Momento +

Estudante cuiabana detida no México sem registro de crime cometido tenta voltar ao Brasil após ter permissão de estar no País vencida

Publicados

em

A estudante cuiabana Yasmin Andrade, 23, aproveitava seus últimos dias em Cancún, no México, quando no dia 17 de setembro foi abordada pela polícia imigratória e levada em custódia por ter a permissão de estar no país vencida.

Mesmo explicando a sua situação durante a prisão, foi encaminhada para a estação imigratória da cidade e é mantida presa desde então.

Há quase 10 dias detida sem ter cometido nenhum crime, a família informou que só conseguiu notícias sobre o estado da jovem depois de entrar em contato com o consulado, quando ela foi localizada. Segundo informações, Yasmin é mantida detida no Instituto Nacional de Migración, Estacion Migratória de Cancún, e sem nenhuma perspectiva de soltura ou volta para o Brasil, pois depende de uma decisão da imigração mexicana para retornar ao Brasil.

No começo da pandemia Yasmin buscou as autoridades brasileiras no país para renovar o visto, mas os agentes do consulado afirmaram que ela poderia continuar no México, sem se preocupar com a renovação do documento, e, mesmo com o visto vencido, quando retornasse ao Brasil pagaria apenas uma taxa de 500 pesos, cerca de R$ 120, como multa por não ter renovado a permissão.

Leia Também:  De virada o Grêmio derrota o Athletico PR na noite deste domingo(25) na Arena da Baixada em Curitiba pela 18ª rodada do Brasileirão

  A cuiabana saiu rumo ao México há pouco mais de um ano, em 4 de agosto de 2019, pelo programa de mobilidade acadêmica, ofertado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Durante o período de visto estudantil, válido por 180 dias, a universitária seguiu os estudos na sua área de formação, Engenharia Florestal, em uma universidade de Guadalajara.

A mãe da moa, Ana Maria Andrade, 49, lamenta a situação e cita o sentimento de “impotência total”. Segundo ela, a filha não fez nada de errado e tentou prorrogar o visto assim que os voos começaram a ser cancelados. A mãe conta que Yasmin embarcou com as passagens de ida e volta compradas, mas com a pandemia teve seu embarque comprometido.

Ana Maria lembra que a filha buscou ajuda da Embaixada para voltar ao Brasil, mas não adiantou. Depois das tentativas frustradas, Yasmin aguardou até ter a opção de comprar outra passagem por conta própria.

Enquanto não conseguia retornar para Cuiabá, a jovem decidiu aproveitar para conhecer mais das belezas mexicanas e passou a “turistar”.  Já em setembro, embarcou para Cancún, com intuito de passar seus últimos momentos na praia com amigas.

Leia Também:  Em MT mais de 120 mil pessoas já se recuperaram do Covid 19 aponta boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde divulgado nesta quinta

Desde a notificação pelas amigas que estavam com a filha, Ana Maria tenta trazer a filha de volta. A mãe conta que a passagem marcada para 3 de outubro,  foi alterada para o dia 24 de setembro a pedido da própria imigração, mas apenas depois do bilhete perdido a família descobriu que a volta precisa ser feita por meio de uma passagem comprada pelo órgão.

 

 

Otavio Ventureli(da redação com GD)

 

Momento +

De virada o Grêmio derrota o Athletico PR na noite deste domingo(25) na Arena da Baixada em Curitiba pela 18ª rodada do Brasileirão

Publicados

em

O Grêmio venceu o Athletico por 2 a 1, de virada, na noite deste domingo925), na Arena da Baixada, pela 18ª rodada do Brasileirão.

O Furacão até saiu na frente com um golaço do atacante Carlos Eduardo, mas o Tricolor gaúcho virou com gols do zagueiro Thiago Heleno (contra) e do atacante Ferreira.

O atacante Pepê, que entrou no intervalo, deu novo gás aos visitantes e teve papel fundamental para o resultado. Com o resultado, o Grêmio entra na parte de cima da tabela e deixa o Athletico no Z-4.

Com a derrota, o Athletico fica na 18ª posição, com apenas 16 pontos. O Furacão, agora, volta as atenções para a Copa do Brasil. O Furacão recebe o Flamengo na quarta-feira(28), às 21h30, na Arena da Baixada, pelo jogo de ida das oitavas de final.

O próximo jogo do clube pelo Brasileirão será contra o Sport. A partida da 19ª rodada está marcada para sábado, às 16h, na Ilha do Retiro.

O Grêmio chega aos 24 pontos, entra na parte de cima da tabela e sobe para o nono lugar, com 24 pontos. O Tricolor, agora, também tem compromisso pela Copa do Brasil: contra o Juventude, às 21h30 de quinta-feira(28), no Alfredo Jaconi, pelo jogo de ida das oitavas de final.

Leia Também:  Dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública de MT apontam redução de 1,3% na taxa de homicidios entre janeiro e setembro

O próximo desafio do Grêmio pelo Brasileirão será contra o Bragantino. O jogo da 19ª rodada será na segunda-feira(02), às 20h, na Arena do Grêmio.

 

Otavio Vetureli(da redação)

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA