Momento +

Secretaria estadual de agricultura familiar realiza capacitação sobre cadeia do leite em Sinop

Publicados

em


A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), realiza a partir desta terça-feira (08.10), na sede da Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop, a edição anual da Capacitação dos Técnicos ligados à Cadeia Produtiva do Leite em Mato Grosso. As atividades seguirão até a próxima quinta-feira (10) e envolverão a participação de técnicos, profissionais da cadeia produtiva, e secretários de agricultura dos municípios.

Os participantes terão o papel de multiplicadores no processo de expansão conduzido pelo Programa MT Produtivo – Leite. A meta é trabalhar para a implantação de 30 Unidades de Referência Tecnológica – URT, que terão o papel de aproximar a assistência técnica do produtor. Aliada ao melhoramento genético do gado leiteiro e a renovação das pastagens, as unidades também cumprirão o papel de vitrine tecnológica para o estímulo de outros produtores.

“A distribuição de sêmens e embriões de alta tecnologia e produtividade são algumas das apostas do Estado para o incentivo à cadeia do leite. Hoje, a média de produção do gado em Mato Grosso gira entorno de 3,28 litros de leite dia. Com o melhoramento genético e o manejo adequado das pastagens, o produtor poderá facilmente ultrapassar a marca dos 10 litros. A indústria láctea está agonizando no interior do Estado com a escassez de matéria prima; agora, se a indústria está agonizando, imagina o produtor?”, falou Silvano Amaral, secretário de Estado de Agricultura Familiar (Seaf).

Leia Também:  Conmebol entidade máxima do futebol sul americano esbanja dinheiro e vaidade com hotel cinco estrelas conhecido por "Vaticano do Futebol"

Neste módulo serão abordados temas ligados à manipulação de dietas para o rebanho leiteiro, técnicas de reprodução assistida envolvendo a transferência genética de sêmens e embriões, e doenças relacionadas à reprodução. A capacitação é uma realização da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Embrapa Agrossilvipastoril, Senar, Superintendência Federal de Agricultura do Mapa, entre outros parceiros.

O curso começa nesta terça-feira(08)  e termina nesta quinta(10), na sede da Embrapa, em Sinop.

Propaganda

Momento +

Galera feliz: Em sua primeira partida pela Série D do Brasileirão no Estádio Valdir Doilho neste domingo Nova Mutum vence o Jaraguá GO

Publicados

em

Em sua primeira partida pela Série D dentro do Estádio Valdir Doilho Wons, o Nova Mutum saiu vitorioso.

Na tarde deste domingo (13), o Azulão enfrentou o Jaraguá-GO pela segunda rodada do campeonato e venceu por 2 a 0, com gols de Hugo e Felipe Augusto.

Superior nos dois tempos, o Nova Mutum quase abriu o placar aos 15 minutos, em cobrança de falta de Gustavo Nogy, que acertou o travessão. Mas foi Hugo, de cabeça, aos 29, quem inaugurou o marcador. O gol do 1 a 0 foi também o primeiro do clube dentro do Valdir Doilho Wons por uma competição nacional.

Aos 38 minutos, Abner fez excelente jogada. O estreante driblou um marcador, também deixou o goleiro para trás e cruzou. Felipe Augusto fez 2 a 0 de cabeça.

Com o resultado, o Nova Mutum chegou aos três pontos no Grupo 5 da Série D. No próximo sábado, a equipe encara o Brasiliense fora de casa.

 

 

Otavio Venturei(da redação esportes com agitos)

Leia Também:  Palmeiras e Corinthians não fizeram clássico a altura de suas camisas e empataram neste sábado pela terceira rodada do Brasileirão Série A
Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA