Momento +

Secretaria estadual de agricultura familiar realiza capacitação sobre cadeia do leite em Sinop

Publicados

em


A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), realiza a partir desta terça-feira (08.10), na sede da Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop, a edição anual da Capacitação dos Técnicos ligados à Cadeia Produtiva do Leite em Mato Grosso. As atividades seguirão até a próxima quinta-feira (10) e envolverão a participação de técnicos, profissionais da cadeia produtiva, e secretários de agricultura dos municípios.

Os participantes terão o papel de multiplicadores no processo de expansão conduzido pelo Programa MT Produtivo – Leite. A meta é trabalhar para a implantação de 30 Unidades de Referência Tecnológica – URT, que terão o papel de aproximar a assistência técnica do produtor. Aliada ao melhoramento genético do gado leiteiro e a renovação das pastagens, as unidades também cumprirão o papel de vitrine tecnológica para o estímulo de outros produtores.

“A distribuição de sêmens e embriões de alta tecnologia e produtividade são algumas das apostas do Estado para o incentivo à cadeia do leite. Hoje, a média de produção do gado em Mato Grosso gira entorno de 3,28 litros de leite dia. Com o melhoramento genético e o manejo adequado das pastagens, o produtor poderá facilmente ultrapassar a marca dos 10 litros. A indústria láctea está agonizando no interior do Estado com a escassez de matéria prima; agora, se a indústria está agonizando, imagina o produtor?”, falou Silvano Amaral, secretário de Estado de Agricultura Familiar (Seaf).

Leia Também:  Protocolo: Palmeiras pede a sua torcida que evite aglomerações no decorrer do jogo diante do Grêmio pela decisão da Copa do Brasil

Neste módulo serão abordados temas ligados à manipulação de dietas para o rebanho leiteiro, técnicas de reprodução assistida envolvendo a transferência genética de sêmens e embriões, e doenças relacionadas à reprodução. A capacitação é uma realização da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Embrapa Agrossilvipastoril, Senar, Superintendência Federal de Agricultura do Mapa, entre outros parceiros.

O curso começa nesta terça-feira(08)  e termina nesta quinta(10), na sede da Embrapa, em Sinop.

Propaganda

Momento +

Tentando reabilitação do empate da estréia no cariocão Botafogo de Chamusca enfrenta o Resende as 20hs15 deste domingo no Engenhão

Publicados

em

O Botafogo estreiou com empate diante do Boa Vista(foto) no campeonato carioca.  Neste domingo, às 20h15 (de Brasília), os alvinegros recebem o Resende, no Nilton Santos, pela segunda rodada.

Os donos da casa tiveram seu jogo antecipado por conta da estreia na Copa do Brasil. O técnico Marcelo Chamusca terá a chance de trabalhar mais uma vez com o elenco no Estadual.

Para esta partida, o Botafogo terá novidades. O goleiro Douglas Borges, o lateral direito Jonathan e o volante Pedro Castro foram regularizados e devem ser opções no banco de reservas.

Marcelo Chamusca lamentou não poder ter uma pré-temporada com o elenco.

“Não se tem nenhum tempo para de fato a gente poder preparar e introduzir o modelo de jogo, uma ideia de jogo, e incorporar os atletas contratados. A intenção é que a gente possa pontuar em todos os setores e vai ter que fazer essa reformulação durante a competição. É a única opção que temos”, disse.

Do outro lado, o Resende começou bem o Estadual. A equipe venceu o Fluminense na estreia, no Maracanã. Agora, os visitantes buscam surpreender mais um grande carioca para ficar em boa situação na Taça Guanabara visando as semifinais.

Leia Também:  Desobediência: Ministério Público MT determina que Prefeito de Nova Mutum MT revogue Decreto municipal que flexibiliza medidas contra Covid

 

 

Otavio Ventureli(da redação)

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA