Carlos Valadares detalha ações emergenciais da Vigilância em Saúde e reforça a importância da vacinação diante do risco de surto
A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande está em alerta após a notificação de um possível caso de sarampo em uma criança de 9 anos. O primeiro exame sorológico da paciente testou positivo para anticorpos que indicam infecção recente pelo vírus, mas a confirmação oficial depende da segunda amostra, que ainda está em análise.
Em entrevista exclusiva ao Momento MT, o superintendente de Vigilância em Saúde, Carlos Valadares, explicou que a gestão já iniciou medidas preventivas, mesmo antes da contraprova.
“Estamos no aguardo da segunda amostra de sorologia reagente para comprovar se é o primeiro caso ou não aqui em Várzea Grande. Enquanto isso, já estamos agindo de forma estratégica com bloqueios vacinais, ações em locais com grande circulação, como o shopping, além da busca ativa nas unidades básicas de saúde”, afirmou Valadares.
Bloqueio vacinal e rastreamento de contatos
Entre as ações imediatas adotadas pela Vigilância em Saúde, está o isolamento da criança, que já foi concluído, e a realização do bloqueio vacinal de todas as pessoas que tiveram contato com ela.
“A primeira estratégia quando temos um caso suspeito é isolar a criança e vacinar todos os que tiveram contato com ela. Esse bloqueio vacinal já está sendo feito pela Secretaria”, garantiu o superintendente.
Criança estava vacinada, mas ainda assim apresentou sintomas
De acordo com Carlos Valadares, a criança já havia recebido a vacina contra o sarampo. No entanto, ele explica que, em casos raros, mesmo pessoas vacinadas podem apresentar sintomas da doença.
“Sim, a criança já era vacinada. Mas, devido à imunidade individual, ela pode ainda ter contato com o vírus e desenvolver sintomas, como febre alta, dor no corpo e manchas na pele. Felizmente, ela já saiu do isolamento e passa bem. Nenhum dos familiares apresentou sintomas até o momento”, detalhou.
Alerta por causa do surto no país vizinho
A Secretaria também está atenta ao contexto regional. Um surto de sarampo na Bolívia,país vizinho acendeu o sinal de alerta nas equipes de saúde em Mato Grosso, especialmente em municípios da região metropolitana de Cuiabá, como Várzea Grande.
“Devido ao surto no país vizinho, a Bolívia, tomamos essas medidas de precaução com ainda mais rigor. É fundamental manter a vacinação em dia e buscar atendimento médico em caso de sintomas”, reforçou Valadares.