Momento +

Servidores do Lacen são homenageados pelos serviços prestados durante a pandemia da Covid-19

Publicados

em

Os servidores do Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT), unidade gerida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), receberam uma Moção de Aplausos da Assembleia Legislativa pelos serviços prestados no enfrentamento da pandemia pela Covid-19.

A homenagem ocorreu nesta quinta-feira (26.05), na nova sede do Laboratório, localizada no bairro Jardim das Américas, em Cuiabá.

Foram homenageados biólogos, nutricionistas, biomédicos, farmacêuticos, enfermeiros, técnico de laboratório, entre outros. 

“Esses servidores trabalharam intensamente durante os períodos mais críticos da pandemia. Devido a esse período que houve grande necessidade de testes, muitas vezes, nossa equipe precisou estender a jornada de trabalho para atender a população”, pontua o secretário Adjunto de Vigilância em Saúde, Juliano Melo.

O reconhecimento pelo relevante trabalho em prol da saúde pública no combate à pandemia da Covid-19 em Mato Grosso foi requerido pela deputada estadual Janaina Riva. 

“Quando todo mundo ficou em casa, esses profissionais continuaram trabalhando e fizeram o possível para salvar o maior número de vidas. Então, hoje nós viemos fazer uma justa homenagem. Quero que saibam que não é um reconhecimento só meu, mas dos 24 deputados que votaram pela aprovação. Muitos deles destacaram o trabalho do Lacen e do ótimo atendimento às pessoas”, disse a parlamentar.

Leia Também:  CNHs vencidas entre Janeiro e junho do ano passado têm até 31 de julho para renovar o documento em MT

Para a diretora do Lacen, Elaine Cristina de Oliveira, o ato representa um reconhecimento merecido, devido a dedicação e comprometimento que os servidores tiveram na realização das atividades durante a pandemia.

O Lacen atende aos municípios do Estado via Sistema Único de Saúde (SUS), com oferta de analises de sorologia, virologia, bacteriologia, micobacteriologia, água, alimentos, entre outros.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, o Lacen já realizou mais de 500 mil testes. Durante esse período, o laboratório passou de cerca de 60 análises de exames laboratoriais por mês para mais de 5 mil exames por dia, com laudo e parecer técnico dos resultados para a unidade de Vigilância em Saúde.

Lacen

O Laboratório Central de Saúde Pública atende com prioridade as áreas de Vigilância em Saúde e realiza análises para diagnóstico dos agravos de notificação compulsória como Dengue, Hepatites, Febre amarela, Leptospirose, Hantavírus, Leishmaniose visceral canina e humana, HIV, entre outros.

Em novembro de 2021, o Lacen celebrou 46 anos de serviços ofertados aos 141 municípios de Mato Grosso. Recentemente, a unidade especializada também se tornou, ao lado de outros laboratórios públicos do Brasil, referência no sequenciamento genético para identificação de variantes do coronavírus. Antes, as amostras de Mato Grosso eram encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz realizar o sequenciamento genético.

Leia Também:  Namorada de agente prisional morto a tiros pelo vereador cuiabano Marcos Paccola desmente versão de legítima defesa

Uma sede definitiva para o Lacen está sendo construída em anexo ao Hospital Central, no Centro Político Administrativo. A obra conta com um investimento aproximado de R$ 11,8 milhões e deverá ser concluída em 2023. O local contará com uma estrutura de cerca de 2.500 m².

Fonte: GOV MT

Momento +

Grupos de pais, crianças e adolescentes participam dinâmicas que tratam dos problemas sociais

Publicados

em

A ação faz parte do programa de atendimento às famílias em estado de vulnerabilidade social e integra os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Município.

Por Kátia Passos
Da Secom-VG
Com o intuito de promover o debate sobre caminhos e soluções para a construção de uma sociedade melhor, mais justa e humana, técnicas de referência e orientadoras da Secretaria Municipal de Assistência Social de Várzea Grande trabalharam, neste mês de junho, rodas de conversa e dinâmicas sobre a preservação do meio ambiente, o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, além do trabalho infantil. A ação é voltada aos grupos de pais, crianças e adolescentes que integram os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

O trabalho visa envolver os pais, que participam de palestras e rodas de conversa. Já as crianças, que também participam dos diálogos, se envolvem nas dinâmicas como pinturas e brincadeiras, destacando os temas de forma singular e de fácil entendimento, valendo-se de linguagem acessível à cada faixa etária. “O objetivo deste trabalho é chamar a atenção da população para as questões que afetam toda sociedade, promovendo a conscientização sobre tais problemas”, pontuou a secretária Municipal de Assistência Social, Ana Cristina Vieira.

Leia Também:  Grupos de pais, crianças e adolescentes participam dinâmicas que tratam dos problemas sociais

De acordo com a gestora, os temas estão vinculados diretamente às datas alusivas ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no último dia 18 de maio; Meio Ambiente, comemorado no dia 05 de junho; e do Combate ao Trabalho Infantil, dia 12 deste mês. Ana Cristina explica que cada Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) tem a liberdade de tratar de um tema específico e, a partir daí, elaborar seu cronograma de atuação e a sua dinâmica, incluindo palestras, rodas de diálogo, plantio de árvores, jogos e brincadeiras.

No CRAS da unidade São Mateus, por exemplo, as orientadoras realizaram rodas de conversa e diversas dinâmicas no sentido de alertar às crianças sobre a necessidade de estarem atentas sobre qualquer situação que envolva toques em partes do seu corpo. Já na unidade do bairro Jardim Glória, as orientadoras, além da acolhida e roda de conversa, aplicaram atividades como caça-palavras, pintura da flor símbolo do programa ‘FAÇA BONITO’, de combate ao abuso de exploração sexual de menores de idade. Além disso, estão promovendo uma dinâmica do “diga sim” para palavras como: respeito, direito, proteção, liberdade e confiança.

Leia Também:  Série A: De virada Cuiabá vence o Avaí na Ressacada em Floripa e acaba com o seu jejum de vitórias no Brasileirão

“O Município tem um Rede de Proteção atuante nas questões que envolvem a violência contra a mulher, idoso e a criança. As ações desenvolvidas pelo Conselho Tutelar, aliado aos trabalhos promovidos nos bairros por meio dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, além da atuação das escolas com dinâmicas e palestras sobre temas importantes, fazem da nossa Rede uma teia de resistência às mazelas que assolam nossa sociedade”, apontou a primeira-dama, Kika Dorilêo Baracat, ao concluir que diante de tantos problemas sociais existentes no Brasil, só a união de esforços é capaz de romper esses estigmas.

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI