Na última segunda-feira (10), a Praça Alencastro, em Cuiabá, recebeu a 2ª edição da Feira de Agricultura Familiar, evento que atraiu grande público e impulsionou as vendas de produtos locais. O evento, que ocorre mensalmente, é uma importante oportunidade para pequenos produtores rurais exporem e comercializarem seus produtos, como queijos, requeijão, linguiças, salames e outros itens de origem animal.
Durante a feira, o secretário Municipal de Agricultura e Trabalho, Felipe Corrêa, visitou todos os estandes, conversando com expositores e destacando a relevância do Selo de Inspeção Municipal (SIM) para garantir a qualidade dos produtos e facilitar a entrada no mercado formal. O SIM é um selo que atesta a qualidade dos produtos de origem animal e é essencial para que os produtores possam comercializar suas mercadorias em mercados, padarias, mercearias e outros estabelecimentos de grande porte.
“O Selo de Inspeção Municipal é uma ferramenta fundamental para alavancar os pequenos negócios. ”Estamos incentivando os produtores a regularizarem seus produtos para que possam vender não só nas feiras, mas também em estabelecimentos comerciais maiores. Isso gera oportunidades de crescimento e a garantia da segurança alimentar da população de Cuiabá”, destacou o secretário.
“Com o selo, nossa produção vai estar melhor posicionada no mercado, com a certificação de qualidade. A qualidade do nosso trabalho já conhecemos, e o selo vai mostrar isso para o consumidor”, afirmou Vitor Alexandre, produtor local.
Além do SIM, os produtores da Baixada Cuiabana também têm acesso ao Selo de Inspeção Agroindústria de Pequeno Porte (SIAPP), oferecido por meio de uma parceria entre a Smat e a Empaer. O SIAPP simplifica o processo de inspeção e é destinado a agroindústrias de menor porte, facilitando a comercialização dos produtos de forma mais acessível. O evento também foi marcado pela participação de outros expositores, como a artesã Jheysllain Pilona, que estreou na feira deste mês com seus produtos de artesanato, incluindo colares, chaveiros e miniaturas.