Momento +

Lucas do Rio Verde tem casos de sífilis; especialista comenta

Publicados

em

Fim de ano chegando e logo na sequência o carnaval, a empolgação e as festas tomam conta no cotidiano do mato-grossense. E quando o assunto é relação sexual, o cuidado deve ser redobrado. Os vilões das relações sexuais, as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), “fazem a festa”.

Segundo o enfermeiro Carlos Alberto, a sífilis se faz presente de norte a sul, e não seria diferente no município de Lucas do Rio Verde. De acordo com Carlos existem vários casos em Lucas, mas a população tem disponível a facilidade de diagnóstico pelos testes rápidos, onde gotas de sangue são tiradas e a partir disso é possível detectar Sífilis, Hepatite B, Hepatite C e HIV.

A sífilis é acometida por uma bactéria através da relação sexual. Nas gestantes a bactéria passa da mãe para o bebê pela placenta. A transmissão da sífilis para o bebê pode ocasionar em cegueira, deficiência mental, deficiência no crescimento e surdez.

O diagnóstico da doença é realizado através do teste rápido. O enfermeiro recomenda o uso da camisinha para se proteger, e em caso de contaminação da doença que fique tranquilo porque a sífilis é uma doença tratável. Tanto o diagnóstico quanto o tratamento, em Lucas do Rio Verde, é realizado gratuitamente nos PSF’s.

Leia Também:  Governo de MT já investiu R$ 168 milhões para fomentar cadeias produtivas da agricultura familiar

Carlos Alberto recomenda o uso dos preservativos, e orienta a utilização correta. O uso do preservativo feminino por parte da mulher e o masculino por parte do homem em uma mesma relação não é recomendado, isso porque o contato de ambos plásticos pode ocasionar irritação e furar, acendendo o risco de contaminação.

 

 

Momento +

Espaço Cidadania da ALMT mantém atendimento suspenso devido à situação epidemiológica atual

Publicados

em

Quando retomados, os atendimentos presenciais serão realizados mediante agendamento prévio

Foto: Ronaldo Mazza

Como forma preventiva no enfrentamento da situação epidemiológica atual, os atendimentos e agendamentos para serviços disponibilizados pelo Espaço Cidadania da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) seguem suspensos. Segundo a ouvidora-geral da Assembleia Legislativa, Uecileny Fernandes, a Leninha, a medida é temporária e leva em consideração o aumento da média móvel de casos da covid-19 no país e na cidade, bem como o surto de gripe ocasionado pelo vírus Influenza. “Logo que possível os atendimentos serão retomados mediante agendamento prévio”, adiantou.

A decisão, ela explica, foi tomada pensando no bem-estar e na saúde dos cidadãos e dos servidores da Casa. “O sistema de saúde tem enfrentado novamente uma superlotação, sendo assim, a suspensão dos atendimentos é necessária para ajudar conter a disseminação destas doenças”, avalia.

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso havia retomado os atendimentos ao público no Espaço Cidadania em outubro do ano passado, com restrições de acesso e cumprindo protocolos de biossegurança. O setor conta com posto da Politec, para confecção de carteiras de identidade, além da Defensoria Pública, do Procon e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT). Para todos eles o atendimento vinha sendo realizado mediante agendamento prévio. “Assim que forem retomados os atendimentos presencias essa medida ainda será mantida”, adiantou a ouvidora-geral. O uso de máscaras e o distanciamento social também deverão ser observados. “O objetivo é garantir a organização e o respeito às medidas de biossegurança necessárias para evitar a proliferação dos vírus”.

Leia Também:  Mais infraestrutura, mais qualidade de vida: Hazama assina ordens de serviços em pavimentação e abre ano com investimentos de R$ 12 milhões

O único serviço disponível é a entrega dos documentos que já estão prontos. Para isso basta comparecer com comprovante em mãos para retirada dos mesmos.

Agendamentos Espaço Cidadania – Conforme estabelece a Resolução Administrativa nº 48/2021, os atendimentos ao público externo ocorrerão das 7h às 17h. No caso da confecção de carteira de identidade e Defensoria Pública, o agendamento deve ser feito pelo telefone (65) 3313-6529, com limite de até 100 atendimentos diários. Os interessados nos serviços do Procon devem ligar para (65) 3313-6528. Para o Detran, o agendamento deve ser feito pelo site oficial do órgão, para acessar clique aqui.

Para mais informações para sobre os serviços oferecidos e documentos necessários para emissão de RG clique aqui.

Fonte: ALMT

 

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA