Momento +

Estabelecido em Mato Grosso há 15 anos começa na próxima terça-feira(15) no Estado o Vazio Sanitário da Soja prologando-se até setembro

Publicados

em

A partir da próxima terça-feira (15) está proibida a presença de plantas vivas de soja (Glycine max) no estado de Mato Grosso.

O vazio sanitário tem início neste dia 15 e se estende até o dia 15 de setembro, e neste período é proibida a presença de plantas vivas de soja, cultivadas ou guaxas (germinação voluntária).

O vazio sanitário da soja, que é a principal medida fitossanitária na prevenção da ferrugem asiática da soja, foi estabelecido em Mato Grosso há 15 anos.

A medida está prevista na Instrução Normativa Conjunta SEDEC/INDEA-MT nº 001/2021 e tem o objetivo de reduzir a sobrevivência do fungo causador da ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi) no período de entressafra, atrasando a ocorrência da doença na safra seguinte.

A fiscalização do cumprimento do Vazio Sanitário é realizada pelos Agentes e Fiscais do INDEA-MT, que mesmo em período de Pandemia (Covid-19) devem fiscalizar mais de 5000 propriedades somente neste período.

“É importante que os produtores realizem a eliminação das plantas vivas de soja antes do início do período do Vazio Sanitário e que mantenham suas lavouras livres de plantas de soja durante todo o período” alerta Renan Tomazele, Diretor Técnico do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (INDEA-MT).

Leia Também:  PL pede inclusão de advogados e trabalhadores do setor turístico em grupo prioritário de vacinação

Denúncias quanto ao descumprimento do vazio sanitário podem ser feitas ao INDEA-MT por meio da Ouvidoria Setorial, pelo telefone 0800 647 9990, por meio Ouvidoria Geral do Estado pelo endereço eletrônico http://www.ouvidoria.mt.gov.br/falecidadao, ou ainda nas unidades locais do INDEA-MT. Os mesmos canais podem ser utilizados ainda para sanar dúvidas, fazer solicitações, elogios e/ou reclamações.

 

 

Otavio Ventureli(da redação com assessoria)

Momento +

Resultado de 1 x 0 sobre o Grêmio na noite desta quinta marca a primeira vitória do Leão da Ilha no Campeonato Brasileiro e afunda os gaúchos

Publicados

em

O Sport venceu o Grêmio por 1 a 0 em um confronto marcado por chances de ambos os lados e um herói improvável.

O lateral-esquerdo Sander, que não costuma cobrar faltas pelo Leão, marcou aos 33 e garantiu a vitória.

O Tricolor ainda balançou as redes antes disso, com Thiago Santos, mas estava impedido. Resultado marcar primeira vitória do Rubro-negro e mantém rival na lanterna.

O Sport soma quatro pontos, deixa a zona de rebaixamento e assume a 11ª posição na tabela. O Grêmio, por outro lado, continua na lanterna da competição e é o único clube que ainda não pontuou.

O Sport visita o Juventude, às 20h30 do domingo(20), no Alfredo Jaconi. Enquanto o Grêmio enfrenta o Cuiabá, no Presidente Dutra, na capital de Mato Grosso, às 16h do mesmo dia.

Sander não costuma assumir as cobranças de falta no Sport. Mas dessa vez fez. Aos 33 minutos, o lateral-esquerdo mandou por cima da barreira e abriu o placar pelo Leão e garantiu a vitória dos pernambucanos.

 

 

Otavio Ventureli(da redação esportes)

Leia Também:  PL pede inclusão de advogados e trabalhadores do setor turístico em grupo prioritário de vacinação
Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA