Momento +

Cuiabá registrou neste domingo(13) o dia mais quente do ano com temperatura atingindo a marca de 42,7º C com umidade do ar de 7%

Publicados

em

O domingo (13) em Cuiabá teve temperatura recorde com o dia mais quente  do ano.  A máxima chegou a 42,7°C.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) havia divulgado o dia de maior calor em 16 de setembro de 2019, quando os termômetros marcaram 42,6ºC.

No entanto, esse recorde pode ser quebrado nos próximos dias. Essa semana a máxima deve chegar a 43ºC, segundo o Clima Tempo.

Na semana passada, o Instituto havia acusado recorde igual ao do ano anterior. No dia 10 de setembro, a temperatura na capital chegou a 42,6ºC.

A umidade relativa do ar apontada pelo INMET foi de 7%  neste domingo(13).  O medidor de umidade do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, a mínima chegou a 4%, muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é entre 50% e 80%.

A semana que começa também promete muito calor e chances mínimas de chuva. O site Clima Tempo mostra que em Cuiabá esta segunda-feira (14) terá mínima de 24°C e máxima de 42°C.  A terça-feira (15) deve ter temperaturas variando de 25°C e 43°C. A máxima se repete na quarta-feira (16) e quinta-feira (17). A mínima para os dois dias é de 25°C e 24°C respectivamente. Na sexta-feira (18) a máxima baixa para 41°C e a mínima não passa de 25°C. Não chove em nenhum dia e a umidade relativa do ar fica entre 8% e 30%.

Leia Também:  Palmeiras treina neste sábado visando o clássico deste domingo(27) diante do Flamengo pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro

Para Chapada dos Guimarães MT a mínima fica em 21°C e 41°C no decorrer da semana. As chances de chuva são nulas e a umidade do ar fica entre 9% e 27%.

Em Cáceres MT  o Clima Tempo aponta mínima de 23°C e máxima de 43°C nos próximos dias. Não chove e a umidade fica em entre 7% e 23%.

Já para Sinop  MT a previsão é que os termômetros marquem entre 25°C e 37°C. Sem chuva para a semana e a umidade do ar fica entre 10% e 37%.

Em Rondonópolis MT, a mínima não baixa de 20°C e a máxima de 40°C. A chance de chuva é zero a umidade do ar fica entre 8% e 33%.

 

 

Momento +

Em pronunciamento à Nação Presidente do TSE afirma que o “vírus” das Fake news nas eleições é “capaz de comprometer, a própria democracia”

Publicados

em

Na véspera do início da campanha eleitoral, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso(foto), pediu aos 148 milhões eleitores brasileiros cuidados para evitar a contaminação por covid-19 e disse que existe um “outro vírus que ronda as eleições”.

“Trata-se das notícias falsas, das campanhas de desinformação e de difamação”, disse Barroso, em pronunciamento transmitido na rede nacional de televisão e rádio na noite deste sábado(26)

Segundo Barroso, o “vírus” das fake news é “capaz de comprometer, não a saúde pública, mas a própria democracia”. “Uma causa que precise de mentiras, de ódio ou de agressões não pode ser boa. Pense nisso. Não faça aos outros o que não gostaria que fizessem com você. O mal faz mal mesmo é a quem o pratica”, disse o ministro, que também integra o Supremo Tribunal Federal (STF).

O presidente do TSE reforçou a importância dos cuidados com a saúde nos dias de votação – 15 de novembro, em todo o País, e 29 de novembro nas cidades em que houver segundo turno. “Sempre que possível lave as mãos ou utilize álcool gel após ter contato com alguém ou com algum objeto”, disse.

Leia Também:  Previsões indicam que a esperada chuva no fim de semana deve chegar a apenas alguns municipios de Mato Grosso com predominância de calor

“A principal forma de transmissão da doença ocorre quando uma pessoa fala ou respira próxima da outra. Por essa razão, as recomendações mais importantes são: evitar aglomerações, manter distância mínima de um metro das outras pessoas e sempre utilizar máscara”, acrescentou.

Barroso também defendeu evitar a distribuição de material impresso e recomendou que as reuniões sejam feitas em lugares abertos.

Em tempos de polarização, o ministro disse que é necessário fazer uma campanha com debate público de qualidade, mas sem deixar de lado o respeito e consideração pelas pessoas e por suas ideias. “Mesmo que diferentes das nossas.”

 

 

Otavio Ventureli(de Brasilia)

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA