Momento +

Mais de 115 mil eleitores de Cuiabá estão com os títulos cancelados e não poderão votar no segundo turno marcado para domingo(29)

Publicados

em

Um total de 115,5 mil eleitores de Cuiabá estão com os títulos cancelados devido não terem realizado o cadastramento biométrico.

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso reforça que os eleitores de Capital que não cadastraram a biometria estão impedidos de votar neste segundo turno das eleições, que ocorrerá no dia 29 de novembro.

O eleitor em situação regular, mesmo não tendo comparecido ao primeiro turno, poderá votar no domingo (29). A exemplo do registrado no dia 15 de novembro, 378 mil eleitores estão aptos a votar na capital.

O cadastramento biométrico dos eleitores de Cuiabá começou a ser realizado em agosto de 2015. O diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, Mauro Diogo, destacou que todos os meios possíveis para a popular efetuar o cadastro biométrico foram ofertados.

“Fizemos atendimento por agendamento para evitar filas, tivemos situações com fila também, enfim, foram quatro anos para que o eleitor se cadastrasse biometricamente. Só após esse período é que se realizou o cancelamento”, destacou o diretor.

Leia Também:  Sem Galhardo e Moledo Inter encerra os preparativos neste sábado para enfrentar o Fortaleza as 20hs30 deste domingo no Beira-Rio

Para ele, a grande maioria dos eleitores já sabe se pode ou não votar, se está ou não em situação regular, porém, a orientação é sempre instalar o aplicativo e-Título no smartphone para ter acesso às informações e serviços importantes da Justiça Eleitoral.

“Foi uma ferramenta muito útil aos eleitores, mesmo com momentos de lentidão devido ao grande número de acessos. Neste segundo turno a quantidade de pessoas buscando informações será muito menor”.

Além do aplicativo, o eleitor pode verificar a situação eleitoral telo telefone via 0800-647-8191, ou acessar o site do TRE-MT (www.tre-mt.jus.br).

Comparecimento

A taxa de abstenção no primeiro turno foi de 22,01%, número considerado próximo ao registrado nas últimas eleições: Em 2018 a abstenção foi de 19.09%, em 2016 foi de 19.91% e em 2014 foi de 18,13%. No último domingo 15, 294.861 eleitores de Cuiabá compareceram às urnas.

Mesários

Para realizar a eleição neste segundo turno, foram convocados 4,15 mil mesários, sendo 64% deles do sexo feminino. Quanto a faixa etária, aproximadamente 63% tem entre 21 e 49 anos. A grande maioria são solteiros ou divorciados, 65,8%, sendo que 50% possui nível superior de escolaridade.

Leia Também:  Direita brasileira promete manifestação dia 1º de fevereiro em Brasilia para apoiar Artur Lira candidato à presidência da Câmara Federal

 

 

Otavio Ventureli(da redação com assessoria)

Momento +

Dados revelam que depois do Amazonas, Mato Grosso é o segundo estado do País com maior índice de contaminação pelo coronavirus

Publicados

em

A crise vivida por Manaus(FOTO) expõe a complexidade dos sistemas de saúde e dispara um sinal de alerta para Estados que registram ritmo de transmissão elevado do vírus e números da doença acelerando rapidamente nas últimas semanas, alertam especialistas.

Depois do Amazonas, o segundo estado com maior índice de infeção é Mato Grosso.

Até sábado, em 21 dos 26 Estados brasileiros e no Distrito Federal, o número efetivo de reprodução (Rt) da covid-19 estava acima de 1, sinalizando expansão da doença, de acordo com a ferramenta Covid Analytics, criada por professores da PUC-Rio.

O indicador estima quantas pessoas, em média, alguém infectado contamina. Os Estados com Rt elevado devem enfrentar ritmo de contágio mais rápido nas próximas semanas, indicam especialistas.

Com hospitais em calamidade por falta de oxigênio, o Amazonas tem o maior Rt (1,6). A ocupação dos leitos superava 90% para Unidades de Terapida Intensiva (UTIs) de covid-19 até o dia 15, último dado da Secretaria de Saúde.

Em Mato Grosso, que tem o segundo maior Rt (1,35), a taxa média de ocupação das UTIs da rede estadual estava em 70,84% ontem, muito acima dos 50,87% de 1º de janeiro. Em nove das vinte unidades com leitos de UTI, a taxa de ocupação está em 90% ou mais – em quatro hospitais, é de 100%.

Leia Também:  No duelo de xarás no Mineirão em BH Atlético Mineiro vence o Atlético de Goiânia e reduz a distância para o líder São Paulo na classificação

 

 

 

Otaviio Ventureli(com assessorias)

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA