Momento +

Nove artistas mato-grossenses participam do 14º Salão do Artesanato em Brasília

Publicados

em

Nove artesãos mato-grossenses vão participar do 14º Salão de Artesanato – Raízes Brasileiras, que ocorre de 27 a 31 de outubro, na arena de eventos do Pátio Brasil Shopping, em Brasília (DF). Eles serão acompanhados pela equipe do programa de Artesanato Mato Grosso, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT).

O grupo levará até a Capital Federal peças com referências culturais do Estado. Dentre as mais conhecidas estão móveis entalhados em madeira e artigos produzidos por comunidades indígenas.

Os artesãos do Estado vão se juntar aos cerca de 500 artesãos de todas as unidades da federação que participarão de um dos maiores eventos do setor, no País.

O estande de artesanato mato-grossense vai contar com a presença de um artista indígena. Além de artesãos de Cuiabá (1), Várzea Grande (4), São José do Rio Claro(2), Barra do Bugres(1) e Canarana (1). Entretanto, os trabalhos apresentados durante o evento são de artesãos de 12 municípios diferentes.

Neste ano, a novidade do evento é o espaço “Saber Fazer”, no qual três mestres artesãos de Mato Grosso vão produzir peças durante o horário de realização do Salão. O artista Alexandre Paes de Oliveira vai esculpir violas de cocho e as tecedeiras, Lucineide Antônia Pereira e Joilsen Pereira Oliveira, vão confeccionar, no tear, as famosas redes da comunidade de Limpo Grande.

Leia Também:  PM lamenta o falecimento do cabo da reserva remunerada Samilto Rodrigues

Esta é a primeira vez que o Salão terá rodada de negócios presencial e virtual, com lojistas nacionais e internacionais.

A edição de 2021 tem um significado importante para os artesãos brasileiros porque marca a retomada das atividades comerciais pós-pandemia. Já que esses profissionais deixaram de expor e comercializar suas peças em feiras, desde março de 2019, devido às restrições decorrentes da pandemia da covid-19.

O 14º Salão do Artesanato funcionará de quarta-feira a domingo, das 10h às 22h. A entrada é franca.

Fonte: GOV MT

 

Momento +

Primeira-dama de MT retorna à aldeia indígena Meruri para fazer entregas de Natal

Publicados

em

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, deu início às entregas de Natal nesta segunda-feira (29). O primeiro local a receber a ação foi a Aldeia Meruri, localizada no município de General Carneiro. A aldeia da etnia Boe-Bororo conta com o apoio da Missão Salesiana, coordenada na região pelo Padre Andelson.

Nessa primeira ação Natalina de 2021, foram entregues à comunidade indígena 200 cestas básicas, 150 cobertores, 150 brinquedos e 150 kits de doces para as crianças. Essa ação faz parte dos programas SER Família Solidário, Aconchego e SER Família Indígena.

“Sabemos como a agenda da primeira-dama é lotada, mas, ela tirou um tempo para estar aqui conosco trazendo os presentes. A presença dela sem dúvida é uma honra muito grande, as nossas crianças adoraram esse carinho e atenção, quando uma criança demonstra afeto geralmente é sincero, agradecemos muito esta ação”, pontou o padre.

Esta é a segunda visita da primeira-dama do Estado à aldeia Meruri. A comitiva foi recebida pela comunidade da etnia Boe-bororo com apresentações de danças típicas e mensagens de carinho. Além disso, houve a abertura e a benção do presépio da aldeia Meruri, que contou com a apresentação do coral da comunidade indígena.

“Fico encantada toda vez que venho aqui, sem dúvida é um povo abençoado por Deus. Agradeço por todo carinho e podem contar comigo e a minha equipe no que precisarem, inclusive me coloco à disposição do Padre Andelson que tem feito um lindo trabalho na região”, destacou a primeira-dama de Mato Grosso.

Fonte: GOV MT

Leia Também:  Empaer promove curso com cabaça para mulheres do campo em Alto Boa Vista
Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA