Momento +

Governo da Bahia decreta estado de emergência em 73 municipios do Estado em virtude de focos de incêndios em Chapada Diamantina

Publicados

em

O governo do Estado  da Bahia decretou situação de emergência em 73 municípios atingidos por incêndios. A principal preocupação agora é com a região da Chapada Diamantina.

Bombeiros, brigadistas e voluntários trabalham sem trégua desde terça-feira (6), quando o fogo começou. O combate às chamas não para nem de madrugada.

“Tem mais de cem pessoas entre voluntários, brigadistas. A gente está tentando combater o fogo, mas os focos retornam”, conta Geovana Ribeiro, voluntária.

As chamas avançam sobre áreas do Parque Municipal da Rota das Cachoeiras e do Parque Nacional da Chapada Diamantina, que abriga três biomas: Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado.

O fogo chegou perto da cidade de Mucugê, tombada pelo Iphan como patrimônio cultural. Em um hotel, os hóspedes tomaram um susto enquanto dormiam.

“Fomos acordadas com funcionários  batendo na porta, dizendo para a gente ficar em alerta, porque o fogo estava muito próximo da cidade”, conta uma hóspede.

Ventos fortes e o tempo seco dificultam o trabalho, e novos focos surgem em áreas onde o fogo já tinha sido controlado. Na tarde desta sexta-feira (9), mais três aviões chegaram na região para ajudar no combate ao incêndio.

Leia Também:  Fortaleza comemorou seu aniversário em grande estilo neste domingo ao vencer o Palmeiras por 2 x 0 no Estádio Castelão

As decolagens não param. É só o tempo de abastecer com água e os aviões partem em direção aos principais focos.

Otavio Ventureli(da redação)

Momento +

Um dos pioneiros de municipio de Mato Grosso que havia se recuperado de covid 19 há 15 dias morre nesta segunda de causa não revelada

Publicados

em

O pai do vereador da  cidade de Sorriso, em Mato Grosso, Fábio Gavasso, morreu nesta segunda-feira (19).

A causa da morte não foi revelada. No entanto, Daquir Gavasso, de 72 anos(foto), havia se recuperado da Covid-19 há duas semanas. O vereador  comunicou a morte do pai pelas redes sociais.

Daquir Gavasso teria sido um dos pioneiros da cidade de Sorriso. O presidente da Câmara de Vereadores da cidade, vereador Claudio Oliveira, lamentou a morte de Daquir e declarou luto oficial de três dias no município.

“Foi um cidadão que ajudou a construir Sorriso, sempre foi dedicado nas questões do desenvolvimento do Município e pai do nosso vereador Fábio Gavasso, por quem nos solidarizamos”, disse.

No último dia 4, Fábio Gavasso fez uma publicação no Facebook comemorando a recuperação do pai, que havia contraído a Covid-19 e ficou internado por um tempo para tratar a doença. “Hoje é uma data especial.  A data que recebemos o meu pai de volta ao lar com a graça de Deus. […] Deus é maravilhoso sempre. A missão continua”.

Leia Também:  Pandemia do coronavírus continua a acelerar em todo o mundo e casos da doença no planeta já superam 40 milhões segundo pesquisa da Reuters

O velório de Daqui Gavasso está sendo realizado na capela do cemitério de Sorriso desde às 8h desta segunda-feira (19). O enterro dele ocorreu as 16 hs.

 

 

Otavio Ventureli(da redação com assessoria)

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA