Momento +
Empaer promove encontro do turismo rural durante a Fit Pantanal 2022
A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) é uma das parceiras na realização da Fit Pantanal 2022, promovida pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT). O evento vai ocorrer no dia 06 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, e a Empaer será a responsável pelo Encontro de Turismo Rural em Áreas Naturais na Bacia do Pantanal.
Na programação do encontro, que tem como público-alvo técnicos, agricultores, empreendedores e acadêmicos, serão apresentados três painéis, sendo o primeiro sobre Políticas Públicas no Turismo Rural, com a presença da secretária de Estado de Agricultura Familiar, Teté Bezerra, do presidente da Empaer, Renaldo Loffi, e do superintendente federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José de Assis Guaresqui.
No segundo painel o tema será a Formatação, Estruturação e Qualificação de Produtos no Turismo Rural, com a presença do turismolo da Empaer, Robson Júnior Hartmann, da turismologa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), Luciana Viegas, sob a coordenação do técnico da Empaer e especialista em turismo rural, Geraldo Donizeti Lucio.
No terceiro, será a palestra da Marina Marchezini da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), com o tema Princípios para Boas Práticas em Turismo de Natureza: Segurança e Sustentabilidade.
O técnico Geraldo Donizeti Lucio, que coordena a realização do encontro, destaca que a iniciativa visa fomentar a cadeia do turismo rural e servirá de norte para os técnicos da Empaer que prestam assistência técnica no segmento.
“Vamos mostrar que é possível gerar renda em uma propriedade rural associada ao turismo. Dividimos as atividades, equipamentos, restaurantes, meios de hospedagens as belezas naturais versus serviço que são os guiamentos nas trilhas, a criação, lavoura, fábrica de queijo, os doces produzidos, entre outros. O importante que ambos estejam em harmonia para se tornar um produto e uma rota turística”, ressalta.
Ao final do encontro será aberto a discussões e debates. Interessados podem fazer a pré-inscrição via link ou pelo QR code no convite.
Serviço
Evento: Encontro de Turismo Rural em Áreas Naturais na Bacia do Pantanal
Data: 06 de junho, das 14h às 17h
Local: Centro de Eventos do Pantanal
Inscrição: Via QR Code no convite

Momento +
Grupos de pais, crianças e adolescentes participam dinâmicas que tratam dos problemas sociais
A ação faz parte do programa de atendimento às famílias em estado de vulnerabilidade social e integra os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Município.
Por Kátia Passos
Da Secom-VG
Com o intuito de promover o debate sobre caminhos e soluções para a construção de uma sociedade melhor, mais justa e humana, técnicas de referência e orientadoras da Secretaria Municipal de Assistência Social de Várzea Grande trabalharam, neste mês de junho, rodas de conversa e dinâmicas sobre a preservação do meio ambiente, o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, além do trabalho infantil. A ação é voltada aos grupos de pais, crianças e adolescentes que integram os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
O trabalho visa envolver os pais, que participam de palestras e rodas de conversa. Já as crianças, que também participam dos diálogos, se envolvem nas dinâmicas como pinturas e brincadeiras, destacando os temas de forma singular e de fácil entendimento, valendo-se de linguagem acessível à cada faixa etária. “O objetivo deste trabalho é chamar a atenção da população para as questões que afetam toda sociedade, promovendo a conscientização sobre tais problemas”, pontuou a secretária Municipal de Assistência Social, Ana Cristina Vieira.
De acordo com a gestora, os temas estão vinculados diretamente às datas alusivas ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no último dia 18 de maio; Meio Ambiente, comemorado no dia 05 de junho; e do Combate ao Trabalho Infantil, dia 12 deste mês. Ana Cristina explica que cada Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) tem a liberdade de tratar de um tema específico e, a partir daí, elaborar seu cronograma de atuação e a sua dinâmica, incluindo palestras, rodas de diálogo, plantio de árvores, jogos e brincadeiras.
No CRAS da unidade São Mateus, por exemplo, as orientadoras realizaram rodas de conversa e diversas dinâmicas no sentido de alertar às crianças sobre a necessidade de estarem atentas sobre qualquer situação que envolva toques em partes do seu corpo. Já na unidade do bairro Jardim Glória, as orientadoras, além da acolhida e roda de conversa, aplicaram atividades como caça-palavras, pintura da flor símbolo do programa ‘FAÇA BONITO’, de combate ao abuso de exploração sexual de menores de idade. Além disso, estão promovendo uma dinâmica do “diga sim” para palavras como: respeito, direito, proteção, liberdade e confiança.
“O Município tem um Rede de Proteção atuante nas questões que envolvem a violência contra a mulher, idoso e a criança. As ações desenvolvidas pelo Conselho Tutelar, aliado aos trabalhos promovidos nos bairros por meio dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, além da atuação das escolas com dinâmicas e palestras sobre temas importantes, fazem da nossa Rede uma teia de resistência às mazelas que assolam nossa sociedade”, apontou a primeira-dama, Kika Dorilêo Baracat, ao concluir que diante de tantos problemas sociais existentes no Brasil, só a união de esforços é capaz de romper esses estigmas.
-
POLÍTICA NACIONAL6 dias atrás
Projeto prorroga suspensão de despejos até março de 2023
-
Momento Entretenimento3 dias atrás
MC Mirella anuncia fim de processo de divórcio com Dynho Alves
-
Momento Entretenimento6 dias atrás
Chris Flores é criticada por seu posicionamento no caso Klara Castanho
-
Momento Entretenimento1 dia atrás
Poliana defende Zé Felipe e detona Pabllo Vittar: “Inveja”