Momento +

Laboratório de Comunicação e Cultura (LabCom) Satélite 3 traz novas perspectivas pessoais e profissionais a jovens da periferia de Primavera do Leste

Publicados

em

A dificuldade de acesso ao ensino superior, a falta de perspectivas profissionais e o preconceito por viver na periferia da cidade fazem parte da realidade enfrentada por muitos jovens por todo o país. Em Primavera do Leste, município a 240 km de Cuiabá, esses desafios integraram a formação oferecida pelo Laboratório de Comunicação e Cultura (LabCom) Satélite 3 e trouxe novas perspectivas pessoais e profissionais a 20 jovens atendidos pelo projeto.

Selecionado no edital Conexão Cultura Jovem da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o projeto ofertou cursos profissionalizantes na área de comunicação que usaram a realidade dos participantes para traçar caminhos de mudança por meio do protagonismo juvenil. Além do aprendizado, os jovens receberam bolsa de auxílio financeiro mensal de R$ 400.

As atividades ocorreram durante quatro meses na comunidade formada pelos bairros Primavera e Residencial Padre Onesto Costa, na região conhecida por Cidade Satélite Primavera 3 e que referencia o nome do LabCom. A capacitação envolveu conteúdos na área de comunicação e cultura, com cursos de design gráfico, produção de campanha, produção de conteúdo, edição e captação de vídeo.

“O Satélite 3 buscou valorizar e dar subsídios para que esses jovens possam ir além do ensino médio, aumentando o índice de jovens no ensino superior moradores dessa região, colocando-os como produtores de informação, em condições de dominar os equipamentos de mídia e comunicação, sentindo-se capazes de atingir as pessoas, e principalmente, aprendendo profissões que valorizem sua criatividade ao mesmo tempo que impacta a sua existência e de seus familiares”, pontua Edilene Rodriguez, uma das coordenadoras do projeto.

Leia Também:  Projeto de João Batista segue para Redação Final e garante independência da pessoa com deficiência visual

De acordo com Edilene, seis dos 20 alunos já estão no mercado de trabalho e o LabCom está providenciando o encaminhamento dos demais para empresas do município. “Estamos ainda visando a possibilidade de continuação desse projeto por outras vias, afinal são vários frutos que foram colhidos e pretendemos atingir outros bairros em situação de vulnerabilidade social de Primavera do Leste”.

Para o secretário adjunto de Cultura da Secel, Jan Moura, que participou nesta semana da formatura com entrega de certificados, o projeto Satélite 3 garante oportunidades para os jovens irem mais longe.

“Esses jovens não pararão por aqui, pois satélite é este instrumento que conecta, e o sinal de vocês e o brilho dessa existência vão chegar muito longe. Saímos daqui com as certezas renovadas que a cultura é revolucionária e pode transformar um povo, e a vida de tanta gente!”

Materiais desenvolvidos no Satélite 3

O conhecimento adquirido no Conexão Satélite 3 foi exercitado e aplicado em campanhas publicitárias para incentivar o ensino superior e valorizar a história a região de moradia dos participantes.

Leia Também:  Três são presos em flagrante e pontos do tráfico são desarticulados durante operação em Campos de Júlio

Com elaboração e divulgação de diversas peças, que incluíram vídeos, outdoors, flyers e artes de redes sociais, os jovens falaram sobre o acesso à universidade e sobre o desenvolvimento dos bairros sob a ótica da própria comunidade, ajudando a reduzir o preconceito em relação à região e a fortalecer o orgulho de seus moradores.

O projeto ainda contou um site que apresenta as artes, campanhas e vídeos produzidos e matérias informativas sobre as atividades que foram elaboradas pelos próprios alunos. Na página também é possível conhecer os jovens participantes do projeto, a maioria mulheres e negros. Acesse aqui.

Confira também alguns vídeos das campanhas:  

Vídeo 1: Eu sou Primavera 3

Vídeo 2: A Cidade Satélite é a protagonista dessa história

Vídeo 3: Nós somos Primavera do Leste

Vídeo 4: Somos Satélite 3

Demais vídeos estão disponíveis no canal Conexão Satélite no YouTube. Link aqui.

Outdoor da campanha de incentivo à universidade

Alunos acompanham gravação da web série ‘Fica Perto’

Fonte: GOV MT

 

Momento +

Tenente- coronel Hadassah Beserra assume comando do maior Batalhão da PMMT

Publicados

em

 

Tenente- coronel Hadassah Susannah Beserra Souza assumiu o comando do 3º Batalhão da Polícia Militar na tarde de sexta-feira (24.09). A solenidade de passagem de comando aconteceu na sede da unidade, no bairro CPA IV, em Cuiabá. A militar  é a primeira policial mulher  a comandar o maior batalhão da PMMT.

O ato solene foi presidido pelo comandante-geral da PM, coronel Jonildo José de Assis e pelo comandante do 1º Comando Regional de Cuiabá, coronel Esnaldo Moreira. Tenente-coronel Gilcimar Mendes Côrrea, que transferiu a função de comandante para a tenente-coronel Hadassah Susannah, estava sob o comando do 3º BPM desde que o então coronel Fernando Augustinho de Oliveira Galinho foi promovido, no início deste mês.

Coronel Fernando Augustinho de Oliveira Galinho ficou à frente do 3º Batalhão por mais de três anos. Ao se despedir, o oficial destacou o empenho da tropa, da parceria da unidade com a comunidade e dos relevantes índices de produtividade do maior batalhão da PM. “Aos nossos parceiros quero agradecer por confiarem na Polícia Militar. Nossos policiais são aguerridos e compromissados com a segurança pública. Continuem empenhados nesta missão para com a nova comandante tenente-coronel Hadassah”, disse o coronel Fernando.

Leia Também:  LEI SANCIONADA: Motorista de aplicativo com veículo em nome de terceiros terá isenção de IPVA

A nova comandante do 3º Batalhão, tenente-coronel Hadassah Susannah, 38 anos, foi aluna da Escola Militar Tiradentes entre os anos de 1994 e 2000. A militar ingressou na PMMT em fevereiro de 2001. Nascida em Jauru, tenente-coronel Hadassah é formada no Curso de Oficiais da PMMT; graduada em Ciências Jurídicas- Direito pela Universidade de Cuiabá (UNIC); concluiu o curso de Operações Rotam (COR), curso de Polícia Judiciária Militar, curso de Instrutor de Tiro Policial.

Experiente, tenente-coronel Hadassah comandou a 2ª Companhia Independente da Polícia Militar do bairro Lixeira; da 6ª CIA PM Bosque da Saúde, coordenadora administrativa sistêmica do 10 º BPM, ajudante de ordem entre 2018 e 2017 da Casa Militar, Assessora Jurídica da PMMT, dentre outras funções.

O maior batalhão da PMMT, sediado no bairro CPA IV, em Cuiabá, faz parte do 1º Comando Regional e é responsável pelo policiamento ostensivo em 100 bairros e 9 comunidades rurais que somam cerca de 130 mil habitantes.  A estrutura desse batalhão é formada por 8 unidades: sede, sete companhias (Jardim Vitória, Três Barras, Pedregal, Moinho, Planalto, Planalto, Bosque da Saúde e CPA) e o Grupo de Apoio (GAP).

Leia Também:  Três são presos em flagrante e pontos do tráfico são desarticulados durante operação em Campos de Júlio

 

Fonte: GOV MT

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA