Momento +

DETRAN de MT retoma aplicação das provas práticas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação CNH e mudança de categoria

Publicados

em

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) retomou a aplicação das provas práticas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e mudança de categoria.

Os exames começaram nesta quinta-feira (15) e vão atender, este mês, 400 candidatos de Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Barra do Garças e Rondonópolis, municipios do Estado.

Em Cuiabá, as provas serão realizadas nas segundas, quartas e sextas-feiras com 50 candidatos para exames da categoria B (carro), 40 para categoria A (moto) e 25 para mudança de categoria.

Em Várzea Grande, as provas serão todas as terças e quintas-feiras na pista de teste na sede do Detran-MT, em Cuiabá, com o mesmo quantitativo de candidatos.

A partir da próxima segunda-feira (19.10) a banca volante do Detran-MT estará em visita aos municípios que estabeleceram a capacitação de servidores examinadores para acompanhar a aplicação da prova prática de direção.

Os demais municípios serão atendidos a partir do mês de novembro, após a conclusão da implementação das bancas fixas no interior.

Para retomar os exames práticos com maior segurança, o Detran-MT publicou na terça-feira (13.10) uma portaria que normatiza, em caráter temporário, a realização dos exames práticos de habilitação de condutores durante a pandemia do novo coronavírus.

Entre as medidas gerais estão: uso obrigatório de máscaras por todos os profissionais credenciados, candidatos/condutores e examinadores; disponibilização, por parte dos Centro de Formação de Condutores, de álcool em gel com concentração mínima de 70%, ou produto similar específico para assepsia do candidato e do instrutor. Também estará proibida a presença de acompanhantes ou terceiros no local de prova, inclusive de candidatos não agendados. Ao finalizar o exame, o candidato deverá deixar o local de prova imediatamente.

Leia Também:  E-Título passa a ter foto do eleitor e pode ser usado como documento oficial para votar

“Ainda estamos em época de pandemia, por isso, o retorno das provas práticas deve ser cuidadoso e gradual, respeitando as normativas de segurança estabelecida em portaria pelo Detran tanto pelos candidatos quanto pelas autoescolas e examinadores”, ressaltou o diretor de Habilitação do Detran-MT, Alessandro de Andrade.

O Detran-MT reforça ainda que todos os exames práticos de direção são agendados exclusivamente através dos Centro de Formação de Condutores.

Incremento

No mês de setembro, o Detran-MT formou 110 servidores que irão reforçar o quadro de profissionais da banca examinadora em todo Estado.

A ampliação do número de examinadores deverá reduzir a espera dos cidadãos para a realização do teste prático de direção, especialmente no caso do interior do Estado, que costuma ter uma espera maior do deslocamento da banca examinadora para a realização dos testes nas cidades, uma vez que as equipes se deslocam sempre de Cuiabá rumo aos municípios.

Com o incremento de servidores, o Detran-MT salta de quatro para 27 municípios com composição de banca fixa para a aplicação de prova prática de direção, alcançando em torno de 50 cidades.

Leia Também:  Índio da etnia Guató de Barão de Melgaço MT atacado por onça no pantanal na sexta foi transferido neste sábado(17) para Cuiabá

“Esse reforço da banca examinadora faz parte do projeto de melhoria do Detran-MT na formação de condutores no Estado, proporcionando maior autonomia ao interior para que possam ter mais celeridade na aplicação das provas práticas, e não precisarem ficar mais aguardando a visita da banca de Cuiabá nos municípios”, ressaltou o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos.

A intenção é que até março de 2021 o Detran atenda toda a demanda represada de exames práticos em todo Estado.

As provas práticas de direção estavam suspensas desde março deste ano, quando houve o agravamento do contágio do novo coronavírus em Mato Grosso. A época, o Detran-MT acatou todos os decretos do Governo do Estado, bem como as determinações do Ministério da Saúde na prevenção a proliferação do vírus, suspendendo, temporariamente, os testes práticos para a obtenção da primeira habilitação no Estado.

 

 

Otavio Ventureli(da redação com ascom)

Momento +

Papai Noel de 87 anos é o candidato mais velho à concorrer as eleições municipais de novembro próximo em Mato Grosso

Publicados

em

Nas eleições municipais deste ano, o candidato mais velho no pleito em Mato Grosso  é Papai Noel, com 87 anos. O candidato a vereador em Barra do Garças MT é aposentado, nasceu em 1933 e disputa sua primeira eleição.

Papai Noel é o apelido de Amarilio Hevia de Carvalho, aposentado, nascido em Paraíba do Sul (RJ). Além de ser artista, Amarilio é defensor do esperanto, língua criada em 1887 para ser o segundo idioma de todos os habitantes do planeta, para ser uma língua neutra e universal e que é falado em mais de 120 países.

Depois do papai Noel, o segundo candidato mais velho é Carlos Nunes, aposentado que concorre ao cargo de vereador e tem 85 anos. Sua página no Tribunal Superior Eleitoral (TSE ) tem poucas informações além do local de nascimento – Corumbá (MS) e que ele nasceu em abril de 1935.

Do outro lado da balança, em Mato Grosso 14 candidatos com 18 anos concorrem à uma vaga de vereador. Destes são 10 mulheres e 4 homens, sendo a mais nova a vendedora Fernanda do Panorama, que participa das eleições em Alta Floresta MT e completou 18 anos em 15 de agosto.

Leia Também:  Índio da etnia Guató de Barão de Melgaço MT atacado por onça no pantanal na sexta foi transferido neste sábado(17) para Cuiabá

 

 

Otavio Ventureli(da redação com GD)

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA