Momento +

Novo coronavírus já infectou pessoas em 68 municipios do Estado em percentuais de 50% do sexo feminino e 50% do masculino

Publicados

em

Dos 141 municípios mato-grossenses, 68, o que corresponde a 48,2% do total já registraram casos confirmados de Covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus.

Em Mato Grosso, considerando os 1.005 casos confirmados até o início da manhã desta quarta(20), 50% dos diagnosticados com a doença são do sexo feminino e 50% masculino. Além disso, 281 pacientes têm faixa-etária entre 31 a 40 anos.

Até então, o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (Ses-MT) registrava 32 óbitos em decorrência do coronavírus. As últimas duas mortes foram notificadas em Cáceres e em Alto Boa Vista. Nesta última cidade, que fica a 1.085 quilômetros de Cuiabá, foi registrada a primeira morte de um indígena no território mato-grossense. Trata-se de um bebê de 8 meses, da etnia xavante e que morava na terra indígena (TI) Marãiwatsédé.

A criança morreu dia 11 de maio, mas a confirmação laboratorial da contaminação pela Covid-19 ocorreu apenas anteontem. As informações dão conta que o óbito se deu por um conjunto de sintomas, inclusive, pela falta de ar. A criança já chegou ao Hospital Regional de Água Boa em estado crítico. Em Cáceres (230 quilômetros da capital), a vítima foi a aposentada Celina Francisca de Santana, 67 anos. Em Mato Grosso, a Covid-19 já matou 32 pessoas.

Leia Também:  É proibida a venda de túmulos no cemitério de Lucas do Rio Verde, esclarece Prefeitura

Até ontem pela manhã, Mato Grosso contabilizava 1.005 casos confirmados da Covid-19. A maioria das confirmações está em Cuiabá (309), seguida por Rondonópolis (97), Várzea Grande (85), Barra do Garças (60), Primavera do Leste (40), Tangará da Serra (35), Sinop (32), Lucas do Rio Verde (32), Sorriso (28), Rosário Oeste (26), Confresa (22), Cáceres (19), Peixoto de Azevedo (18), além 56 cidades mato-grossenses e de residentes de outras unidades da Federação (21).

Do total de notificações, 522 se encontravam em isolamento domiciliar e 363 já recuperados. Há ainda 88 pacientes hospitalizados, sendo 45 em unidade de terapia intensiva (UTI) e 43 em enfermaria. No boletim, a Ses-MT também divulga que a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe, atualmente, de 215 leitos de UTI e 688 leitos de enfermaria especificamente para pacientes com coronavírus no Estado.

Levando-se em consideração apenas os registros na capital, 143 já estão recuperados da doença e houve cinco óbitos de residentes e sete de moradores de outras localidades. Segundo a prefeitura, na rede hospitalar há 48 pacientes confirmados com Covid-19 internados, sendo 31 na UTI e 17 em enfermaria. Também estão internados 34 pacientes com suspeita da doença, sendo 12 na UTI e 22 em enfermaria. Há também 78 casos confirmados são de não residentes, mas que estão sendo atendidos no município.

Leia Também:  Profissionais da Saúde de Lucas do Rio Verde participam de reunião para tratar da vacinação contra a Covid em crianças

Vale destacara que a Fundação Nacional do Índio (Funai) informou que seriam feitos procedimentos de controle do contágio na aldeia em que o bebê indígena morava e em toda a área, que conta com aproximadamente 165 mil hectares e onde vivem quase 1,8 mil índios distribuídos em oito aldeias.

Momento +

Espaço Cidadania da ALMT mantém atendimento suspenso devido à situação epidemiológica atual

Publicados

em

Quando retomados, os atendimentos presenciais serão realizados mediante agendamento prévio

Foto: Ronaldo Mazza

Como forma preventiva no enfrentamento da situação epidemiológica atual, os atendimentos e agendamentos para serviços disponibilizados pelo Espaço Cidadania da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) seguem suspensos. Segundo a ouvidora-geral da Assembleia Legislativa, Uecileny Fernandes, a Leninha, a medida é temporária e leva em consideração o aumento da média móvel de casos da covid-19 no país e na cidade, bem como o surto de gripe ocasionado pelo vírus Influenza. “Logo que possível os atendimentos serão retomados mediante agendamento prévio”, adiantou.

A decisão, ela explica, foi tomada pensando no bem-estar e na saúde dos cidadãos e dos servidores da Casa. “O sistema de saúde tem enfrentado novamente uma superlotação, sendo assim, a suspensão dos atendimentos é necessária para ajudar conter a disseminação destas doenças”, avalia.

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso havia retomado os atendimentos ao público no Espaço Cidadania em outubro do ano passado, com restrições de acesso e cumprindo protocolos de biossegurança. O setor conta com posto da Politec, para confecção de carteiras de identidade, além da Defensoria Pública, do Procon e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT). Para todos eles o atendimento vinha sendo realizado mediante agendamento prévio. “Assim que forem retomados os atendimentos presencias essa medida ainda será mantida”, adiantou a ouvidora-geral. O uso de máscaras e o distanciamento social também deverão ser observados. “O objetivo é garantir a organização e o respeito às medidas de biossegurança necessárias para evitar a proliferação dos vírus”.

Leia Também:  Meio ambiente e incentivo à geração de empregos foram prioridades do deputado Avallone

O único serviço disponível é a entrega dos documentos que já estão prontos. Para isso basta comparecer com comprovante em mãos para retirada dos mesmos.

Agendamentos Espaço Cidadania – Conforme estabelece a Resolução Administrativa nº 48/2021, os atendimentos ao público externo ocorrerão das 7h às 17h. No caso da confecção de carteira de identidade e Defensoria Pública, o agendamento deve ser feito pelo telefone (65) 3313-6529, com limite de até 100 atendimentos diários. Os interessados nos serviços do Procon devem ligar para (65) 3313-6528. Para o Detran, o agendamento deve ser feito pelo site oficial do órgão, para acessar clique aqui.

Para mais informações para sobre os serviços oferecidos e documentos necessários para emissão de RG clique aqui.

Fonte: ALMT

 

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA