Secretário Alan Porto afirma que modelo ajuda a reduzir conflitos e já será implantado em novas unidades, como a do bairro Vida Nova, em Cuiabá
Os recentes episódios de violência em escolas estaduais de Mato Grosso reacenderam o debate sobre segurança e convivência nas salas de aula, levando a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) a reforçar e antecipar a expansão do modelo cívico-militar na rede. Em menos de uma semana, dois casos distintos chamaram a atenção da comunidade escolar e das autoridades estaduais.
Na sexta-feira, 8 de novembro, um vídeo gravado dentro da Escola Estadual Dormevil Farias, em Pontes e Lacerda, mostrou um estudante agredindo uma colega durante o intervalo. O registro viralizou e levantou preocupações sobre o comportamento entre adolescentes. Três dias depois, na segunda-feira, 10 de novembro, outro caso grave foi registrado: uma estudante de 13 anos foi esfaqueada por um colega de 16 anos dentro da Escola Estadual Domingos Aparecido dos Santos, em Rondonópolis. A vítima foi socorrida e segue em recuperação.
Durante entrevista ao programa Balanço Geral, da TV Conquista (afiliada da Record), o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, comentou o caso e afirmou que a Seduc tem acompanhado de perto as famílias e a comunidade escolar.
“Esse é um dos assuntos que nos preocupa. Inclusive ontem nós tivemos um caso lamentável, muito triste, lá na escola Domingos, em Rondonópolis, onde nós tivemos um caso pontual de um estudante que teve problema e esfaqueou outra estudante dentro do ambiente escolar. A Seduc tomou todas as providências. […] Graças a Deus, a aluna está bem”, disse o secretário.
Porto ressaltou que, além do atendimento imediato, a pasta atua com equipes de apoio para prevenção de novos episódios.
“A Seduc tem mantido contato diretamente com a família, com a mãe, dado todo o atendimento psicossocial. […] A gente tem trabalhado nas nossas escolas a questão da cultura de paz, com os nossos mediadores, com os nossos facilitadores”, afirmou.
O secretário destacou ainda que a ampliação das escolas cívico-militares é uma das estratégias do governo para fortalecer a segurança e os valores de respeito nas unidades escolares.
“As escolas cívico-militar são uma estratégia. O Estado hoje tem 132 escolas militares, onde garante um nível de segurança maior, mas não só isso: também a questão da disciplina e do respeito”, completou Alan Porto.
Em Lucas do Rio Verde, onde esteve nesta terça-feira, 11 de novembro, o secretário anunciou que novas escolas já serão inauguradas dentro desse modelo, entre elas a unidade estadual que está sendo construída no bairro Vida Nova, que receberá o nome Dom Pedro II.
“A escola do Vida Nova já nasce uma escola cívico-militar, ou seja, a escola Dom Pedro II”, destacou Porto, ao reforçar que a Seduc está trabalhando junto às prefeituras para garantir estrutura adequada e novos formatos de ensino em regiões que crescem rapidamente.
Ao lado do secretário, o prefeito Miguel Vaz também comentou a importância da parceria com o Estado e o investimento em modelos que valorizam a disciplina e o pertencimento.
“Aqui, para nós, o aluno não importa se está na rede municipal ou na estadual, tem a mesma importância. […] Fizemos uma tratativa muito bem conduzida pelo secretário Alan Porto para que essa escola já nasça como escola militar do Corpo de Bombeiros”, afirmou o prefeito.
Além da unidade do Vida Nova, o governo estadual confirmou que outra escola cívico-militar será construída no bairro Téssele Júnior, também em Lucas do Rio Verde. A meta da Seduc é chegar a 150 unidades até o fim de 2025, consolidando o modelo como uma das principais políticas públicas de enfrentamento à indisciplina e de promoção da cultura de paz nas escolas mato-grossenses.
Para Alan Porto, a adoção desse modelo não se limita à segurança, mas à formação integral dos estudantes.
“Nós estamos trabalhando muito forte em relação a isso e dando todo o atendimento necessário para a família, para a comunidade escolar, os profissionais e para os estudantes”, concluiu o secretário.

–































