Momento +

Novos Avanços: Várzea Grande abre cadastro para crianças entre 5 e 11 anos e define locais exclusivos para vacinação

Publicados

em

Com 1.840 doses recebidas da Secretaria de Estado de Saúde, Várzea Grande abre nesta segunda-feira o cadastro para crianças de 5 a 11 anos e quer imediatamente iniciar a aplicação das doses seguindo determinação do PNI – Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde que definiu como prioritários os portadores de comorbidades ou deficiências; indígenas e quilombolas.
O prefeito em exercício, José Hazama e o Secretário de Saúde, Gonçalo Barros em reunião conjunta com o Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (COVID 19) e seguindo determinação das autoridades médicas e científicas, separou três pontos exclusivos para a aplicação das doses das crianças que deve ser em local separado das demais pessoas a serem vacinadas.
“A ordem do prefeito Kalil Baracat é de atenção total a saúde, sem, contudo, deixar de lado outras prioridades também importantes para a população como um todo, por isso temos atuado com zelo na vacinação das pessoas para que as mesmas se tornem imunes e possam retomar suas vidas dentro desta nova normalidade”, explicou o prefeito em exercício José Hazama.
Os locais de vacinação escolhidos são:
• Clínicas Médicas do Centro Universitário Várzea Grande – UNIVAG no Grande Cristo Rei;
• Escola Estadual Adalgisa de Barros no Centro da Cidade;
• Escola Estadual Jayme Veríssimo de Campos Jr (Grande Mapim/Imperial).

Fora isto Várzea Grande vai colocar em prática uma migração de bancos de dados das Escolas Pública para facilitar a inscrição das crianças, ou seja, aqueles alunos que se encontram regularmente matriculados em unidades de ensino público terão seus dados transportados para o Banco de Dados da Secretaria Municipal de Saúde para agilizar e acelerar o processo de inscrição e posterior vacinação na medida em que forem chegando as vacinas.
“Quando da liberação da vacina para os profissionais da Educação, nós migramos os dados das unidades públicas e particulares para conseguir atender com mais celeridade e eficiências”, disse o secretário de Saúde, Gonçalo Barros lembrando que o secretário de Educação de Várzea Grande, Silvio Fidélis, que é o presidente do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus – COVID 19, tem se dedicado para atender as demandas e ajudar a Saúde nesta missão de vacinar o maior número de pessoas.
Ainda hoje o cadastro estará disponível na página oficial do site da Prefeitura de Várzea Grande, pelo endereço www.varzeagrande.mt.gov.br na aba IMUNIZAÇÃO VÁRZEA GRANDE, apresentar documentos pessoais como Certidão de Nascimento, CPF e RG se tiver ou dos pais, mas principalmente o Cartão do SUS e comprovante de endereço.
Para receber a dose, a criança deve estar acompanhada dos pais ou responsável, que precisa apresentar documento pessoal ou enviar autorização assinada.
“Estrategicamente escolhemos estes três pontos, que são importantes, locais, de fácil acesso, amplos, arejados, e que vão dar segurança, conforto e agilidade aos trabalhos de vacinação. Não queremos provocar aglomerações ou congestionamento nos pontos de vacinação, pela própria segurança deles e da família, vez que atravessamos a quarta onda da Pandemia da COVID 19 e de Síndromes Gripais. Tudo foi discutido com o prefeito em exercício José Hazama e comunicado ao Comitê de Enfrentamento a COVID 19”, explicou o secretário, Gonçalo de Barros
O titular da pasta de Saúde de Várzea Grande fez um alerta que faz parte do protocolo clínico para as crianças que testaram positivo para COVID devendo aguardar 30 dias a partir dos primeiros sintomas para se vacinar após realizar os exames necessários. Já aquelas com sintomas gripais (que testaram negativo para COVID) devem aguardar melhora e não podem apresentar quadro febril. Aquelas que receberam algum tipo de imunizante em prazo inferior a 15 dias também não podem tomar a vacina. “Este alerta é muito importante e faz parte das orientações do Ministério da Saúde, para melhor segurança da saúde da criança”, explicou.

Leia Também:  Caso de Polícia: Participantes do Concurso Público da Polícia Civil MT suspenso pela Justiça denunciam maus tratos em teste de aptidão física

Vacinação de 12 anos acima
Para estas faixas etárias a vacinação contra a C OVID 19 ocorre normalmente, nesta semana, de 17 a 22 de janeiro;
De segunda a sexta-feira, no Ginásio Poliesportivo Fiotão, com mudança de horário, das 8h às 17h. E sexta, haverá das 8 às 22h, a edição do ‘Sextou Vacina VG’.
No sábado, dia 22 de janeiro, em sistema drive thru no Parque Berneck e funcionará das 8h às 16h.
Locais de Vacinação na Unidades Básicas de Saúde: Alerta para alteração
A vacinação será realizada nos seguintes locais em horário de expediente, entre 8h às 11h e das 13h às 16h, com mudança para 13 Unidades disponíveis.
São elas:
• Centro Saúde Nossa Senhora da Guia;
• UBS Cabo Michel;
• Policlínica Atenção Primária Cristo Rei;
• ESF Jardim Manaíra;
• UBS Ouro Verde;
• Clínica de Atenção Primária 24 de Dezembro;
• Policlínica Atenção Primária Parque do Lago;
• PSF Capão;
• Centro de Saúde Cohab Cristo Rei;
• Policlínica Marajoara;
• UBS Aurília Curvo;
• UBS São Mateus
• UBS do Água Vermelha.

Leia Também:  Bagaceira: Petrobrás abusa da paciência do povo e dos caminhoneiros brasileiros e ameaça cortar fornecimento de diesel no País

As Clínicas de Atenção Primária do Jardim Glória e a do Santa Isabel, ficam exclusivas para diagnóstico e tratamento das Síndromes Gripais.
“Esta reorganização foi necessária, porque reabrimos a UPA do IPASE 24h, como referência aos casos e sintomas da COVID 19, com tendas, triagem, atendimento médico, exames clínico e de imagem e dispensação de medicamentos, e se necessário internação. Ficando a UPA do Cristo Rei para atender as demais ocorrências em Saúde. E as duas Unidades de Saúde do Jardim Glória e Santa Isabel, para atendimento aos casos de Síndrome Gripal, deixando de aplicar a vacina, para atender com exclusividade as ocorrências das gripes. Toda esta logística foi readequada para melhor atender a nossa população, vez que as ocorrências e registros da COVID 19 aumentaram muito a ponto de cada 10 testes realizados em média 6 a 7 darem positivo. Temos que enfrentar esta nova onda e atender bem a população na Rede SUS do município e evitar mortes”, alertou o secretário para que a população fique atenta às mudanças.” Vacine suas crianças, a vacina protege e evita morte”

Momento +

Empaer promove encontro do turismo rural durante a Fit Pantanal 2022

Publicados

em

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) é uma das parceiras na realização da Fit Pantanal 2022, promovida pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT). O evento vai ocorrer no dia 06 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, e a Empaer será a responsável pelo Encontro de Turismo Rural em Áreas Naturais na Bacia do Pantanal.

Na programação do encontro, que tem como público-alvo técnicos, agricultores, empreendedores e acadêmicos, serão apresentados três painéis, sendo o primeiro sobre Políticas Públicas no Turismo Rural, com a presença da secretária de Estado de Agricultura Familiar, Teté Bezerra, do presidente da Empaer, Renaldo Loffi, e do superintendente federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José de Assis Guaresqui.

No segundo painel o tema será a Formatação, Estruturação e Qualificação de Produtos no Turismo Rural, com a presença do turismolo da Empaer, Robson Júnior Hartmann, da turismologa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), Luciana Viegas, sob a coordenação do técnico da Empaer e especialista em turismo rural, Geraldo Donizeti Lucio.

Leia Também:  Arrogante: Sem condições médico descontrolado emocionalmente do Pronto Socorro de Várzea Grande MT agride e ameaça jornalistas

No terceiro, será a palestra da Marina Marchezini da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), com o tema Princípios para Boas Práticas em Turismo de Natureza: Segurança e Sustentabilidade.

O técnico Geraldo Donizeti Lucio, que coordena a realização do encontro, destaca que a iniciativa visa fomentar a cadeia do turismo rural e servirá de norte para os técnicos da Empaer que prestam assistência técnica no segmento.

“Vamos mostrar que é possível gerar renda em uma propriedade rural associada ao turismo. Dividimos as atividades,  equipamentos,  restaurantes, meios de hospedagens as belezas naturais versus serviço que são os guiamentos nas trilhas, a criação, lavoura, fábrica de queijo, os doces produzidos, entre outros. O importante que ambos estejam em harmonia para se tornar um produto e uma rota turística”, ressalta.

Ao final do encontro será aberto a discussões e debates. Interessados podem fazer a pré-inscrição via link ou pelo QR code no convite.

Serviço

Evento: Encontro de Turismo Rural em Áreas Naturais na Bacia do Pantanal

Leia Também:  Caso de Polícia: Participantes do Concurso Público da Polícia Civil MT suspenso pela Justiça denunciam maus tratos em teste de aptidão física

Data: 06 de junho, das 14h às 17h

Local: Centro de Eventos do Pantanal

Inscrição: Via QR Code no convite

Fonte: GOV MT

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA