Momento +

Presidente Bolsonaro revoga Decreto de uma possível privatização do SUS que estaria na mira de programa de privatização do Governo

Publicados

em

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) revogou o decreto que colocava UBS (unidades básicas de saúde) no escopo de interesse do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) após repercussão negativa gerada pela edição da norma.

O anúncio da revogação foi feito por Bolsonaro em uma rede social. Ele publicou uma mensagem intitulada “o SUS e sua falsa privatização”.

“Temos atualmente mais de 4.000 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 168 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) inacabadas. Faltam recursos financeiros para conclusão das obras, aquisição de equipamentos e contratação de pessoal. O espírito do decreto 10.530, já revogado, visava o término dessas obras, bem como permitir aos usuários buscar a rede privada com despesas pagas pela União”, escreveu o presidente.

Publicado na terça-feira (27), o decreto colocava a atenção primária —porta de entrada do SUS— na mira do programa de concessões e privatizações do governo. Especialistas e entidades de saúde criticaram a medida e disseram temer a privatização da área, um pilar do sistema.

O decreto de terça(26) era assinado por Bolsonaro e pelo ministro Paulo Guedes (Economia). Ele previa que fossem feitos estudos “de parcerias com a iniciativa privada para a construção, a modernização e a operação de unidades básicas de saúde”.

Leia Também:  Juízes do TRE MT votam pela cassação do Deputado Estadual Carlos Avalone acusado de compra de votos e caixa dois na campanha de 2018

Não havia estimativa de quantas das 44 mil unidades poderiam ser incluídas nessas parcerias. As reações ao decreto fizeram com que o Palácio do Planalto desencadeasse uma operação de redução de danos nesta quarta. A Secretaria-Geral da Presidência da República divulgou um texto para tentar contornar as críticas.

Na nota, o órgão afirmou que “a medida não representa qualquer decisão prévia, pois os estudos técnicos podem oferecer opções variadas de tratamento da questão, que futuramente serão analisados pelo governo federal”.​

 

 

Otavio Ventureli(da redação de Brasilia)

Momento +

Depois de golear o Vasco no último fim de semana o Ceará vai à Fonte Nova em Salvador neste sábado enfrentar o “Baêa”

Publicados

em

Depois de se recuperar no Campeonato Brasileiro com uma goleada sobre o Vasco, no último final de semana, o Ceará volta a campo neste sábado(05), às 19h, quando visita o Bahia, no Estádio da Fonte Nova, em jogo válido pela 24ª rodada da competição.

Na 11ª colocação, com 29 pontos, o Vozão tenta embalar a segunda vitória consecutiva e ganhar duas posições, ultrapassando Corinthians e Fortaleza, que já duelaram na rodada e ficaram no empate.

Para a além da consistência apresentada no duelo contra o Vasco, Guto Ferreira tem a seu favor o histórico do Ceará contra o Bahia em 2020. Neste ano, o Vozão enfrentou o Tricolor Baiano em quatro oportunidades, vencendo três e empatando apenas uma.

Do outro lado, para reverter o retrospecto negativo contra a equipe cearense na atual temporada, o Bahia não deve ter vida fácil. O time tem diversas ausências e vai precisar superá-las para buscar um resultado positivo no Castelão.

Matheus Claus, Juninho Capixaba, Zeca e Ronaldo estão afastados já que contraíram covid-19. O mesmo acontece com o técnico Mano Menezes e os auxiliares James Freitas e Sidnei Lobo. Com isso, o Tricolor Baiano será comandado pelo auxiliar Cláudio Prates, que também não terá o atacante Clayson, punido pelo STJD. Élber, Matheus Bahia e Anderson Martins, que saíram de campo lesionados, na partida contra o Unión Santa Fe, pela Sul-Americana, pintam como dúvidas.

Leia Também:  Depois de golear o Vasco no último fim de semana o Ceará vai à Fonte Nova em Salvador neste sábado enfrentar o "Baêa"

O Bahia é o 13º colocado no Campeonato Brasileiro com 28 pontos. Uma vitória também pode fazer com que a equipe suba na tabela, chegando ao 9º lugar.

 

 

Otavio Ventureli(da redação com gazetaesportiva)

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA