia do ‘Dia D’ é dar oportunidade às pessoas que não tem tempo de levar seus filhos para serem vacinados durante a semana de conseguirem imunizar as crianças”, explicou Sandra Horn, responsável técnica de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.

Para a vacinação contra poliomielite, o público-alvo são as crianças menores de 5 anos de idade. A meta é vacinar 95% deste público na capital. As crianças de até 11 meses e 29 dias deverão ser vacinadas com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). As crianças de um ano a menor de cinco anos de idade que já tenham recebido as três doses da VIP, deverão receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP).

Leia Também:  Polícia Civil investiga assassinato de motorista de aplicativo morto com quatro tiros a queima-roupa nesta quarta-feira(21)

Na multivacinação, o público-alvo são as crianças e adolescentes menores de 15 anos. Para as crianças de até 7 anos, serão oferecidas as vacinas contra BCG, Hepatite B, Penta, Polio inativada, Polio oral, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre amarela, Tríplice viral (sarampo,caxumba e rubéola), Tetra viral (sarampo,caxumba, rubéola e varicela), DTP, Hepatite A e Varicela.

Para crianças acima dos 7 anos e adolescentes, serão disponibilizadas as vacinas contra Hepatite B, Febre amarela, Tríplice viral, Difteria e tétano adulto, dTpa, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente e Varicela.

A responsável técnica ressalta que os pais ou responsáveis devem levar o cartão de vacina, cartão do SUS ou documentos pessoais das crianças que serão vacinadas. Também devem usar máscara dentro da unidade, lembrando que ela é indicada para pessoas acima dos 2 anos.

Aqueles que estão com sintomas gripais ou tiveram contato com alguém nestas condições devem adiar a vacinação, e manterem-se isolados até buscarem uma unidade de saúde para atendimento e realizar a vacinação após a melhora dos sintomas.

“Serão adotadas todas as estratégias de distanciamento social, uso de EPIs, higienização constante das mãos, enfim, todas as medidas que a população já está familiarizada. Não deixem de levar as crianças para serem vacinadas, pois devido à pandemia, tivemos uma baixa cobertura vacinal neste ano. Neste momento é muito importante que elas sejam imunizadas e atualizem suas cadernetas”, concluiu Sandra.

Leia Também:  Profissional de saúde acusado de estupro por paciente do Hospital Municipal de Cuiabá registra Boletim de Ocorrência

 

 

Otavio Ventureli(da redação com ascom)

Momento +

Presidente do PDT de MT lamenta saída de Pivetta da sigla e diz que vice-governador deixou um legado em 15 anos de filiação e militância

Publicados

em

O deputado estadual e presidente do PDT em Mato Grosso, Allan Kardec, lamentou a desfiliação do vice-governador Otaviano Pivetta(a esquerda na foto) da sigla.

O estopim para o rompimento foi o apoio de Pivetta à Coronel Fernanda, que defende as ideologias do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

“Fiquei triste, ontem tivemos uma conversa e ele pediu a desfiliação, mas ele já vinha ensaiando isso desde a campanha de 2018, quando apoiou o Bolsonaro. Agora ele se manifestou a favor da candidata Coronel Fernanda e isso vai direto contra a direção partidária”, explicou Kardec.

Porém, mesmo com a desfiliação, o deputado não poupou elogios a Pivetta no tempo em que foi membro do PDT.

“O Pivetta deixou um legado no PDT, teve mais de 15 anos de militância, teve 3 mandatos de prefeito, que foram premiados em todo Brasil. Ele é uma pessoa que tenho como referência, mas hoje é uma pessoa que se posiciona diferente daquilo que o PDT orienta”.

Allan ainda disse que a saída do vice-governador não provocará uma “debandada” do partido. “O PDT continua firme, hoje sem o Pivetta, mas crescendo no Estado. Ele não irá levar ninguém, não fez o pedido para ninguém sair. Ele só se desfiliou, não irá para nenhum partido até o final deste ano e nós vamos estar tocando o partido, hoje sem o Pivetta, mas lembrando sempre que ele ajudou na construção do partido no Estado”.

Leia Também:  Roubalheira: Servidora do IFMT e candidata a Vereadora em CNP MT foi alvo de busca e apreensão da Polícia Federal em sua casa

Racha no PDT

Otaviano Pivetta declarou apoio à Coronel Fernanda durante carreata realizada no sábado (17), em Lucas do Rio Verde, Mato Grosso. Ainda filiado ao PDT, o anúncio foi em desencontro com a escolha do partido em apoiar o advogado Euclides Ribeiro.

Na segunda-feira (19), Pivetta postou em sua rede social que pediu para sair da sigla e que teve uma conversa “amigável e respeitosa” com Allan Kardec.

 

 

Otavio Ventureli(da redação com Assessoria)

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA