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Fila nas agências do INSS tem diminuído desde o inicio do ano mas ainda há mais de 1 milhão de requerimentos em espera

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A fila de pedido para benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem diminuído desde o início do ano, mas ainda há 1,8 milhão de requerimentos aguardam análise.

A informação consta do Boletim Estatístico da Previdência Social referente a março, que foi divulgado nesta quinta-feira (7).

Em janeiro, o número de espera chegou a 2,03 milhões e, em fevereiro, caiu para 1,86 milhão. O volume inclui tanto os processos que estão até 45 dias como os acima disso. No mês de março, o tempo médio de concessão de benefícios foi de 69 dias.

Com as agências fechadas desde 18 de março por causa das medidas de contenção à covid-19, o atendimento tem sido realizado apenas de forma remota, pelo site Meu INSS. Isso tem possibilitado ao instituto avançar na análise de requerimentos represados. A previsão é que as agências só voltema funcionar a partir de 22 de maio.

Embora o número de pedidos parados ainda seja alto, o advogado João Badari, especialista em direito previdenciário e sócio do escritório Aith, Badari e Luchin Advogado, considera que houve um avanço. “Avalio de forma positiva o trabalho que está sendo feito no INSS”, afirma Badari.

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“Eles viraram o ano com mais de 2 milhões de requerimentos na fila. Em razão da covid-19, com agências fechadas, focaram em resolver esse represamento de processo administrativo, principalmente aqueles parados há mais de 45 dias. Em poucos meses, houve uma redução importante, o que está sendo muito efetivo”, explica o advogado.

Contratação temporária

Uma das medidas para tentar acabar com a espera é a contratação de servidores aposentados e militares da reserva para um período temporário. O processo seletivo simplificado já foi aberto e a expectativa é preencher 8.230 vagas para trabalhar no atendimento ao público e na análise de pedido de benefícios. As inscrições terminam neste domingo (10).

O presidente do INSS, Leonardo Rolim, tem mantido a promessa que espera zerar, no máximo até outubro, a fila dos que esperam mais de 45 dias por uma resposta do órgão.

 
Otavio Ventureli(com Ascom)

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Espaço Cidadania da ALMT mantém atendimento suspenso devido à situação epidemiológica atual

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Quando retomados, os atendimentos presenciais serão realizados mediante agendamento prévio

Foto: Ronaldo Mazza

Como forma preventiva no enfrentamento da situação epidemiológica atual, os atendimentos e agendamentos para serviços disponibilizados pelo Espaço Cidadania da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) seguem suspensos. Segundo a ouvidora-geral da Assembleia Legislativa, Uecileny Fernandes, a Leninha, a medida é temporária e leva em consideração o aumento da média móvel de casos da covid-19 no país e na cidade, bem como o surto de gripe ocasionado pelo vírus Influenza. “Logo que possível os atendimentos serão retomados mediante agendamento prévio”, adiantou.

A decisão, ela explica, foi tomada pensando no bem-estar e na saúde dos cidadãos e dos servidores da Casa. “O sistema de saúde tem enfrentado novamente uma superlotação, sendo assim, a suspensão dos atendimentos é necessária para ajudar conter a disseminação destas doenças”, avalia.

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso havia retomado os atendimentos ao público no Espaço Cidadania em outubro do ano passado, com restrições de acesso e cumprindo protocolos de biossegurança. O setor conta com posto da Politec, para confecção de carteiras de identidade, além da Defensoria Pública, do Procon e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT). Para todos eles o atendimento vinha sendo realizado mediante agendamento prévio. “Assim que forem retomados os atendimentos presencias essa medida ainda será mantida”, adiantou a ouvidora-geral. O uso de máscaras e o distanciamento social também deverão ser observados. “O objetivo é garantir a organização e o respeito às medidas de biossegurança necessárias para evitar a proliferação dos vírus”.

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O único serviço disponível é a entrega dos documentos que já estão prontos. Para isso basta comparecer com comprovante em mãos para retirada dos mesmos.

Agendamentos Espaço Cidadania – Conforme estabelece a Resolução Administrativa nº 48/2021, os atendimentos ao público externo ocorrerão das 7h às 17h. No caso da confecção de carteira de identidade e Defensoria Pública, o agendamento deve ser feito pelo telefone (65) 3313-6529, com limite de até 100 atendimentos diários. Os interessados nos serviços do Procon devem ligar para (65) 3313-6528. Para o Detran, o agendamento deve ser feito pelo site oficial do órgão, para acessar clique aqui.

Para mais informações para sobre os serviços oferecidos e documentos necessários para emissão de RG clique aqui.

Fonte: ALMT

 

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