Momento +

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMT decide suspender o calendário 2020 devido à pandemia do Coronavírus

Publicados

em

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio da Resolusão n°12 do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Consepe), decidiu suspender as datas de atividades específicas relacionadas ao ensino de graduação previstas no calendário acadêmico 2020/2021.

O Conselho já havia alterado o inicio das aulas do primeiro semestre de 2020 devido à Covid-19, o coronavírus, o que afetou as datas de outras atividades previstas no calendário.

No documento, diversas atividades do calendário dos cursos de graduação dos campus universitários de Cuiabá, Araguaia, Rondonópolis, Sinop e Várzea Grande, foram suspensas.

Esta medida foi adotada em virtude do adiamento do início do semestre letivo de 13 de abril para 12 de maio, o que afetou as datas de programas de graduação como monitoria, mobilidade acadêmica, transferência facultativa, ajustes de matrícula, aproveitamento de estudos, entre outras.

O início do primeiro semestre letivo continua sem alterações, com início previsto para 12 de maio.

As atividades que foram suspensas pela resolução, bem como novas datas referentes ao segundo semestre de 2020, serão divulgadas quando um novo calendário acadêmico for elaborado, mas ainda sem data prevista de lançamento.

Leia Também:  Assembleia vai discutir teletrabalho em audiência pública proposta por Barranco

 
Otavio Ventureli(com Ascom)

Momento +

Deputados ouvem explicação de Allan Porto sobre processo seletivo

Publicados

em

Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

O secretário de Estado de Educação (Seduc), Allan Porto, esteve reunido na manhã desta quarta-feira (1º), na presidência da Assembleia Legislativa, com deputados para explicar o edital de processo seletivo para contratos temporários de professores, que será realizado pelo governo para o ano letivo de 2022.

Allan Porto, de acordo com o deputado Wilson Santos (PSDB), afirmou que para o certame foram inscritos 42 mil candidatos. Segundo o parlamentar, as inscrições foram realizadas para os polos regionais e não mais por municípios.

“Estou estupefato com a quantidade de inscritos. Nesse caso há mais chance de o candidato ser chamado para trabalhar. O polo regional é como jogar um jogo triplo na loteria, você tem mais chance de ser chamado”, disse Santos.

Wilson Santos informou que o secretário descartou qualquer possibilidade de o governo realizar a prova de títulos para o processo seletivo. Em relação aos pedagogos aprovados no concurso de 2017, de acordo com Wilson Santos, não serão chamados porque as séries iniciais serão repassadas à responsabilidade dos municípios.

Leia Também:  Fiscais do Indea vão percorrer 57 propriedades de MT em ações de vigilância

Contrário à posição tomada pelo governo do estado sobre o processo seletivo, o deputado Lúdio Cabral (PT) apresentou um Projeto de Decreto Legislativo nº 11/2021, que susta o edital para o Processo Seletivo Simplificado de formação de cadastro de reserva. O seletivo é para professor, técnico administrativo educacional (TAE) e apoio administrativo educacional (AEE).

“O edital do governo está carregado de erros e de ilegalidades. A Assembleia Legislativa não pode cair na conversa da Seduc. O Parlamento precisa aprovar o PDL e anular o edital e, com isso, começar tudo do zero, por meio do processo de contagens de pontos tradicionais”, disse Cabral.

Segundo o petista, “isso pode ser aprimorado, sem custo algum para a Seduc. É preciso anular o edital e a Seduc realizar a seleção dos interinos por meio de processo de contagens de votos. Espero que a Assembleia Legislativa não caia na conversa mole da Seduc”, disse Lúdio Cabral.

O Projeto de Decreto Legislativo, de autoria de Lúdio Cabral, está na ordem do dia de hoje (1º) para discussão e votação. Na Comissão de Trabalho e Administração Pública, de acordo com Cabral, o projeto recebeu parecer para tramitação em dispensa de pauta. Mas para que seja aprovado em Plenário, tem que ter pelo menos 13 votos favoráveis dos deputados.

Leia Também:  Thiago Silva homenageia personalidades que tem contribuído com o desenvolvimento de Mato Grosso
Fonte: ALMT

 

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA