Momento +

PRF aprende dois mil kg de agrotóxicos ilegais

Publicados

em

Na manhã de ontem (29), uma equipe da Polícia Rodoviária Federal realizava fiscalização na BR 364, município de Santo Antônio do Leverger, quando abordou um caminhão que circulava pela região.

O veículo estava carregado com várias caixas que apresentavam na embalagem rótulos descritos como fertilizantes. Porém, após uma análise mais aprofundada verificou-se que o produto no interior dos sacos apresentava características divergentes dos fertilizantes, os quais tem outra consistência, indicando que o produto transportado se tratava na verdade de Benzoato, um agrotóxico, que na maioria das vezes tem como origem o Paraguai.

Além disso, as embalagens transportadas não possuíam as especificações técnicas exigidas na legislação vigente, bem como o número de registro do produto junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o número de registro do Ministério da Agricultura e Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Indagado sobre a situação, o condutor do veículo afirmou desconhecer sobre a ilicitude dos produtos e que apenas é contratado como motorista para entregar na região do Mato Grosso.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá homenageia presidentes de bairro com galeria de fotos

Os produtos estavam em 200 caixas, ao total foram apreendidos dois mil kg de agrotóxicos.

Diante dos fatos, o homem foi detido, a princípio, pelos crimes de transporte de produto ou substância agrotóxica e contrabando, sendo encaminhado junto aos produtos à Delegacia da Polícia Federal de Cuiabá para as providências que o caso requer.

Fonte: PRF MT

Momento +

Palestras apresentam benefícios do aleitamento materno e cuid…

Publicados

em

Ampliando as ações da campanha “Agosto Dourado” mês dedicado à promoção e discussão dos benefícios da amamentação, teve início nesta quarta-feira, dia 10, a série de palestras para gestantes e lactantes, no Centro de Eventos Ari José Riedi, no Auditório Magessi, das 13h30 às 16 horas.

No dia 11 de agosto (quinta-feira), das 15 às 16 horas, a conversa é no CRAS São José; no dia 12 (sexta-feira), pela manhã das 9 às 11 horas a oficina e no CRAS São Domingos e à tarde das 15 às 16 horas o encontro é no CRAS São Domingos/Praça CEU. E, para encerrar no dia 13 (sábado), também das 15 às 16 horas, o evento será no Parque Ecológico Claudino Frâncio.

Para desenvolver ações de incentivo à amamentação no município, uma grande equipe da Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas), formada pela Comissão de Integração de Ensino e Serviço (CIES) e profissionais das Unidades Básicas de Saúde; uniu esforços à estudantes universitários. A equipe multidisciplinar é formada por nutricionista, fisioterapeuta, odontólogos, enfermeiras, educador físico, psicóloga, médico e fonoaudióloga.

Leia Também:  Cuiabá amanhece nesta quarta com temperatura em torno de 14º C com previsão de muito frio no fim de semana

A auxiliar de enfermagem, Nilci Marli Rhoden Wolff, está na terceira gestação, mesmo com toda essa experiência declara que as palestras são de suma importância. “Sempre tem algo novo para aprender tanto para nós como para repassar às futuras mamães, quando o assunto é cuidados; quer seja com a gestação, ou com o recém-nascido. Além de aprender a lidar com o bebê e tudo que envolve esse universo, outro tema tratado são as mudanças do corpo e como enfrentar essa nova realidade”, observa.

A coordenadora do programa de Atenção Primária, Melissa Siqueira do Carmo Vilela, explica que para o desenvolvimento de um bebê saudável o pré-natal é fundamental. Essa oficina, conforme a coordenadora, foi criada visando levar conhecimento às gestantes e oportunizar aos profissionais de saúde a orienta-las. “Estamos no mês alusivo ao aleitamento materno, o Agosto Dourado, quando se desenvolvem ações de incentivo à amamentação, aproveitamos essas atividades e incorporamos conteúdos voltados à maternidade e ao bebê; tais como a importância do pré-natal, dos exames, as intercorrências durante a gestação, a importância da vacinação, do acompanhamento odontológico e orientações após o nascimento do bebê. Essa oficina foi criada para levar orientação às gestantes”, reforça.

Leia Também:  Senador WF demonstra descontentamento com a inclusão do PSB no arco de alianças do Governador Mauro Mendes

O clínico geral e especialista em Medicina de Família, lotado no PSF São José, Jean Roberto Ordakowski, disse que toda orientação repassada nas palestras são de grande valia para as gestantes, principalmente para se sentirem seguras nesse período. “A gravidez é algo muito esperado pelas mulheres, mas também gera muitas dúvidas e mudanças no corpo. O objetivo desse trabalho, conjunto, é passar às gestantes segurança, desde as consultas, exames, atendimento de enfermagem, odontólogos e técnicos para avalizar que durante os 9 meses fique tudo bem, tanto com a gestante como com o bebê. Hoje estamos repassando essa segurança para uma gravidez tranquila e um parto maravilhoso”, destaca.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI