Momento +

Documentário “Romance de Rio e Serra” faz homenagem ao artista Divino Arbués

Publicados

em

 

O documentário “Romance de Rio e Serra” será lançado nesta quinta-feira (27.01) no Youtube. O filme, de 47 minutos, é uma homenagem ao cantor, compositor e escritor Divino Arbués. O projeto foi selecionado no edital Conexão Mestres da Cultura – Marília Beatriz de Figueiredo Leite, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

A vida e a obra de Arbués perpassa a região do Araguaia, tanto do lado mato-grossense como do lado goiano, desde a infância em Barra do Garças (MT) e Aragarças (GO), até a consagração de sua carreira musical, com as músicas de seus três primeiros discos, como Quarto Crescente (que virou o nome de uma das praias do rio Araguaia), Cor da Noite, Natureza, Afluente/Encontro das Águas (gravação que teve a participação especial de Almir Sáter, Alzira Espíndola, Papete e Zé Gomes).

O documentário também aborda a participação de Arbués na luta pela organização e democratização da cultura mato-grossense. Com depoimentos de músicos como Almir Sater, Gilberto Correia, João Ormond, dentre outros artistas e personalidades, o filme narra as contribuições de Arbués que conseguiu inserir os festivais de praia do Araguaia no circuito de música popular, nos idos dos anos 80 até fase mais recente.

Leia Também:  Mulheres no crime: Operação Camada da Polícia Federal deflagrada nesta sexta(13) prende duas mulheres envolvidas no tráfico de cocaína

“A sua luta era para que as ações culturais chegassem a todos os cantos de Mato Grosso, seja na organização de eventos, na implantação da Lei de Incentivo à Cultura, na participação do Conselho de Cultura do Estado, assim como, por meio da sua arte em discos e livros”, pontua o diretor do filme Brás Rubson.

O média-metragem foi produzido pela produtora Kuya Comunicação, com direção e roteiro de Brás Rubson, direção de fotografia e finalização de Diogo Diógenes, montagem de Caio Pimenta e imagens de Osvane Pinheiro.

Serviço

Lançamento do documentário “Romance de Rio e Serra”

Quando: 27/01 (quinta-feira)

Canal do YouTube: Divino Arbués Oficial

Fonte: GOV MT

Momento +

Botelho aparece com 4,5% das intenções de votos; Juca surpreende e alcança 3% para estadual, aponta PercentBrasil

Publicados

em

Faltando menos de cinco meses para o sufrágio, o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União Brasil), assumiu a liderança na disputa pela reeleição com 4,5% das intenções de votos.

A pesquisa da PercentBrasil foi realizada em Cuiabá e Várzea Grande, principal base política de Botelho. Pelas projeções, o chefão do Legislativo deve conquistar cerca de 25 mil votos apenas na Baixada Cuiabana.

A deputada estadual, Janaina Riva (MDB), perdeu fôlego, ela liderava com folga em outubro do ano passado, mas ainda segurou 4,3% das citações nas duas maiores cidades de Mato Grosso. O ex-prefeito da Capital, Wilson Santos (PSD), segue tendência de crescimento e cravou 3,3% de preferência popular.

O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Juca do Guaraná Filho (MDB), foi a grande surpresa desta sondagem quantitativa. Ele abocanhou 3%, o que mostra boa capilaridade eleitoral. Com o desempenho em alta, Juca tende a ser o segundo candidato a deputado estadual mais bem votado do MDB.

Na mesma posição, também com 3%, o deputado estadual, Elizeu Nascimento (PL), mostra sinais evidentes de que vai se reeleger. Ele apareceu bem posicionado em todas as pesquisas realizadas até agora pela PercentBrasil.

Ronye Steffan Rosa Índio – Diretor da PercenBrasil

No pelotão intermediário, o primeiro-secretário da Casa de Leis, Max Russi (PSB), e o também deputado estadual, Faissal Calil (Cidadania), apareceram empatados numericamente com 2,5% das citações. Um pouco mais abaixo, com 2,3%, pontuo o médico Lúdio Cabral (PT).

Leia Também:  Investigações resultam em oito prisões por crimes contra o patrimônio e tráfico, nesta semana

Com exatos 2%, cinco nomes foram lembrados pelos entrevistados. São eles: Paulo Araújo (PP), Júlio Campos (União Brasil), Marcia Pinheiro (PV), Diogo Guimarães (Republicanos) e Dr. Luiz Fernando (Republicanos).

Outras 11 lideranças, pré-candidatos ou não, ainda pontuaram com 1%. Neste grupo, destaca-se o ex-secretário estadual de Fazenda, Eder Moraes (PV). Ele foi citado espontaneamente por 1% dos entrevistados, número que o projeta como nome consolidado na disputa por uma vaga à Assembleia Legislativa. Confira todos os nomes com 1%: João Batista, Wallace Guimarães, Dr. Daúde, Eder Moraes, Tião da Zaeli, Sargento Laudicério, Ridalva, Felipe Wellaton, Carlos Avallone, Gilberto Figueiredo e Fábio Tardin.

Confira o gráfico da pesquisa abaixo:

Metodologia

A PercentBrasil aplicou a técnica “survey de opinião” com 1.000 entrevistados por telefone em Cuiabá e Várzea Grande. A coleta de dados se deu entre os dias 27 de abril a 3 de maio. A margem de erro de é 3,10% para mais ou para menos. Seguindo os ditames da Lei Eleitoral, a pesquisa foi devidamente registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral sob o número MT-06721/2022.

Leia Também:  Governo promove regularização fundiária de 15 mil moradias em Várzea Grande

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA